Pesquisar no Blog

sábado, 28 de março de 2015

ACENDA UMA LUZ AZUL EM PROL DO AUTISMO





Ações de incentivo são criadas para celebrar o Dia Mundial do Autismo

Em 18 de dezembro de 2007, as Nações Unidas declararam o Dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo - WAAD (sigla em inglês). Nessa data também designaram a cor azul como sendo a cor do Autismo. Essa iniciativa ocorreu para chamar a atenção da sociedade e ajudar milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas ou que estejam procurando ajuda.
Para celebrar a data criaram a Light it Blueque é uma campanha internacional para que monumentos, prédios e outros locais residenciais ou comerciais sejam iluminados de azul para ajudar na conscientização. Todos os anos as organizações celebram o dia, em todo o mundo, com ações e muitos eventos. No Brasil,  a data já foi lembrada com a iluminação de vários prédios e monumentos importantes espalhados pelo País, entre eles: Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras em São Paulo, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Congresso Nacional, em Brasília, Elevador Lacerda na Bahia e o prédio da Justiça Federal, na Paraíba, entre tantos outros. No restante do mundo, outros importantes pontos acenderam sua “luz azul”, tais como o prédio Empire State, em Nova York e a CN Tower, em Toronto.
No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas com TEA e muitos, ainda, sem diagnóstico. Além de facilitar o diagnóstico, a campanha de conscientização sobre o autismo é importante, porque irá ajudar as pessoas a procurarem  tratamento adequado, facilitar a inclusão e combater o estigma por parte da população e contribui para que sejam criadas políticas públicas.
A maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas referente ao Transtorno do Espectro Autista - TEA. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.
Para celebrar a data a ONG ONG Autismo & Realidade acaba de lançar a Campanha mundial Light It Up Blue, que visa solicitar a todas as pessoas que iluminem de Azul a sua cidade no dia 02 de Abril de 2015.
Em 2014 milhares de pessoas participaram no mundo inteiro, iluminando mais de 10.000 edifícios e monumentos de 136 países na cor Azul. O Brasil inteiro participou com ações criativas, enviando inúmeras fotografias e mensagens para a A&R.
Em 2015, no oitavo ano da campanha, a ideia é tornar este evento ainda maior, e por isso, a A&R está promovendo novamente algumas iniciativas, dentre elas, a divulgação da “hashtag”  #LuzAzul criada na Argentina e no Equador, juntamente com outros países da América Latina, para ser divulgada nas redes sociais. Além dessa ação, a ONG que as pessoas tirem fotos com seus amigos e familiares com roupas da cor azul, e, que enviem as fotos para a ONG, que irá divulgar, e, também, incentiva comércios e domicílios à colocarem luzes ou enfeites azul ao redor das casas. 

CORRIDA E CAMINHADA
A ONG Autismo & Realidade também está promovendo a 4ª Corrida e Caminhada Autismo & Realidade.
Essa é uma ação beneficente que reverterá a verba arrecadada para capacitação e pesquisa sobre o tema.
No domingo, dia 19 de abril, às 8 horas, acontece o evento no Centro Histórico de São Paulo (Vale do Anhangabaú).
A maratona será dividida em duas etapas: corrida de 8 km e caminhada de 4 km. Apesar das inscrições serem gratuitas, a ONG Autismo & Realidade espera receber doações, todo dinheiro arrecadado será revertido para ações de capacitação e pesquisa em prol da Autismo & Realidade Associação de Estudos e Apoio.
SOBRE A ONG - No ano de 2010, um grupo de pais e profissionais liderados pelo Professor Doutor Marcos Tomanik Mercadante fundaram a Autismo & Realidade - Associação de Estudos e Apoio, com o propósito de melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com Transtornos do Espectro Autista - TEA, e de suas famílias.
A A&R procura ser uma facilitadora das relações entre os assuntos e demandas relativas ao TEA e nossa sociedade, favorecendo a busca e a divulgação do conhecimento atualizado acerca dos TEA, organizando informações, estabelecendo contatos entre grupos e financiando estudos. 
A ONG pratica ações para motivar e orientar as famílias na sua busca por diagnóstico, tratamento, educação e inclusão social da pessoa com TEA. Promove campanhas com o objetivo de eliminar preconceitos, despertar interesse e boa vontade da sociedade brasileira. Apoia a formação e preparação de profissionais e instituições para trabalhar pela pessoa com TEA. Ainda, estimula, apóia e divulga os estudos científicos cujos resultados possam beneficiar as pessoas com TEA, e procura agir para que os direitos legais das pessoas com autismo e suas famílias se transformem em realidade.
A A&R não defende nenhuma proposta teórica ou prática acerca do autismo. Seu compromisso é estimular o debate e a disseminação do conhecimento, utilizando como critério norteador as possibilidades de diálogo entre as produções dos diferentes campos do conhecimento.
A Autismo & Realidade atende a todas as pessoas do espectro autista, seus familiares, profissionais e entidades que necessitem de informações e conhecimento. Elas podem participar de todas as atividades promovidas pela ONG, além de obter informações pelo site www.autismoerealidade.org, incluindo acesso ao manual “Kit dos 100 dias”. A ONG foi autorizada pela Autism Speaks – referência em Autismo – a traduzir e adaptar o conteúdo “Autismo: Manual para as Famílias” e publicá-lo no site. O manual traz informações gerais sobre autismo que são necessárias e úteis para as famílias cujos filhos foram diagnosticados recentemente.

ONG Autismo & Realidade
Endereço: Rua Guarará, 529 – 9º andar cj. 91 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2389.4332


Centro Histórico de São Paulo (Vale do Anhangabaú).
Data: 19/04/2015
Horário: 8h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados