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quarta-feira, 18 de março de 2015

Pesquisa global revela que mais da metade dos pacientes diabéticos não seguem as recomendações médicas




Médicos entrevistados acreditam que o sucesso do tratamento se deve 50% à medicação e 50% à mudança no estilo de vida do paciente¹
A pesquisa IntroDia™, desenvolvida pela Federação Internacional de Diabetes e com apoio da Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, revelou que os médicos entrevistados acreditam que mais da metade dos seus pacientes com diabetes tipo 2 não seguem suas recomendações e que isso ocorre, segundo eles,  por falta de disciplina, pouca força de vontade, e por não estarem suficientemente preocupados, ou assustados sobre as complicações da doença a longo prazo.
De acordo com a pesquisa IntroDia™ - realizada em 26 países incluindo o Brasil, e que ouviu mais de 10.000 pessoas com diabetes tipo 2 e cerca de 6.700 médicos que tratam pacientes com a doença -, há um amplo consenso de que o sucesso do tratamento é impulsionado pelo equilíbrio do esforço dos pacientes e da eficácia de medicamentos. Segundo os médicos que responderam à pesquisa, alcançar e manter o controle glicêmico no início do diabetes tipo 2 seguramente pode levar a melhores resultados no combate à doença, e que o sucesso do tratamento se deve 50% à medicação e 50% à mudança no estilo de vida do paciente.
No Brasil, de acordo com a pesquisa, os médicos acreditam que 94% da aceitação dos pacientes sobre o diabetes tipo 2 e, posteriormente, à adesão ao tratamento, dependem do fornecimento de informações adequadas no momento do diagnóstico.
O estudo revela ainda que 88% dos médicos concordaram que a conversa sobre o diagnóstico tem impacto sobre a aceitação dos pacientes quanto a doença e a adesão aos seus medicamentos mais tarde. No entanto, cerca de 92% dos médicos gostariam de ter ferramentas para ajudar os pacientes a manter a mudança de comportamento durante todo o tratamento, já que a pesquisa aponta que, para eles, os maiores desafios e frustrações estão relacionados a ajudar pacientes a mudarem seus hábitos.
A pesquisa IntroDia™ (a maior até agora que analisou as primeiras conversas entre pacientes diabéticos e médicos) teve como objetivo investigar a comunicação inicial entre médicos e pacientes com diabetes tipo 2 e sua potencial associação com o bem-estar, qualidade de vida de quem tem a doença e dos resultados de auto relato. Além disso, a pesquisa focou na avaliação das necessidades e realidades dos médicos que tratam o diabetes tipo 2.
Sobre IntroDia™
IntroDia ™ é a maior pesquisa mundial sobre diabetes tipo 2 já realizada,
com foco nas primeiras conversas entre médicos e pacientes sobre a doença, fornecendo importantes informações sobre como eles interagem nesses dois momentos importantes da jornada de tratamento – o diagnóstico e quando uma outra medicação oral pode ser necessária para manter níveis de glicose no sangue.
A pesquisa, desenvolvida pela Federação Internacional de Diabetes e com apoio da aliança entre Boehringer Ingelheim e Eli Lilly, foi realizada nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Holanda, Índia, Indonésia, Israel, Japão, México, Noruega, Reino Unido e Rússia.
O estudo, que teve início em 2013 e ouviu mais de 10.000 pessoas com diabetes tipo 2 e cerca de 6.700 médicos que tratam pacientes com a doença, irá guiar a aliança entre Boehringer Ingelheim e Eli Lilly a desenvolver soluções para auxiliar os médicos nos cuidados primários aos pacientes, além de contribuir para que pessoas que vivem com diabetes tipo 2  permaneçam informadas, motivadas e confiantes em seus esforços para conduzir ativamente a situação.

A Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly
Em janeiro de 2011, a Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly anunciaram uma aliança com foco em três compostos para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, que representam as principais classes desses fármacos. Esta aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo. Ao juntar forças, as empresas demonstram um compromisso com os pacientes com diabetes e suas necessidades. Saiba mais sobre esta aliança em www.boehringer-ingelheim.com ou www.lilly.com.

Referências
1 - Polonsky W, et al. American Diabetes Association 74th Scientific Sessions, San Francisco, CA, USA, June 13–17, 2014 Poster 62-LB

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