Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de março de 2015

Perigo na Páscoa: chocolate possui substâncias tóxicas para os pets




A teobromina e cafeína são as grandes vilãs para os pets porque agem direto nos sistemas nervoso e cardíaco, provocando uma série de reações no animal
Com a proximidade da Páscoa, o grupo Pet Care de Hospitais Veterinários costuma registrar um aumento de 30% nos casos de intoxicação alimentar em pets provocados pela ingestão de chocolate. Oferecida pelos tutores ou conseguida por uma distração, a guloseima pode provocar no animal desde um mal-estar leve, com náuseas, vômito e diarreia, até quadros mais graves, como arritmia cardíaca, hipertermia e hemorragia intestinal, que podem inclusive levar o animal à morte.
A teobromina e a cafeína, substâncias presentes no chocolate, são as grandes vilãs para os pets. Isso porque eles metabolizam as substâncias de uma forma particular. “Como são componentes altamente lipossolúveis, atravessam facilmente as barreiras placentárias e hematoencefálica, sendo absorvidos em boa parte do trato digestivo, principalmente estômago e intestino”, explica a diretora do Pet Care, Dr.ª Carla Alicie Berl. “Uma vez absorvida e distribuída no organismo, a teobromina vai causar excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias, tremores, ofegância e incontinência urinária. A cafeína, por sua vez, estimula e potencializa a excitação causada pela teobromina”, esclarece.
A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. “Quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate, mais teobromina possui e, consequentemente, maior o risco de intoxicação”, alerta a médica veterinária. “Assim sendo, o chocolate amargo é o que oferece maior risco de intoxicação, pois possui em torno de 1,35% de teobromina a cada 30 gramas”.
Mas isso não quer dizer que o chocolate branco está liberado para os pets, pois a guloseima é rica em gorduras que também podem fazer mal. “Neste caso pode ocorrer um quadro gastroentérico (vômito e diarreia) devido à presença de lipídios. Os sintomas serão mais discretos, com uma rápida recuperação do animal depois do tratamento sintomático”, completa.

Nem um pedacinho
Outra particularidade da teobromina é a sua meia-vida, ou seja, o tempo em que fica agindo no sangue do animal. “No cão, a meia-vida da teobromina é de 17 horas, podendo ficar no organismo por até seis dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática”, detalha a veterinária. “Para levar à toxicidade, essas substâncias não necessariamente precisam ser ingeridas em grande quantidade, de uma única vez. Doses pequenas de chocolate, que não fariam tão mal se fossem ingeridas apenas uma vez, podem levar à intoxicação se repetidas em dias sucessivos", completa.
A dose necessária para levar o animal a um quadro de intoxicação varia de acordo com o porte do pet e o tipo de chocolate. “Para um animal entre 2 kg e 5 kg , por exemplo, um ovo de chocolate ao leite de 100 g e 250 g pode provocar um quadro de intoxicação”, alerta.
Confira a tabela criada pelo Pet Care: 
Peso do cão
100 gr de chocolate branco
(0,8 mg de teobromina)
100 gr de chocolate ao leite
(200 mg de teobromina)
100 gr de chocolate escuro
(450 mg de teobromina)
2,0 KG
25 KG
100 gr
44 gr
5,0 KG
62,5 KG
250 gr
111 gr
10 KG
125 KG
500 gr
222 gr
15 KG
187,5 KG
750 gr
333 gr
30 KG
375 KG
1500 gr
666 gr

Como tratar
Os quadros de intoxicação alimentar precisam ter o acompanhamento de um médico veterinário e a internação é recomendada. “Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobromina e, então, o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados”, comenta Carla. “Trata-se de uma emergência médica. Se a ingestão for recente, de até três horas, a indução ao vômito deve ser instituída”, completa.
Lavagem gástrica, soro para reidratação e correção de eletrólitos são outras medidas adotadas no atendimento dos pets com o quadro de intoxicação por chocolate. “As convulsões e arritmias devem ser monitoradas e o uso de carvão ativado pode diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo a sua meia-vida”, finaliza a médica veterinária.

Hospital Veterinário Pet Care - www.petcare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados