Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de março de 2015

Chocolate: um mundo de opções




Chocolate: uma iguaria que pode ser encontrada em diversas cores, texturas e temperaturas, recheados ou não são irresistíveis e consumidas por todo o mundo. Nessa época, quando as pessoas se presenteiam com ovos de chocolates recheados com bombons e, mais recentemente, com mousses, mashmallows ou até mesmo brinquedos faz se necessário ressaltar algumas peculiaridades nutricionais do chocolate.
As propriedades nutricionais interessantes advêm do cacau, alimento rico em micronutrientes como cobre, zinco e algumas vitaminas, portanto, se o interesse é agregar valor à dieta ao consumir o chocolate, deve-se priorizar os chocolates com maior teor em cacau, segundo a nutricionista Daniela Chaud, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, é possível encontrar uma diversidade de produtos com quantidade maiores de cacau, a exemplo dos produtos com 70%, com o consumo de um pequeno pedaço é suficiente para satisfazer o desejo e proporcionar a sensação de sabor prolongado, por ser marcante e mais intenso que outras variações.
 “Por ser um alimento de alta densidade nutricional e calórica, o chocolate com essas características apresenta amargor que lhe é peculiar e corrobora com o baixo consumo, visto que suas qualidades organolépticas intensas (especialmente o sabor, o odor, a cor, o brilho) promovem satisfação com quantidades parcimoniosas, característica que pode auxiliar em situações de controle de peso, ou seja, um pedacinho já mata a vontade”, segundo a professora. 
Se o intuito ainda for agregar valor nutricional, outra opção é aliar o amargor do chocolate com alto teor de cacau com a as oleaginosas, tais como amêndoas, castanhas, macadamias, pistaches, avelãs, que podem incrementar ainda mais as qualidades organolépticas já apreciáveis do chocolate, pois são crocantes e alteram a textura do chocolate tradicional.
A especialista afirma que todas são opções de alta densidade em micronutrientes. Em especial, a Castanha do Pará (também conhecida como Castanha do Brasil), uma riquíssima fonte do micronutriente selênio, cujas funções, entre outras, é a ação sobre o sistema imunológico (na manutenção das plenas funções orgânicas e prevenção de doenças).
Frutas secas apresentam propriedades nutricionais interessantes, pois são ricas em fibras e micronutrientes. Damascos, uvas, banana, figo, e mais recentemente há as opções brasileiras, que valorizam a nossa cultura e alimentos regionais como cupuaçu, açaí, bacuri, todos com propriedades nutricionais interessantes. A variedade de chocolate é muito ampla.

Daniela Chaud - coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados