Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

Chocolate deve ser consumido sem exagero pelas crianças




Nutricionista do Colégio Itatiaia dá algumas orientações de como controlar a ingestão de chocolate para que a Páscoa seja curtida com as crianças de maneira saudável
Eles são quase que irresistíveis, mas é preciso estabelecer limites para o consumo de chocolate. A nutricionista do Colégio Itatiaia, Marcela Shimamoto, dá algumas dicas e orientações de como controlar a ingestão deste alimento sem exagero pelas crianças, principalmente na Páscoa, época em que fica ainda mais difícil de resistir.
Estimulante para a liberação da serotonina no organismo, o chocolate além de regular o humor, melhora a função neural e o desempenho cerebral, mas se consumido em grande quantidade, pode causar problemas digestivos, gastrointestinais, cardiovasculares e contribuir para o aumento de peso, por conter alto valor calórico, de açúcar simples e gordura saturada. Além disso, o açúcar contido nele serve como uma espécie de combustível das células cerebrais, o que aumenta ainda mais a vontade de comer. A satisfação que o chocolate proporciona é causada também pelo aumento na liberação de feniletilamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
Mesmo os brancos e os ao leite, são altamente calóricos, devido a grande proporção de carboidratos e gorduras neles presentes e podem prejudicar a saúde das crianças com intolerância à lactose e alergia ao leite. Para esses pequenos, uma alternativa é o chocolate de soja. De forma geral, o mais recomendável tanto para adultos como para crianças, são os que possuem maior concentração de cacau, por terem substâncias com poderes antioxidantes e menos quantidade dos outros ingredientes. Mas seja qual for o tipo de chocolate, assim como para qualquer alimento, deve ser consumido moderadamente.
Confira as orientações de Marcela para que seja possível curtir a Páscoa com as crianças de maneira saudável.
·        Cuidado com o tamanho do ovo – O tamanho do ovo de Páscoa não é relacionado ao quanto você gosta da criança. Optar por ovos menores, evita o exagero no momento de consumir. Para que essa diferença não seja tão sentida pela criança, você pode optar por um ovo que venha com brinquedo, que tenha o personagem que a criança gosta ou ainda presentear com um coelhinho de pelúcia, por exemplo, assim ela também ficará feliz.
·        Não acostume a criança a ganhar muitos chocolates – O ideal é que a criança não ganhe muitos ovos, mas como é de costume, os familiares e próximos sempre gostam de presentear. Neste caso, o ideal é doá-los a outras pessoas, mostrando a importância do ato para a criança.
·        Mostre o verdadeiro significado da Páscoa – Explique para as crianças que ganhar e presentear com chocolate é apenas um ato simbólico, mas que o verdadeiro significado da Páscoa não é este. Vale também mostrar, dependendo da idade, quanto custa cada chocolate para que ela também comece a entender de economia e consumismo.
·        Não entregue o chocolate diretamente na mão da criança – Isso faz com que ela coma quando bem entender. Ter o controle e explicar o motivo pelo qual é importante que ela não exagere, é essencial. O recomendável é ingeri de 20 a 25 gramas por dia, o que corresponde a uma fileira de quadradinhos de um tablete grande. Porém isso não é uma regra e depende das condições nutricionais individuais.
·        Não dê chocolate para as crianças quando estiverem realizando outras atividades – procure dar após o almoço ou durante o lanche, assim evita que ela coma exageradamente e sem perceber.
“Os chocolates não são recomendáveis para os bebês. Outra dica é estimular crianças a comerem outros tipos de alimentos na Páscoa, como peixes, frutas, já que o momento é propício para isso”, conclui a nutricionista.


Colégio Itatiaia - www.colegioitatiaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados