Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Dengue ou gripe? Saiba diferenciar os sintomas entre as duas doenças




Início do outono traz aumento dos casos de gripe e pode gerar dúvidas no diagnóstico

No dia 20 de março o verão termina e dá início ao outono. Com as temperaturas mais amenas, os casos de gripe podem aumentar, principalmente no Sul e Sudeste do País. “Como as chuvas devem continuar frequentes por mais algumas semanas, o ambiente continua propício para a disseminação do mosquito da dengue. Por isso, muita gente se confunde com os sintomas nessa época”, afirma o Dr. Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Mesmo com a mudança de estação, é provável que o quadro ainda exija atenção redobrada por um tempo. Segundo o Dr. Chebabo, devido a esse cenário, muitas pessoas procuram atendimento médico acreditando estar com a doença, quando na verdade estão com gripe.

Aumento de casos
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a cidade teve um aumento de 163% dos casos de dengue nas seis primeiras semanas do ano. Comparando com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 139% nos casos de dengue em todo País durante os dois primeiros meses do ano. Ao todo, foram 174,67 mil registros.

Sintomas
Os sintomas da gripe e da dengue costumam ser bem parecidos, já que ambas podem causar dor de cabeça, no corpo, no fundo dos olhos, mal estar e febre alta. O médico explica que “a principal diferença é que a pessoa com gripe também apresenta coriza, espirros, dor na garganta, tosse e secreções nasais, o que não acontece nos infectados pela dengue”.

O surgimento de manchas vermelhas pelo corpo também é um diferencial, pois é um sintoma típico de quem está com dengue. “Se houver dúvidas, o paciente deve procurar seu médico para realizar os exames indicados. Atualmente, os resultados ficam prontos rapidamente, facilitando o início do tratamento”.

Diagnóstico
O diagnóstico precoce também pode evitar complicações. “Os pacientes infectados com dengue não podem consumir uma série de medicamentos sob o risco de piora do quadro. Antitérmicos que tenham ácido acetilsalecílico e anti-inflamatórios devem ser evitados. Daí a importância do diagnóstico correto”, ressalta o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados