Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

4 dicas para evitar golpes digitais durante as compras online para o Dia das Crianças

 

Com o aumento das compras online, especialista em segurança digital da CertiSign, apresenta as principais formas de driblar possíveis ciberataques 

 

 

O Dia das Crianças vem aí, e a data, além de movimentar o comércio eletrônico, também deve chamar a atenção de cibercriminosos, que se aproveitam de épocas comerciais para ampliar as tentativas de golpes. Por isso, é essencial ter atenção na hora de comprar online. Márcio D’Avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign, dá quatro dicas para se proteger de golpes digitais.  

 

 

1.  Conheça o phishing. Cuidado para não ser pescado!  

 

Neste golpe, os cibercriminosos criam mensagens e sites falsos semelhantes aos de empresas renomadas e enviam links com promoções espetaculares para fisgar o consumidor. Ao clicar, os dados são roubados. 

 

Para evitar cair nesta armadilha, D’Avila indica sempre examinar o remetente e o conteúdo da mensagem em busca de erros, assim como evitar clicar em qualquer link que pareça suspeito, especialmente aqueles que estão encurtados, o que torna difícil de verificar o redirecionamento. “Vale também observar o domínio do e-mail, que é nome descrito após o @. Por exemplo, se a loja se chama Quintal dos Brinquedos e o e-mail é lojaquintal@123bdm.com as chances de ser phishing são enormes”.  

 

Ele complementa: “A melhor maneira de aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção, de fato, existe. E, claro, checar se o site em questão é seguro”. É possível reconhecer um site seguro pela presença de um certificado SSL, que é sinalizada por um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que normalmente é fixado no rodapé da página. “Além de observar essas características é importante clicar no cadeado para ver se o certificado SSL da página foi emitido para o site em que você está. Não é raro até mesmo os sites de phishing terem também o SSL em sua versão gratuita”.  

 

2.  Vai pagar com o Pix? 

 

Nesta modalidade de pagamento, a conveniência se alia à responsabilidade. O pagamento acontece por meio de um QR Code de forma instantânea. Contudo, a segurança permanece como a prioridade máxima.  

 

"Para evitar problemas, é crucial ter um antivírus no celular e, ao escanear o código, verificar cuidadosamente todos os dados, incluindo o nome da pessoa ou empresa e o valor, antes de confirmar a operação", ressalta o especialista. Além disso, segundo ele, valem as mesmas dicas do item anterior: verificar se há um cadeado no navegador e um selo de segurança para o site de redirecionamento.   

 

3.  Evite fazer compras online usando wi-fi público 

 

"É de extrema importância ressaltar os riscos associados às transações online em redes públicas, as quais não seja possível verificar se são seguras. Sob nenhuma hipótese realize operações sensíveis, como compras online ou operações bancárias. A oportunidade para a interceptação de dados, neste caso, pode ocorrer de inúmeras formas e não somente pela conexão em si, como, por exemplo, no acesso remoto ao seu dispositivo a partir do seu login à rede”. 

 

4.  Na entrega… 

 

Um golpe recente envolve entregadores mal-intencionados que solicitam selfies e fotos de documentos de identificação durante a entrega. Essa tática visa a obtenção de dados pessoais e biométricos faciais para fins fraudulentos, como a abertura de contas em bancos digitais e a solicitação de empréstimos sem consentimento do cliente.  

 

“Para evitar cair nesse golpe, é essencial conceder essas informações somente se você tiver a certeza de que essa verificação faz parte do procedimento de controle da loja. Caso haja dúvidas, é aconselhável recusar e, se o entregador insistir, informe que você irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento. A vigilância e a precaução são fundamentais para proteger seus dados pessoais em situações como essa”, finaliza D’Avila.  



 

5 MOTIVOS PARA DOSAR O USO DE PALAVRAS ESTRANGEIRAS NO TRABALHO

 

Falar inglês é fundamental, right? De acordo com um recente estudo desenvolvido pela Statista, empresa alemã especialista em coleta e visualização de dados, 1.35 bilhões de pessoas em todo o mundo falam o idioma. São indivíduos que, juntos, correspondem a 17% da população global, equivalendo-se ao total de habitantes dos países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Rússia.

Entretanto, mesmo diante de tamanha importância, tem muita gente que já começou a torcer o nariz para o seu uso indevido no mercado de trabalho. E por que motivo? Conhecida pelo nome de estrangeirismo, a prática de inserir termos advindos de outra nação está deixando de ser uma necessidade da língua para se tornar uma muleta para as inseguranças profissionais.

Assim, em vez de se concentrar na execução da tarefa delegada, buscando os meios necessários para garantir uma entrega de alta performance, muitos, com medo de deixar transparecer as suas ineficiências em um ou outro aspecto, preferem agarrar-se aos chavões linguísticos de suas determinadas áreas, compensando externamente aquilo que lhes falta no universo interno.

A área de marketing é um bom exemplo. Tem gestor que nunca criou uma marca na vida, muito menos desdobrou esta criação para um produto ou serviço altamente consumível, difícil de ser rejeitado pelo consumidor. Todavia, na hora da reunião com a equipe, para substituir a ausência de experiência mercadológica, prefere dizer que está faltando punch nos conceitos propostos.

E o que dizer do “RH”? Existe psicólogo que nunca fez terapia, nunca viu, ou ouviu, ao vivo e em cores, as questões profundas que os pacientes trazem, muito menos foi supervisionado por um profissional de saúde mental experiente para garantir a perfeita análise dos seus casos. Mas na hora de encontrar o próximo funcionário da firma? Manja pra caramba sobre fit cultural.

O budget também é famoso e não pode ficar de fora. Alocar o recurso correto, no tempo certo, para atender uma determinada necessidade organizacional é uma premissa da administração. Dito de uma outra maneira, sem verba a roda não gira. Sem cascalho o motor não arranca. Sem bufunfa o avião não decola. Para parecer a solução, falar que entende de budget, por que não?

Já quem precisa bater de porta em porta para vender o peixe corporativo ao futuro cliente tomou junto com o boss do comercial um quartinho a mais de alucinógeno. De vendedores, agora eles são Sales Development Representative (SDR), Inside Sales (IS) ou, até mesmo, Account Manager (AM). Seria influência das start-ups ou vergonha de dizer o que realmente fazem?

Achou que o título de Chief Executive Officer não apareceria por aqui? Here it is. E nem é preciso muito esforço para entender a razão pela qual os proprietários de muitas companhias fazem uso deste artifício. Com medo de serem vistos pelos outros como os patinhos feios do CNPJ, muito trabalhador autônomo ou pequeno empresário disfarça a sua miudeza com três letras: CEO.

Conseguiu captar as semelhanças que existem entre os exemplos mencionados? Atuando como um adereço que se usa para substituir algo que não se tem, os termos americanizados passaram, neste sentido, a ornar a comunicação travada dentro do mundo dos negócios com as patologias psíquicas que os emissores das mensagens deixam pular do inconsciente por meio das palavras.

Sendo assim, diante desta onda de expressões que qualquer pessoa entende, mas que quase ninguém suporta mais ouvir, o que fazer? Em primeiro lugar, a autorreflexão sobre como anda a sua oratória dentro do ambiente de trabalho se faz necessária. Para isso, chame um amigo de confiança para conversar. Pergunte a ele se ele se incomoda com as expressões que você usa.

Em segunda colocação, perceber aspectos da cultura em que você atua profissionalmente é um parâmetro para equalizar a quantidade de vocábulos de outro idioma que poderá fazer uso. Se o seu gestor começa o dia enviando um e-mail com uma demanda que precisa ser escoada com urgência, seguida por um As Soon As Possible (ASAP), então, mete logo o inglês e não chora não.

Trazendo a medalha de bronze, outra importante dica é permitir-se sentir como está o seu nível de confiança em relação às suas atividades. Caso perceba que algum sentimento negativo está tomando conta do seu dia a dia, não remedie as suas dores com os analgésicos da língua. Em vez disso, keep calm e procure o suporte terapêutico adequado à resolução da sua dificuldade.

Por fim, se nenhuma das orientações funcionarem, talvez o seu caso seja mais hard. Se não conseguir conter o impulso de falar inglês em um período de 3 dias, marque uma consulta em um curso de idiomas de sua confiança, peça prescrição para boas aulas de conversação e tome suas doses diárias de bate-papo conforme a necessidade. O ouvido dos colegas diz: “thank you”

 

Renan Cola – psicanalista. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Marketing e Gestão Comercial pela Universidade Vila Velha (UVV), em Psicanálise pelo instituto IBCP Psicanálise e em Gestão Empresarial e Empreendedorismo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o psicanalista possui 15 anos de experiência utilizando a psicologia profunda aplicada à área de comunicação e marketing, ajudando a construir narrativas fortes de marca para empresas de todo o Brasil, dos pequenos aos grandes negócios. Ao longo da carreira, escreveu artigos para veículos comunicacionais de ampla abrangência, como: Psique, Mistérios da Mente, Estado de Minas, O Tempo, Diário do Nordeste, Novo Varejo e Administradores.

 

São Paulo é o segundo destino mais reservado por brasileiros para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, de acordo com a Booking.com

O feriado de 12 de outubro é aguardado com grande expectativa por aqueles que desejam uma pausa da rotina diária, sendo um momento perfeito para reunir amigos e familiares, desconectar-se das preocupações cotidianas e criar lembranças especiais. Em uma pesquisa recente* realizada pela Booking.com, nove em cada dez (89%) brasileiros têm como motivação para viajar a possibilidade de conseguir se dar um tempo de relaxamento, e um número parecido (86%) aproveita os dias de folga para melhorar o seu humor.

Para entender quais destinos nacionais os brasileiros irão visitar durante o feriado – e que podem ajudar naquela sensação de ânimo e bem-estar que só uma viagem é capaz de proporcionar – a plataforma realizou um levantamento de dados** e descobriu que o Rio de Janeiro é o destino doméstico mais reservados pelos turistas do país para o período. Na lista dos top 5, as capitais prevalecem, dado que o segundo lugar ficou com São Paulo, seguida por Belo Horizonte, Natal e João Pessoa.

Na análise mais recente, foram consideradas as reservas feitas na Booking.com até 03 de outubro, pelos brasileiros, em destinos de todo o país, com estadias entre 12 e 15 de outubro de 2023.

     

  


Destinos domésticos mais reservados** por viajantes brasileiros, na Booking.com, para o feriado de Nossa Senhora Aparecida:

1) Rio de Janeiro (RJ)

2) São Paulo (SP)

3) Belo Horizonte (MG)

4) Natal (RN)

5) João Pessoa (PB)

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.

**Reservas efetuadas até o dia 03 de outubro de 2023 pelos brasileiros, na Booking.com, para o período de 12 a 15 de outubro de 2023. Por se tratar de reservas para data futura, os destinos e o ranking estão sujeitos a alteração devido a cancelamentos e novas reservas.

 

Booking.com
site geral de notícias

 

Dia das crianças: a data que impulsiona o varejo no Brasil

Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças tornou-se referência no calendário do varejo no país, já que é a primeira data sazonal dos últimos meses do ano - período este que é fundamental para o setor. 

A marca dessa celebração dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho de compra no final do ano, gerando um forte impulsionamento das vendas e a oportunidade dos comércios buscarem estratégias para o melhor desenvolvimento de suas campanhas, com destaque aos seus produtos e serviços. 

De acordo com a estimativa, realizada pela Assossiação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Dia das Crianças de 2023 deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento no e-commerce, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior. 

Ainda, de acordo com a pesquisa,  a participação do e-commerce deve ultrapassar 40% das vendas, o que corrobora com a expectativa de levantamentos de mercado realizados em 2022 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor). No ano passado, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando 11,95 milhões de pedidos.

A Card tem participado ativamente desse crescimento, trazendo soluções que vão ao encontro das movimentações positivas do mercado dentro do setor, auxiliando outras empresas e consumidores a explorarem várias formas de aproveitar oportunidades no Dia das Crianças.

 

Tendência de mercado para o período

No Brasil, o Dia das Crianças se popularizou a partir de uma ação de marketing em 1955, em que, a lendária fábrica de brinquedos, Estrela,  iniciou uma campanha nacional com o nome “Semana do Bebê Robusto” e tinha o objetivo de focar no período da celebração para aumentar as vendas. Desde então, a data começou a ser comemorada e se transformou em um dos principais destaques no setor varejista, fazendo com que as empresas busquem até os dias de hoje superar seus concorrentes.

Com o passar dos anos e o aumento da demanda digital, um dos principais objetivos das  empresas neste período é se preparar para utilizarem recursos diversificados e capazes de otimizar a experiência de compra com qualidade. E aqui entra em um fator extremamente relevante: conhecer o público-alvo e também meios para a conectividade. 

Em uma data saturada de ofertas como essa, a característica estratégica que o estabelecimento deve adquirir é se destacar com a qualidade do atendimento ao cliente, já que a questão não é mais apenas sobre a alta quantidade de vendas, mas também sobre como criar experiências memoráveis que mantenham os clientes fidelizados. A dica é entender o que o cliente está buscando, qual seu perfil, buscar ouvir atentamente e ainda oferecer experiências personalizadas

Além disso, outro ponto a ser avaliado é o que o público infantojuvenil está procurando. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes abordados utilizam a internet no dia a dia com o smartphone, desse modo, é perceptível que as crianças vêm, a cada dia, se distanciando das tradicionais brincadeiras da idade, preferindo se conectar a outras opções.

A Card, que ao presenciar as oportunidades para a data, uniu sua alta tecnologia com o desejo do público infantojuvenil de consumir conteúdos de streaming e games, com os gifts cards, cartões presente que funcionam como uma recarga pré-paga para realizar compras online em lojas, plataformas de streaming, aplicativos com serviços pagos e jogos, acompanhando essa tendência. 

A partir desta análise e a conexão com as melhores formas de entregar os serviços, chega a hora das marcas mostrarem ao mercado, o forte potencial do negócio perante este período tão importante para o varejo e também construírem um relacionamento com as crianças e adolescentes.  



Rogério Albuquerque - head de produtos e marketing da Card.


Grupo Card
https://grupocard.com.br/


Otimista com a Black Friday? Confira as tendências para este ano

Pesquisa Olist mostra que 70% das lojas brasileiras esperam faturar mais em 2023 do que no ano passado; veja também as dicas da Rocket Lab e de especialistas presentes no evento ‘Mobile Growth Unlocked: Black Friday Edition’, promovido pela adtech

 

A Black Friday é um fenômeno notável para o mundo do comércio. No ano passado, as vendas totais totalizaram US 9 bilhões somente nos EUA, um aumento de 2,3% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pela Adobe Analytics. No Brasil, no entanto, a Black Friday em 2022 teve um desempenho abaixo do esperado por lojistas e e-commerce. Segundo dados da Confi Neotrust e ClearSale, a Black Friday registrou no ano passado um faturamento total de R 6,1 bilhões, uma queda de 23% ante 2021 (R 7,9 bilhões). O mercado tinha uma expectativa mais otimista, mas alguns fatores como a Copa do Mundo e diluição de vendas durante o mês impactaram uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. 

Mas em 2023 as expectativas são outras. Segundo levantamento realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o índice de confiança dos consumidores brasileiros atingiu o maior nível desde 2019, subindo 2,5 pontos até julho de 2023, enquanto para a Olist o sentimento para a data é de otimismo, já que quase 70% das lojas que pretendem vender por ocasião da Black Friday esperam faturar mais neste ano que em 2022. 

Com a aproximação de um dos mais importantes eventos anuais do varejo, a Rocket Labadtech especializada em mobile growth marketing que auxilia marcas a atingir os objetivos de crescimento de seus aplicativos por meio de publicidade em dispositivos móveis promoveu no dia 28 de setembro o Mobile Growth Unlocked: Black Friday Edition, evento presencial que aconteceu em São Paulo e contou com marcas importantes como Adobe, Natura, BETC Havas e KaBuM. 

“Atualmente, não trabalhamos mais com um dia de Black Friday, mas sim uma semana de promoções. Durante esse período, é preciso ter em mente que o ‘preço é rei’ na relação promocional com os clientes. E para que haja um bom planejamento, é necessário trabalhar também o pré-Black Friday em estratégias que tragam mais visibilidade para as marcas, como também no mix de produtos. Ainda é necessário sempre estar atento aos estoques, focar na omnicanalidade e ter atenção redobrada com o BackOffice de operação de e-commerce", aconselha Rafael Leitão, diretor de Digital Growth da BETC Havas, em sua apresentação no evento. 

Quando se fala em tendências, segundo Guilherme Basani, diretor geral da Rocket Lab no Brasil, é necessário ter em consideração alguns fatores, como:

  • Atenção ao momento de “pré-Black Friday”, pois as vendas começam antes da data, ou seja, há o momento de que antecede a compra, sendo extremamente importante para o consumidor e para quem busca aumentar suas vendas;
  • O uso de aplicativos de compras móveis está cada vez mais em alta e tende a crescer à medida que os compradores buscam conveniência. Por este motivo, os comerciantes estão trabalhando duro para melhorar as experiências de compras online por meio de dispositivos móveis;
  • Os benefícios de compras da Black Friday também podem ser excelentes aliados para aqueles que buscam aumentar as vendas, já que foi uma tendência crescente em 2021, continuou em 2022 e deve se consolidar em 2023;
  • O famoso "Buy Now Pay Later" (“Compre Agora e Pague Depois”) continua em alta. De acordo com o Adobe Analytics Insights, em 2022, os pedidos deste recurso aumentaram 85% e a receita aumentou 88% em comparação com a semana anterior. Espera-se que essa tendência continue ao longo do ano e na temporada de compras da Black Friday em 2023. 

Outro aspecto relevante a ser destacado é a diferença geracional entre os consumidores que optam por fazer compras na loja física e aqueles que preferem o ambiente online. “Na era digital, como previsto, observamos as gerações mais jovens liderando a revolução do comércio eletrônico e destacando a importância de estratégias digitais para os varejistas. Estamos testemunhando um panorama no qual a conveniência, a variedade e a experiência virtual estão moldando as decisões de compra. Por isso, os comerciantes que investem nestas estratégias estão um passo à frente dos demais”, finaliza Basani.

 

Rocket Lab
https://www.rocketlab.ai/pt


Especialista adverte para a necessidade de intensificar segurança a condomínios e residências no feriado prolongado de 12 de outubro

 Se for viajar, cuidado com as informações nas redes sociais. Isso pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas.

 

Com o aumento de casos de roubos e invasões a condomínios, especialista em segurança lista algumas dicas práticas para garantir a proteção às residências, evitando surpresas desagradáveis para quem for viajar durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida.

“Procure não passar informações da sua viagem para estranhos e tome muito cuidado com as redes sociais. Evite antecipar dados sobre a viagem na internet durante o feriado. Isso pode atrair atenção de mal-intencionados”, alerta Vinícius Freitas, diretor de Operações do Grupo GR, uma das empresas de segurança e terceirização de serviços referência no país. “Se deseja postar fotos em tempo real, fique atento à privacidade dessas informações”.

Segundo o especialista, um dos primeiros sinais percebidos pelos ladrões são as luzes acesas. Quando ficam dia e noite ligadas, dão sinal de casa vazia. “É melhor deixar as luzes apagadas ou opte por sensores que acendem ao escurecer.”

Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter ao sair do condomínio:

• Avise somente o síndico e o zelador que você vai viajar. Caso você precise deixar a chave da residência com alguém que irá ao condomínio, deixe avisado também.

• Não deixe as chaves do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode parar nas mãos de assaltantes.

• Feche todas as janelas e tranque as portas da unidade.

• Desligue o gás e verifique que todas as torneiras estejam fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.

• Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para contatos de emergência.


Síndicos em alerta

O diretor do Grupo GR recomenda para os síndicos inspecionarem os sistemas de segurança e circuito de câmera. “É importante verificar o funcionamento de tudo para garantir a segurança nesse período em que muitos apartamentos ficam vazios”.


Outras dicas para os síndicos:

• Se houver contrato com empresas de segurança, peça que as rondas sejam intensificadas nesse período.

• Fique atento ao que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia.

“São cuidados que sempre devem ser tomados, mas precisam ser intensificados nesse período de feriado prolongado. Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem”, conclui Freitas. 


Depois de subir quase 8% em 2022, Dia das Crianças terá preços mais estáveis neste ano, mostra FecomercioSP

 

Itens procurados para a data, como videogames, caíram mais de 10% entre o ano passado e agora; varejo deve subir receitas em 17%
 

Os presentes geralmente mais procurados durante o Dia das Crianças devem ficar mais acessíveis em 2023. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os produtos buscados para a data subiram apenas, em geral, 0,91% em um intervalo de um ano, o que indica estabilidade. Para se ter uma ideia, essa taxa cresceu 7,84% no mesmo período do ano passado, entre 2021 e 2022.
 
O resultado disso é que, no Estado de São Paulo, a Federação estima um crescimento de 17% de vendas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados no mês, quando comparado a outubro do ano passado.
 
Por causa da valorização do real e das dinâmicas produtivas, alguns dos itens que registraram quedas mais significativas neste ano são os computadores (11,7%) e os videogames (10,7%), dois dos produtos mais adquiridos para presentear filhos, sobrinhos, netos e demais crianças das famílias. Além desses eletrônicos, a pesquisa da Federação ainda mostra uma retração de 4,3% no preço dos aparelhos celulares.
 
Mesmo os brinquedos — que tendem a ser os mais procurados a partir do início de outubro — caíram 4,3% em um ano. Entre 2021 e 2022, o preço desses itens havia subido 20,3%, tornando a data passada uma dos mais inflacionadas dos tempos recentes.
 
Por outro lado, o livro não didático teve um aumento real de 13% no acumulado de um ano, representando o principal avanço registrado no estudo [tabela].
 



A FecomercioSP entende que o Dia das Crianças de 2023 tem tudo para ser não só um momento de comemoração das famílias, mas também dos empresários do comércio. A redução na taxa de desemprego, o aumento da renda e a estabilidade dos preços devem contribuir para um crescimento relevante das vendas.
 
No entanto, a orientação é que, em razão do porcentual elevado de inadimplentes no País, as famílias optem pela quitação das dívidas em atraso para, depois, pensar em presentear na data. Contudo, caso decidam comprar os mimos, a sugestão é que pesquisem os preços em diferentes estabelecimentos em busca de opções mais em conta.


 FecomercioSP

 

Conheça as 10 principais mudanças trabalhistas e previdenciárias

Freepik
São alterações que afetam a rotina das empresas e envolvem o eSocial, a EFD-Reinf, informações de SST, entre outras

 

As áreas trabalhista e previdenciária passam por mudanças frequentes na legislação e exigem acompanhamento constante por parte das empresas.

Neste ano, particularmente, várias regras foram alteradas e novas implementadas e os empregadores devem estar atentos ao seu cumprimento sob o risco de pagarem multas, impactando seus negócios.

Recentemente, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a cobrança da contribuição assistencial para todos os empregados, incluindo os não sindicalizados.

Para ter validade, a contribuição deve ser instituída por meio de convenção ou acordo coletivo, mas o trabalhador tem o direito de se opor à cobrança.

Caso não haja oposição por escrito, os empregadores passam a ser obrigados a descontar o valor da contribuição assistencial na folha de pagamento, com base em percentual sobre o salário definido em convenção ou acordo coletivo. 

Com a decisão do STF, as empresas devem ficar atentas e orientar os funcionários sobre o direito de oposição ou a possibilidade de desconto obrigatório na folha de salários, além de acompanhar os desdobramentos do entendimento da Corte junto ao departamento jurídico. 

Mas não foi só isso que mudou. Um levantamento feito pela Domingues e Pinho Contadores mostra as 10 principais alterações na legislação que devem mudar a rotina das empresas. Confira:


1-eSocial

A partir da competência de outubro, os empregadores passam a ser obrigados a incluir as informações relativas a processos trabalhistas no eSocial.

O prazo para o envio dos dados ao sistema é até o dia 15 do mês subsequente à data relativa à conclusão dos processos trabalhistas com trânsito em julgado, homologação de acordos e determinações judiciais.


2-Mudanças na EFD-Reinf

A EFD-Reinf, um dos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), está em processo de mudança, com a entrada dos tributos federais retidos na fonte a partir da competência setembro de 2023. Este movimento faz parte da transição da Dirf, que será extinta em 2025, para a EFD-Reinf.

O eSocial e EFD-Reinf, após sua transmissão, abastecem automaticamente a DCTFWeb, que a partir desta mudança passará a emitir guia única para o recolhimento de todos esses tributos.

Essa unificação vai exigir das empresas o alinhamento das informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias.


3-FGTS digital

A implementação do FGTS Digital está prevista para janeiro de 2024, mas o novo sistema já está operando em modo teste, disponível para os empregadores. A novidade irá substituir o Sefip na geração de guias de recolhimento da contribuição mensal ou rescisória.

Um dos pontos de atenção é a alteração do prazo de recolhimento do FGTS mensal para até o 20º dia do mês seguinte ao da competência. Mas até que a ferramenta esteja implementada, continua valendo o 7º dia do mês seguinte ao da competência.


4-Igualdade salarial

A Lei nº 14.611/2023 entrou em vigor em julho, trazendo novas regras relativas à igualdade salarial entre mulheres e homens e formas de combate à discriminação nos critérios remuneratórios por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade.

A igualdade deve ser garantida por medidas como a criação de canais específicos para denúncia, a realização de programas de diversidade e inclusão para capacitação de gestores, líderes e empregados.

Empresas com 100 empregados ou mais estão obrigadas ainda a realizar a publicação semestral de relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios.


5-Dados étnico-raciais

Desde abril, empregadores estão obrigados a incluir os dados étnico-raciais em fichas de admissão, demissão e formulários de acidente de trabalho.

Esses registros e documentos trabalhistas devem conter um campo destinado à identificação étnico-racial dos funcionários, preenchido segundo o critério da autoclassificação.


6-Combate a assédio e violência

As empresas que contam com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA) possuem uma série de obrigações a serem cumpridas.

Desde março de 2023, conforme determina a Portaria nº 4.219/2022, essas empresas devem adotar medidas para prevenção e combate ao assédio sexual e demais formas de violência no âmbito do trabalho.


7-Obrigações de SST

Desde janeiro de 2023, os empregadores estão obrigados a enviar dados de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial, sob o risco de pagarem multas.

Por meio desses eventos de SST são cumpridas obrigações referentes à emissão da CAT, elaboração e atualização do Perfil Profissiográfico Previdenciário, acompanhamento da saúde do trabalhador e informações sobre exposição do funcionário a agentes nocivos para fins de aposentadoria especial.


8-Portabilidade do vale-refeição

Publicado em agosto, o Decreto 11.678/2023 trata da portabilidade do vale-refeição e vale-alimentação relativos ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O novo modelo deve ampliar a concorrência no setor, dando mais liberdade para que os trabalhadores escolham a empresa gestora desse benefício.

O texto também estabelece obrigação de as empresas beneficiárias do PAT disporem de programas destinados a promover e monitorar a saúde e a aprimorar a segurança alimentar e nutricional de seus trabalhadores.


9-Fator Acidentário de Prevenção

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um multiplicador que incide sobre a folha de salários para custear benefícios decorrentes de acidentes de trabalho e aposentadorias especiais.

Como o FAP traz impactos no valor das contribuições previdenciárias das empresas, é importante verificar o índice atribuído pelo governo, que foi publicado em 30 de setembro.

Caso a empresa não concorde com o valor atribuído, é possível questionar e recorrer até o final de novembro.

Além disso, é importante saber que o sistema para consulta, contestação e recurso agora é feito por meio do Gov.br e não mais pela senha cadastrada na Receita Federal.


10-Informações sobre plano de saúde

Uma mudança operacional importante que está em curso diz respeito às informações sobre pagamentos efetuados a planos privados de assistência à saúde, na modalidade coletivo empresarial como benefício dos empregados, hoje feita por meio da Dirf.

Com essa declaração sendo extinta em 2024, é necessário ter atenção à nova forma de prestação das informações sobre planos de saúde, ainda a ser definida pela Receita Federal.



Silvia Pimentel
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/conheca-as-10-principais-mudancas-trabalhistas-e-previdenciarias


Como o papel do professor mudou ao longo do tempo?

Gianpaolo Dorigo, autor dos materiais de História e Filosofia do Sistema Anglo de Ensino, traz um panorama sobre a função dos docentes e as novas demandas do século XXI, tendo em vista o Dia dos Professores



A escola, tradicionalmente voltada para um ensino muito focado em conteúdo, com a utilização de métodos que privilegiam a memorização, o respeito e a disciplina vem passando por mudanças e, hoje, há a possibilidade de os estudantes assumirem protagonismo inclusive na formação crítica. O desafio da pauta atual passa por formar cidadãos capazes de fazer escolhas e agir com autonomia, interpretando e se posicionando diante das diversas informações que recebem diariamente, inclusive aquelas recebidas pelos meios digitais.

 

“A principal evolução no papel do professor está na sua transformação de enunciador de um saber especializado para a de um esclarecedor ou facilitador: por meio do diálogo, da orientação para o estudo, da organização de ações e do conhecimento multidisciplinar, sem descuidar do trato com conteúdo, espera-se que o professor desperte o interesse e mobilize os estudantes na busca pelos saberes”, explica Gianpaolo Dorigo, autor dos materiais de História e Filosofia do Sistema Anglo de Ensino.


 

Abordagens modernas na educação


Considerando que os professores não são mais vistos como “depositários do saber”, exercer a profissão exige a busca por metodologias ativas. O modelo de aulas exclusivamente expositivas, nas quais o docente fala e a turma apenas escuta, torna-se oficialmente ultrapassado e, cada vez mais, é preciso promover interação na sala.

 

Para estabelecer uma aproximação entre o cotidiano da nova geração e o universo dos saberes, o ensino personalizado e a pedagogia ativa são excelentes opções. A partir dessas técnicas, o estudante exerce um grau de autonomia em seu aprendizado, considerando suas especificidades, como interesses pessoais, facilidades e dificuldades acadêmicas, construindo novos conhecimentos. Assim, é que se traça o caminho do protagonismo estudantil.

 

Por outro lado, esse contexto também traz um risco, que é o empobrecimento dos conteúdos, caso a equipe pedagógica não saiba acompanhar e orientar cada indivíduo. “Protagonismo sem conteúdo acaba se tornando mero voluntarismo”, enfatiza Dorigo.


 

Os desafios da educação no século XXI


Além da necessidade de garantir que os estudantes participem da construção do próprio conhecimento, os professores devem verificar se os objetivos curriculares da escola estão de acordo com essa nova abordagem. A instituição de ensino, portanto, precisa entender que o seu papel é formar cidadãos críticos e aptos a interagir com as novas ferramentas e informações, e não indivíduos que simplesmente memorizem conteúdos.

 

A tecnologia, por sua vez, trouxe novos desafios aos professores, no que se refere ao rápido acesso a notícias, a documentos, a imagens e aos textos. É preciso que essa disponibilidade de dados seja aproveitada em sala de aula, tanto para a obtenção e processamento de informações, quanto para a realização de experimentos.

 

Além disso, a era digital traz mais alguns pontos de atenção, segundo Dorigo: “a avaliação da veracidade das informações obtidas em fontes digitais, bem como o risco da fetichização da tecnologia (que consiste em considerar o simples uso de equipamentos tecnológicos como um avanço pedagógico por si próprio)”. Nesse campo, os professores devem estar sempre atuando como apoio para o senso crítico dos jovens, que devem buscar fontes confiáveis e entender que toda informação exige uma interpretação individual.


 

A postura dos professores na atualidade


No geral, o profissional do Sistema Anglo aponta um cenário positivo em relação à atuação dos professores na atualidade. Eles estão desenvolvendo uma multiplicidade de experimentos pedagógicos e discussões. “As mudanças na legislação, sobretudo no Ensino Médio, e sua recepção crítica, têm sido sintomas dessa reflexão que os professores têm desenvolvido sobre o seu papel, o que por si só já é altamente favorável”, finaliza.

 


Anglo
sistemaanglo.com.br


Como lidar com uma transição de carreira não planejada?

Do Direito para Gestão de Pessoas, fundadora de empresa de serviços financeiros comenta obstáculos


Em 2022, uma pesquisa da consultoria de RH EDC Group identificou que 91% dos participantes mudaram seu propósito de vida na pandemia. Já um estudo da plataforma Online Currículo, realizado em 2023, apontou que 82% dos respondentes com idades de 16 a 24 anos e com mais de 40 anos pensam em mudar a trajetória profissional. 

Apesar dessa mudança ser um desejo comum entre homens e mulheres, mudar de área nem sempre acontece de forma planejada. Mas como identificar se é a hora certa? E depois, o que fazer para fortalecer o novo rumo profissional?

Amanda Medeiros, fundadora e diretora de Pessoas e Cultura na Facility, mudou de área pela soma de fatores: acaso, necessidade e incentivo. Formada em Direito e com experiência em contratos, morou fora do Brasil trabalhando em diferentes projetos até esgotar seus recursos, voltou ao Brasil e, hoje, é gestora de centenas de colaboradores na empresa que ajudou a fundar. Mas o caminho entre uma ponta e outra não foi fácil, e ela precisou enfrentar a insegurança e a timidez. 

“Sempre pensei em trabalhar em um lugar bonito, com alta energia e com resultados dos quais me orgulharia. Olhava para as mulheres que trabalhavam em bancos, e a minha avó Adélia, que me inspirava, e dizia: ‘um dia será você, com essas roupas elegantes, maquiada e fazendo a sua história!’. A vida seguiu seu curso, até que hoje me dei conta de que estou no ramo financeiro e me visto como elas. Tudo é possível, mas o movimento é necessário”, comenta. 

No caso dela, o movimento não foi planejado e aconteceu aos 32 anos, quando decidiu testar outras possibilidades, mesmo já tendo carreira no Direito. De volta ao Brasil, Amanda trabalhou em uma promotora de crédito digitando os contratos, fazendo a mediação entre o consumidor e os bancos. Na época, seu namorado, hoje marido Wagner Coelho, trabalhava na mesma empresa como vendedor, e começou a se destacar por seus resultados. Foi aí que decidiram empreender e fundaram a Facility. 

Com o crescimento da empresa, veio uma necessidade: parar de digitar contratos para gerir o núcleo operacional, sendo responsável por contratar, treinar, instruir e liderar. “Quem é empreendedor e começa a profissionalizar a empresa sabe que a gestão de pessoas é um dos principais fatores que impactam nos resultados. Criar uma cultura organizacional forte, promover o engajamento dos colaboradores e maximizar a produtividade da equipe é fundamental”, comenta. 

Apesar de gostar de trabalhar com pessoas, Amanda achou a transição desafiadora pois não se sentia pronta para assumir essa responsabilidade tão distante da área do Direito. “Eu tinha dúvidas se eu teria capacidade e também era tímida pra falar em público. Hoje estou em pleno desenvolvimento, mas já consigo ter uma postura diferente e me sinto uma comunicadora em evolução”, conta a profissional que inclusive é host no podcast “Elas Fazem”. 

Amanda também se inspira na executiva Karla Marques Felmanas, que deixou a formação em Moda para assumir o Grupo Cimed, mas lembra que não adianta só aceitar desafios e deixar acontecer. Por isso, a profissional continua se especializando na área, fazendo cursos e implementando novas iniciativas para os funcionários. 

Entre os projetos que desenvolveu estão o refeitório com chef de cozinha e nutricionista, o incentivo para cuidar da saúde física e mental, além do investimento em cursos, capacitações e mentorias. “Lá no começo foi bem desafiador ver que alguém precisava assumir essa liderança de pessoas, mas recebi muito apoio e incentivo, e esse ‘empurrão’ me trouxe segurança para fazer o que precisava ser feito”, finaliza.


Posts mais acessados