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quinta-feira, 9 de maio de 2024

Especialista em direito digital apresenta estratégias para combater golpes de romance em Criptomoedas

Usuários de plataformas de namoro e redes sociais são as
vítimas preferidas dos golpistas de todo o mundo

Divulgação
Usuários de plataformas de namoro e redes sociais são as vítimas preferidas dos golpistas de todo o mundo. Alex Gallio oferece um novo olhar sobre como as pessoas e as plataformas podem se proteger.

 

A complexidade e frequência dos golpes online cresce cada vez mais, entre eles, os golpes de romance que envolvem criptomoedas. Por isso é preciso levantar este assunto amplamente e adotar estratégias de proteção para combatê-los. Usuários de plataformas de namoro e redes sociais precisam aprender a identificar sinais de alerta, como aponta o advogado Alex Gallio, especialista em ativos digitais e sócio do escritório Boschirolli e Gallio Advogados Associados. 

De acordo com o especialista, pedidos de dinheiro ou criptomoeda é um dos maiores sinais. Quando alguém que está começando um relacionamento começa a pedir dinheiro por qualquer razão, especialmente se nunca se encontraram pessoalmente, é hora de parar e analisar. Os golpistas podem usar desculpas como emergências médicas, problemas legais ou outras despesas inesperadas para convencer a vítima a dar-lhe os valores. 

Golpistas frequentemente tentam mover relacionamentos muito rapidamente para criar uma conexão emocional. Com isso, acabam criando confiança e, muitas vezes, enviando links ou anexos suspeitos para a vítima baixar e acabar  instalando malware no seu dispositivo ou redirecioná-lo para sites fraudulentos.

Alex Gallio ainda alerta que perfis que têm pouca informação ou nenhuma foto merecem atenção. Também é comum que golpistas roubem fotos de outras pessoas. Para se proteger, uma pesquisa rápida por imagem pode ajudar a verificar a autenticidade das fotos de perfil.

Conhecer esses sinais ao abordar novos relacionamentos online é prudente. O advogado especialista em direito digital recomenda que as plataformas online tenham verificações de segurança aprimoradas e que estabeleçam o fortalecimento e cooperação com as autoridades locais e internacionais para rastrear e deter criminosos. "É essencial que todos os envolvidos se equipem com conhecimento e ferramentas para se protegerem”, ressalta o especialista.  



Alex Gallio - sócio do escritório Boschirolli e Gallio Advogados Associados, atualmente presidente da OAB Subseção de Cascavel-PR, e tem uma sólida trajetória de 23 anos como advogado, durante os quais ele adquiriu uma profunda expertise em diversas áreas do direito. Sua especialização em ativos digitais e smart contracts o posiciona como uma figura de destaque no campo dos negócios e transações digitais.


Saneamento 4.0 e a revolução no tratamento de recursos hídricos

Os avanços obtidos através da integração de tecnologias avançadas, com a Internet das Coisas (IoT), automação, análise e coleta de dados e a Inteligência Artificial, trouxeram para o mercado soluções disruptivas, marcando uma era significativa na indústria 4.0. O saneamento, um setor essencial que enfrenta desafios significativos, também está se beneficiando dessa revolução tecnológica, conhecida como Saneamento 4.0. 

Este avanço visa melhorar o tratamento e a distribuição de água, além de otimizar o consumo de energia. Através do Saneamento 4.0 é possível superar os gargalos do setor, como ineficiências operacionais, cobertura limitada e falta de precisão nas operações. 

A integração dessas tecnologias são fundamentais para o Brasil, onde, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, cerca de 49 milhões de habitantes não possuem acesso a saneamento básico adequado, e 4,8 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável. 

Além de buscar abordagens mais inteligentes, eficientes e sustentáveis na preservação de recursos hídricos, a implementação de tecnologias avançadas no segmento permite: 

A automatização dos sistemas para controle e monitoramento dos processos de tratamento, distribuição e coleta de água, aumentando a eficiência operacional e reduzindo a necessidade de intervenções manuais. O uso de sensores de presença em áreas de risco para garantir a segurança dos técnicos e das operações. 

Além de diagnósticos mais precisos e agilidade em manutenções e reparos, evitando o desperdício de água ocasionado por falhas técnicas; o controle na dosagem de produtos químicos nos processos de tratamento da água; e elaboração de relatórios detalhados que indicam pontos críticos, consumo anormal de água, níveis de reservatórios,entre outros. 

Exemplos de sucesso já podem ser observados em locais como Cingapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático entre a Malásia e a Indonésia, onde o uso de tecnologias avançadas permitiram que até 40% das águas residuais fossem recicladas e reutilizadas, inclusive para consumo humano. 

Portanto, o Saneamento 4.0 não apenas oferece um “pacote dos sonhos” para o setor, que inclui eficiência operacional, sustentabilidade e baixo custo nas operações, mas também demonstra que, com a integração das tecnologias adequadas, é possível transformar o cenário do saneamento básico. Dessa forma, beneficiamos a qualidade de vida das pessoas e protegemos o meio ambiente. 

*Francisco Carlos Oliver é engenheiro, e diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, empresa fornecedora de equipamentos para tratamento de água e efluentes, com soluções de alta tecnologia para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos. www.fluidfeeder.com.br 

Os avanços obtidos através da integração de tecnologias avançadas, com a Internet das Coisas (IoT), automação, análise e coleta de dados e a Inteligência Artificial, trouxeram para o mercado soluções disruptivas, marcando uma era significativa na indústria 4.0. O saneamento, um setor essencial que enfrenta desafios significativos, também está se beneficiando dessa revolução tecnológica, conhecida como Saneamento 4.0. 

Este avanço visa melhorar o tratamento e a distribuição de água, além de otimizar o consumo de energia. Através do Saneamento 4.0 é possível superar os gargalos do setor, como ineficiências operacionais, cobertura limitada e falta de precisão nas operações. 

A integração dessas tecnologias são fundamentais para o Brasil, onde, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, cerca de 49 milhões de habitantes não possuem acesso a saneamento básico adequado, e 4,8 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável. 

Além de buscar abordagens mais inteligentes, eficientes e sustentáveis na preservação de recursos hídricos, a implementação de tecnologias avançadas no segmento permite: 

A automatização dos sistemas para controle e monitoramento dos processos de tratamento, distribuição e coleta de água, aumentando a eficiência operacional e reduzindo a necessidade de intervenções manuais. O uso de sensores de presença em áreas de risco para garantir a segurança dos técnicos e das operações. 

Além de diagnósticos mais precisos e agilidade em manutenções e reparos, evitando o desperdício de água ocasionado por falhas técnicas; o controle na dosagem de produtos químicos nos processos de tratamento da água; e elaboração de relatórios detalhados que indicam pontos críticos, consumo anormal de água, níveis de reservatórios,entre outros. 

Exemplos de sucesso já podem ser observados em locais como Cingapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático entre a Malásia e a Indonésia, onde o uso de tecnologias avançadas permitiram que até 40% das águas residuais fossem recicladas e reutilizadas, inclusive para consumo humano. 

Portanto, o Saneamento 4.0 não apenas oferece um “pacote dos sonhos” para o setor, que inclui eficiência operacional, sustentabilidade e baixo custo nas operações, mas também demonstra que, com a integração das tecnologias adequadas, é possível transformar o cenário do saneamento básico. Dessa forma, beneficiamos a qualidade de vida das pessoas e protegemos o meio ambiente.

 

Francisco Carlos Oliver - engenheiro, e diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, empresa fornecedora de equipamentos para tratamento de água e efluentes, com soluções de alta tecnologia para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos. www.fluidfeeder.com.br



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Geração Z é a que mais pretende presentear e em maior valor no Dia das Mães, aponta OLX

  • Nascidos entre 1990 e 2010 têm a intenção de gastar a partir de R$400; no geral, gasto médio pretendido fica entre R$51 e R$200
     
  • Itens de beleza e perfumaria foram apontados como os preferidos na hora de presentear no Dia das Mães, seguido por produtos da categoria de moda

 

A Geração Z é o grupo com maior intenção de compra para o Dia das Mães, é o que aponta estudo da OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil. Enquanto 52% do total de entrevistados declararam que pretendem presentear no Dia das Mães, quando observado o recorte geracional, esse percentual sobe para 54% entre a geração Z. 

Outro destaque desta geração é que 25% pretendem gastar a partir de R$400 no presente, o dobro do valor previsto por 60% entre todos os entrevistados, que têm a intenção de investir entre R$51 e R$200. 

“O Dia das Mães tem alta capacidade de nos mobilizar, seja em torno da mãe, da avó, da tia, da sogra, da esposa, da filha, da amiga, a pesquisa reflete essa tradição. A OLX, enquanto maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, democratiza o acesso a produtos de qualidade e por preços mais vantajosos ao consumidor. Afinal, quem nunca quis agradar uma pessoa especial e procurou um bom negócio? A plataforma está repleta de boas oportunidades para quem quer desapegar e também para quem quer encontrar o presente ideal para o Dia das Mães”, pontua Regina Botter, Diretora Geral da OLX. 

Fica ainda mais evidente a abertura da geração Z quando o assunto é a influência de datas comemorativas no comportamento de consumo: 66% do total de entrevistados dizem que há algum impacto, já entre a geração Z, 75% se sentem influenciáveis.

 

Moda e beleza em alta 

Para 58% do total de respondentes, os itens de beleza e perfumaria foram apontados como os preferidos na hora de presentear no Dia das Mães, seguido por produtos da categoria de moda, com 42% da preferência.

Que tipo de presente você costuma comprar nessa data para presentear?

  

Entre as participantes do estudo que são mães, o principal desejo para a data é passar ao lado dos seus filhos, 27%, e 25% gostariam de sair para passear com a família. Sobre presentes, 19% afirmaram que querem ganhar algum item de perfumaria, e 6% um smartphone. 

O estudo também revela que 55% das pessoas entrevistadas não sabem o que a mãe gostaria de ganhar, e que apenas 23% têm certeza do desejo dela para a data. Já os outros 22% não têm precisão da resposta. 

Sobre a forma de pagamento a ser utilizada para presentear no Dia das Mães, 44% dos respondentes mencionam o cartão de crédito e 32% o pix. 

A maioria dos entrevistados, 27%, disse que para decidir o presente, pesquisa em lojas tanto físicas quanto online. A preferência pelo comércio eletrônico aumenta entre as gerações Y e Z, cujo canal foi apontado por 46% e 44%, respectivamente.

 

Lar doce lar

Embora muitos dos respondentes não saibam o que a mãe deseja ganhar no dia comemorativo, a maioria conhece o sonho dela: 32% citaram que, se pudesse, compraria uma casa própria para sua mãe.

 

Por falar em moradia, 36% dos entrevistados moram com a mãe. A Geração Z é a maior parcela e representa 73% das respostas. 

Sobre os itens que têm em suas casas como lembrança da residência das mães, as respostas são diferentes, mas dentro de uma mesma essência de aconchego. Cerca de 15% citou que em seu lar atual possui plantas/jardim. Imãs na geladeira foram marcados por 8% dos respondentes, enquanto outros 7% lembraram do filtro de barro na cozinha.


Existe algum item que tinha na casa da sua mãe e que hoje você tem na sua casa também?

 

Itens usados 

Cerca de 46% dos entrevistados declararam que poderiam comprar produtos usados para dar de presente. Daqueles que disseram que comprariam um presente usado, 40% adquiriram um móvel; 34% citaram a categoria de itens de decoração e 33% comprariam um eletrônico usado como presente. Itens de moda e de beleza e perfumaria (os mais presenteados) aparecem com 21% e 8%, respectivamente. 

Os preços mais baixos e a qualidade são os principais fatores considerados pelos entrevistados que cogitam dar um item usado de presente. Dos que estão dispostos a investir em um produto de segunda mão, 28% gastariam até R$100, 25% afirmaram que investiriam entre R$100 e R$200, e 11% mais de R$600.



 Para você, o que é fundamental para a compra de um usado?

 

Outras curiosidades
 

Dentre os entrevistados, 43% definiram o estilo de sua mãe como básico, mais voltado para a praticidade. Já 15% disseram que sua mãe tem um estilo mais clássico, sendo mais elegante. Cerca de 28% não soube delimitar. 

Em relação à personalidade, 25% disseram ter uma mãe mais protetora, enquanto 18% a classificaram como mais acolhedora. Outros 25% não souberam definir a personalidade da mãe.

 

Metodologia 

A pesquisa realizada pelo Grupo OLX por meio da plataforma de consumer insights da MindMiners foi feita entre os dias 08/04 e 10/04/2024, Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas, sendo a mesma proporção de homens e mulheres, de todas as idades, a maior parte, 45%, com 41 anos ou mais, de todas regiões do Brasil, com destaque para a participação do sudeste, 50%, além de indivíduos de todas as classes sociais, sendo a maioria dos grupos 32% C1 e 26% B2.


Dia das Mães – Especialista alerta para não cair em golpes durante as compras

Advogada da Nelson Wilians Advogados explica quais os principais direitos do consumidor ao fazer compras em lojas físicas e online
 

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o comércio. Porém, o consumidor deve estar atento ao realizar compras para presentear as mães, principalmente, se forem no ambiente online. “Existem vários golpes com os quais o consumidor pode se deparar. Os mais comuns são links ou e-mails fraudulentos, que oferecem promoções que estão fora da realidade do país. Para não ser pego de surpresa por esses anúncios, o consumidor deve verificar reputação da loja, checar se há reclamações contra ela e, se possível, conversar com outros consumidores que já realizaram compras nesses sites. A pesquisa da idoneidade da loja pode ser feita pelo CNPJ, disponível no site da Receita Federal”, alerta Bianca Lobo, Coordenadora Jurídica Contencioso Cível da Nelson Wilians Advogados. 

Para evitar que o golpe não se concretize, Bianca recomenda ir sempre ao site oficial da loja e observar o endereço da URL. “A identidade visual, muitas vezes, é semelhante com o original e leva o consumidor a cair no golpe. Portanto, recomenda-se observar o endereço da URL. Se constar o ‘https’ significa que o site é seguro para a navegação”, explica.
 

Porém, se o delito ocorrer, a especialista explica que a denúncia deve ser feita imediatamente, por meio de um boletim de ocorrência, que pode ser emitido em delegacias físicas ou pela internet. Caso o golpe envolver cartão de crédito ou pix, a instituição financeira dos quais os meios pertencem deve ser informada.
 

“Há uma dificuldade maior se o pagamento tiver sido feito via pix, pois o dinheiro sai mais rápido da conta. Porém, é necessário apresentar a declaração na instituição financeira para verificar se é possível a restituição dos valores. Ao entrar em contato com a instituição, o consumidor deve apresentar o número da conta que sofreu o prejuízo e uma identificação do titular. Se a transação foi feita para outra conta, passar também os dados, para que seja possível a identificação do possível fraudador”, explica a advogada.
 

Direito do Consumidor 

Um dos principais pontos de alerta ao consumidor é exigir a nota fiscal, pois somente dessa forma ele conseguirá valer os seus direitos relacionados a compra do produto, como por exemplo, medidas de trocas e devolução de mercadorias. Outro ponto de atenção é se informar quanto a política de troca e devolução do estabelecimento, uma vez que os lojistas não são obrigados legalmente a atender algumas necessidades do consumidor, como troca de produtos por conta de tamanho, cor, modelo, casos que o consumidor está insatisfeito com condições do produto adquirido. 

“Em relação a troca de produtos com vício ou defeito, se difere da política de troca por condições de insatisfação com o produto adquirido, pois a garantia legal do produto é obrigatória por parte do lojista, que não pode se esquivar de realizar a troca ao consumidor caso o produto adquirido apresente algum problema. Quanto a garantia legal há previsão na lei que esse prazo seja de 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis”, reforça Dra. Bianca.

Outro ponto importante e que não se confundem com a garantia legal, é o direito de arrependimento, aplicado para as compras realizados de forma digital. “Nesses casos o consumidor poderá se valer desse direito no período de sete dias a contar do recebimento do produto, nos casos em que não gostar do produto e esse não atender suas expectativas”, finaliza a advogada.


Temporais no Rio Grande do Sul devem afetar todos os setores da economia e elevar preços dos alimentos

Arroz, leite e derivados, frutas e hortaliças são alguns dos itens que podem ser impactados pelos efeitos das chuvas no Estado, estima FecomercioSP

 
O Rio Grande do Sul vive um momento dramático, com dezenas de mortes e um cenário de devastação estarrecedor. A população tem sofrido com as consequências dos temporais que atingem o Estado desde a semana passada, deixando milhares de pessoas e animais desamparados. Além dos impactos humano e ambiental — que devem ser o foco neste momento para que mais vidas sejam salvas e para que haja o restabelecimento da normalidade o mais breve possível —, a catástrofe, obviamente, terá efeitos econômicos tanto para o Rio Grande do Sul como para o País.
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima que as perspectivas são de perdas, com efeitos, inclusive, sobre os consumidores, em decorrência de uma eventual pressão nos custos, especialmente dos alimentos. Nenhum setor deixará de ser afetado — no Comércio, nos Serviços, na Industria e no Agronegócio.
 
Tudo isso considerando que ainda é cedo para se ter uma ideia da real dimensão dos estragos.


 
ITENS MAIS AFETADOS


O arroz e os derivados do leite são alguns exemplos de itens que devem ficar mais caros por conta da catástrofe. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do País, e, embora pouco mais de 80% da safra tenha sido colhida, ainda não dá para saber se os estoques foram atingidos ou quanto da parcela restante foi perdida. Há incertezas ainda sobre a logística do produto pelas restrições das rodovias.
 
O mesmo acontece com a criação de gado para produção de leite, que deve ser impactada com a perda de vacas e pasto, além da ingestão, por esses animais, de água sem qualidade, em razão das condições atuais do local.
 
Outros itens que devem encarecer são as frutas: uva, pêssego e maçã, tradicionais da região, podem ter a produção e o escoamento afetados pela interdição de estradas, impactadas pelos estragos ou pelo deslocamento de caminhões que estão sendo usados para prestar apoio à população atingida.
 
Nesse caso, os preços, que já estavam em alta desde o ano passado, em consequência de outro fator climático (El Niño), devem sofrer ainda mais pressão. Já no caso das hortaliças, a perspectiva é de falta de estoques nos estabelecimentos durante algumas semanas.
 
A paralisação da indústria local, seja para o atendimento às famílias, seja por outros fatores, pode levar à falta de suprimentos de inúmeras outras indústrias que utilizam o aço, por exemplo, como matéria-prima.
 
Para o Turismo, haverá, sem dúvidas, grande efeito: o Aeroporto Internacional Salgado Filho ficará fechado até o fim deste mês, com cancelamentos de voos, até que as operações sejam restabelecidas. O aeroporto é responsável por 3% da movimentação de passageiros pelo Brasil — no mês de maio do ano passado, circularam por ele 540 mil pessoas.
 
Para se ter uma ideia da dimensão desse evento, a tragédia de Brumadinho, menor e mais localizada, provocou uma queda de 0,2% no Produto Interno do Brasileiro (PIB) em 2019 — mais de R$ 20 bilhões em valores atuais. No Rio Grande do Sul, é muito provável, infelizmente, que os danos causados tenham impacto ainda maior para o PIB nacional. Isso, sem falar, é claro, dos efeitos significativos para a economia e para a população locais.
 
A FecomercioSP se solidariza com as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul e mantém diálogos abertos com várias instâncias para ajudar na reconstrução do estado a partir de agora.


 
FecomercioSP


Filiação socioafetiva judicial: o que é, quem pode fazer e quais os requisitos necessários

Diferente da adoção, a filiação socioafetiva exige o reconhecimento de um vínculo anterior comprovado entre as partes

 

A filiação socioafetiva é um dos assuntos tratados pelo Direito de Família, como a possibilidade de reconhecer juridicamente a maternidade ou paternidade de uma criança ou adolescente, pela comprovação de um vínculo de afeto. O reconhecimento pode ser feito tanto de forma judicial quanto extrajudicial, a depender do caso.   

Diferente de um processo de adoção, a filiação socioafetiva ocorre quando uma pessoa já cuida de um menor como se já fosse seu filho/a. Ou seja, já existe uma relação de afeto entre ambas, independente de qualquer vínculo biológico. Isso acontece, por exemplo, nas seguintes situações: assina como responsável na escola ou outras instituições, incluiu como dependente em plano de saúde, moram no mesmo local, vive em união estável com a mãe ou pai, entre outros casos nos quais é possível comprovar a existência de uma relação estável e duradoura. Vale ressaltar que essa é uma exigência que deve ser devidamente comprovada.    

Além dessa exigência, a advogada Vanessa André Paiva, especialista em Direito de Família e Sucessões, sócia administradora do escritório Paiva & André Sociedade de Advogados, explica: “É necessário que a mãe ou o pai que está entrando com o pedido seja maior de 18 anos e que tenha 16 anos a mais que o menor; não é possível o reconhecimento de irmãos ou ascendentes; além da apresentação dos documentos pessoais dos envolvidos”.  

 O reconhecimento acontece após a análise de todas as provas e documentação apresentada pelo juiz, que irá avaliar se de fato o vínculo afetivo foi comprovado e se a pessoa interessada atende todos os requisitos exigidos por lei. Ao final do processo, uma vez autorizado o reconhecimento da filiação socioafetiva, o juiz determinará que seja feita a inclusão do registro na certidão da criança ou do adolescente, para constar o nome da mãe ou pai socioafetivo, bem como dos avós.   

Vale lembrar que o reconhecimento da filiação socioafetiva produz os mesmos efeitos legais em comparação aos filhos biológicos, em se tratando de assuntos pessoais (guarda e alimentação) e patrimonial (herança).

 


Fonte:
Vanessa André Paiva: advogada especialista em Direito de Família e Sucessões; pós-graduada e mestra em direito; professora de Direito de Família; autora de obras jurídicas e sócia administradora do escritório Paiva & André Sociedade de Advogados.


Tecnologia pode evitar mais de R$ 1 bilhão em fraudes contra consumidores no Dia das Mães, projeta Serasa Experian

Estimativa é de que mais de 180 mil ocorrências na semana da data comemorativa

 

Na semana do Dia das Mães (6 a 12 de maio), a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, ficando atrás apenas para o Natal, a Serasa Experian projeta que sejam evitadas mais de 180 mil tentativas de fraude de identidade. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$ 1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores. Considerando apenas o final de semana do Dia das Mães, a estimativa é que sejam barradas 78,5 mil ocorrências fraudulentas, das quais gerariam perdas no nível de R$ 439,6 milhões. Se os números forem confirmados, na prática, é o dinheiro que deixa de ir para o bolso dos criminosos. 

Para o diretor da Serasa Experian, Caio Rocha, como é uma das datas mais significativas pro comércio brasileiro, os golpistas ficam atentos para criar falsas oportunidades de compra que, no fim, podem gerar o roubo de informações pessoais importantes e que serão utilizadas para situações graves, como aberturas de contas falsas e pedidos de empréstimos sem consentimento”. 

A fraude de identidade ocorre da seguinte maneira: criminosos utilizam os dados pessoais da vítima, como CPF, RG, e-mail, fotos e outras informações para efetuar transações em nome de terceiros, geralmente em instituições financeiras. Infelizmente, a vítima só percebe que teve uma conta aberta em seu nome ou foi invadida meses depois, quando recebe cobranças desconhecidas. 

“Muitas ofertas atrativas podem surgir na internet que demandam o preenchimento com dados pessoais. Por isso, os consumidores precisam estar atentos sobre onde compartilham suas informações pessoais para não serem vítimas de roubo de identidade”, alerta Rocha. 

 

Como as empresas podem se proteger?

Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua, que combine camadas de proteção em todas as etapas da jornada, garantindo que o consumidor que está realizando uma transação é, realmente, quem diz ser. Além disso, é importante: 

·         Prezar pela autenticação com a mínima fricção possível na experiência do cliente;

·         Alertar os clientes sobre os golpes comuns no segmento;

·         Proteger suas plataformas de pagamento online;

·         Analisar perfis e comportamentos de consumo com maior índice de risco;

·         Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência analítica.

 

Como os consumidores podem se proteger?


É importante que os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia a dia, como:

·         Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;

·         Desconfiar de ofertas muito atrativas;

·         Ler avaliações e opiniões sobre o produto e estabelecimentos que nunca interagiu;

·         Ter cuidado com o golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas;

·         Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;

·         Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·         Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·         Não emprestar ou vender seus dados;

·         Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·         Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·         Manter seus devices atualizados;

·         Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·         Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;

·         Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraudes.

 

A Serasa Experian reitera seu compromisso em proteger pessoas e empresas contra fraudes, trazendo conteúdos educativos para se prevenir durante o ano todo. Além disso, em novembro de 2023, a Datatech confirmou a integração do AllowMe, empresa referência em análise de risco de dispositivos contra fraudes, às suas operações, ampliando o seu portfólio e expertise na prevenção a fraudes dos mais diversos tipos no país.

 

Metodologia

A Serasa Experian estimou o risco das fraudes no Dia das Mães de 2024 a partir dos dados do mesmo período de 2023.



Ao sofrerem algum tipo de tentativa de fraude, as empresas demonstraram preocupação com questões relacionadas à segurança da informação, principalmente, ao “Vazamento de Dados de Clientes” (49%) e “Perdas Financeiras” (48%), seguidos por “Vazamento de Dados Próprios” (39%), “Inadimplência” (35%), “Roubo de Informações Estratégicas” (34%), “Fraude de Identidade” (28%) e, por último, a “Perda de mercadorias” (16%). 

 

Para o Diretor de Prevenção e Autenticação à Fraude, Caio Rocha, “a tecnologia permitiu que as empresas se conectassem globalmente, expandissem seus mercados e alcançassem clientes de maneira mais eficiente. Mas ao mesmo tempo, a digitalização também abriu portas para fraudadores aprimorarem seus golpes. Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”.

 

Atenção em todas as camadas de proteção 


Para se prevenirem das fraudes, a pesquisa revelou, ainda, que as empresas consideram as camadas essenciais, sendo as principais “Análise de Documentos” (49%), “Análise de Score de Clientes” (36%), “Análise de Score das Empresas” (28%), “Análise de operações de cartões de crédito” (22%) e “Análise de Dispositivos” (19%). Confira o ranking completo:



Metodologia 


Participaram da entrevista 331 pessoas jurídicas (PJs), considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. A pesquisa foi aplicada via painel on-line em novembro de 2023, das quais 49% são da região Sudeste, 20% da Nordeste, 16% da Sul, 9% da Centro-Oeste e 6% da Norte. Do total de empresas respondentes, 71% são “privadas e nacionais”, 16% “privadas e multinacionais” e 13% “estatais”. Em relação ao segmento das companhias, 60% são de “Serviços”, 18% de “Comércio Varejista”, 5% de “Comércio Atacadista” e 5% de “outros”. O porte das empresas se dividiu em “Micro” (37%), “Pequena” (21%), “Grande” (16%), “Acima de 1.000” (15%) e “Média” (12%). 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger


Consumidores: 

·         Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·         Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·         Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·         Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·         Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·         Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·         Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·         Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

 

Empresas:

·         Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para seu usuário.

·         Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;

·         Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;

Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.



Experian
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