Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Mau hálito pode afetar convívio social e causar depressão. Saiba o que causa e como evitá-lo




O mau hálito pode ser causado por diversos motivos, como má alimentação, estresse, doenças periodontal e falta de consumo de água. O problema que atinge muitos brasileiros é sério e se não for tratado com rapidez pode causar problemas como o isolamento social e até mesmo a depressão.
O mau hálito ou halitose é um dos problemas bucais mais desagradáveis que existe e pode causar sérios problemas de convívio social. De acordo com o dentista da Odontocompany, rede de clínicas odontológicas, Paulo Zahr, isso acontece porque normalmente quem sofre de mau hálito não percebe e se alguém da família ou amigo não alertar sobre o problema, ele pode se estender por muito tempo, o que atrapalha as relações interpessoais.
“Muitas vezes as pessoas se afastam de quem possui mau hálito. E alguns pacientes que sabem da existência da halitose sentem muita vergonha e acabam se afastando do convívio social. Essa atitude pode ser muito prejudicial profissionalmente e nas relações afetivas”, conta Paulo. Segundo o dentista, em casos mais graves o paciente pode desenvolver até mesmo depressão.
De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% dos brasileiros sofrem deste mal e as causas do problema - que não é considerado uma doença, mas sim um sintoma alertando de que algo no organismo não está indo bem– são várias, chegando a mais de 60, sendo que 90% delas tem origens bucais.
A causa mais frequente de mau hálito é a diminuição no fluxo salivar. A saliva ajuda a eliminar as bactérias no intervalo entre as higienizações, deixando a boca sempre limpa. “Quando a quantidade de saliva é escassa, a boca fica seca e as bactérias responsáveis pelo mau hálito aumentam”. Zahr conta que a diversos motivos para a boca secar, como estresse, respiração pela boca, baixo consumo de água, alguns medicamentos entre outros. Outras causas comuns para a halitose são as doenças de gengiva, cárie aberta e extensa, feridas cirúrgicas e abscessos.
Abaixo o dentista lista algumas dicas de como prevenir o mau cheiro para levar a vida sem se preocupar se está com mau hálito ou não.
- Beba água: Beber bastante água ajuda a evitar o mau hálito, já que uma das principais causas para o problema é a boca seca.
- Escove sempre os dentes: Apesar do mau hálito não significar necessariamente falta de higiene, a falta de escovação pode produzir bactérias e o mau cheiro irá aparecer. Além disso, o uso do fio dental e a escovação na língua são essenciais para combater a halitose.
- Cuidado com a alimentação: Alguns alimentos, como cebola, alho, brócolis e couve podem causar o mau hálito. O que se resolve facilmente com uma boa escovação. Porém, algumas dietas podem ser prejudiciais ao hálito, como cortar totalmente o carboidrato do cardápio.
- Atente-se aos sinais: Se você acha que aquele cheiro ruim está vindo da sua boca, peça a confirmação a alguém da família ou ao um amigo próximo. Muitas vezes, quem tem o mau hálito não percebe e é necessário que terceiros apontem o problema.
- Procure um dentista: Assim que identificar o mau hálito procure um dentista. Na maioria das vezes, o problema é facilmente resolvido e evita que o paciente passe por situações desconfortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados