Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Em 2015, Páscoa judaica ocorre na mesma época da celebração cristã




A comemoração judaica, tipicamente familiar, representa a liberdade e identidade do povo judeu. Festividade acontece de 03 a 11 de abril.
Nesta sexta-feira, 03/04, enquanto os cristãos irão festejar a ressurreição de Jesus, os judeus vão relembrar um importante momento de transição vivido pelo seu povo há mais de 3 mil anos e recontado a cada nova geração. De acordo com o calendário judaico, em Israel, no Oriente Médio, já é primavera e foi nesta estação que os judeus deixaram de ser escravos no Antigo Egito. É esta libertação que eles comemoram durante o Pessach, a Páscoa Judaica, que neste ano coincide com a dos católicos.
     Seguindo as tradições de seu calendário, a comunidade judaica festeja durante oito dias o Pessach. Em 2015, as comemorações vão de 03 a 11 de abril. Em todo o mundo, as famílias judaicas reúnem-se para o "Seder do Pessach" - ceia em que relembra a libertação dos hebreus, depois de um longo período de escravidão no Egito, há mais de 34 séculos. Assim, o sentido da cerimônia é o de louvar a libertação.
      O Pessach é a festa da liberdade, tempo de comemorar o êxodo do Egito e a redenção de um povo que viveu em regime de escravidão. A celebração não só relembra o passado, mas também se esforça em manter, no presente, os ensinamentos deixados pelos antigos.
A Festa
 pessach    O Seder marca o início do Pessach. É uma cerimônia que une o ritual religioso a uma ceia repleta de alegria. A palavra seder significa ordem: de acordo com as tradições judaicas, a cerimônia segue uma ordem pré-definida. O propósito da cerimônia é fazer com que cada judeu reviva a experiência dos seus antepassados na noite em que partiram do Egito. Todos os rituais e comidas simbólicas do Seder ajudam a vivenciar o sofrimento e a redenção dos ancestrais do povo judeu.
A Matzá
     Durante todo o período do Pessach, os judeus não podem comer nada feito com fermento. Os alimentos fermentados - chamados de chamêts - são proibidos. A história conta que a fome era tanta, que os hebreus usaram dos poucos ingredientes de que dispunham para preparar seu alimento base. Assim, no lugar do trigo, da cevada, do centeio e da aveia é usada uma farinha especial feita de matzá, o pão ázimo.
Em lembrança a este alimento, durante o Pessach a casa é limpa de todos os alimentos feitos a base de fermento, chamados de chamêts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados