Comemorado em 12 de outubro, o Dia das Crianças tornou-se referência no calendário do varejo no país, já que é a primeira data sazonal dos últimos meses do ano - período este que é fundamental para o setor.
A marca dessa celebração dá ao mercado de consumo
as primeiras impressões de como será o desempenho de compra no final do ano,
gerando um forte impulsionamento das vendas e a oportunidade dos comércios
buscarem estratégias para o melhor desenvolvimento de suas campanhas, com
destaque aos seus produtos e serviços.
De acordo com a estimativa, realizada pela
Assossiação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Dia das Crianças
de 2023 deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento no e-commerce,
um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior.
Ainda, de acordo com a pesquisa, a
participação do e-commerce deve ultrapassar 40% das vendas, o que corrobora com
a expectativa de levantamentos de mercado realizados em 2022 pela CNDL
(Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção
ao Consumidor). No ano passado, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando
11,95 milhões de pedidos.
A Card tem participado ativamente desse
crescimento, trazendo soluções que vão ao encontro das movimentações positivas
do mercado dentro do setor, auxiliando outras empresas e consumidores a
explorarem várias formas de aproveitar oportunidades no Dia das Crianças.
Tendência de mercado para o
período
No Brasil, o Dia das Crianças se popularizou a
partir de uma ação de marketing em 1955, em que, a lendária fábrica de
brinquedos, Estrela, iniciou uma campanha nacional com o nome “Semana do
Bebê Robusto” e tinha o objetivo de focar no período da celebração para
aumentar as vendas. Desde então, a data começou a ser comemorada e se
transformou em um dos principais destaques no setor varejista, fazendo com que
as empresas busquem até os dias de hoje superar seus concorrentes.
Com o passar dos anos e o aumento da demanda
digital, um dos principais objetivos das empresas neste período é se
preparar para utilizarem recursos diversificados e capazes de otimizar a
experiência de compra com qualidade. E aqui entra em um fator extremamente
relevante: conhecer o público-alvo e também meios para a conectividade.
Em uma data saturada de ofertas como essa, a
característica estratégica que o estabelecimento deve adquirir é se destacar com
a qualidade do atendimento ao cliente, já que a questão não é mais apenas sobre
a alta quantidade de vendas, mas também sobre como criar experiências
memoráveis que mantenham os clientes fidelizados. A dica é entender o que o
cliente está buscando, qual seu perfil, buscar ouvir atentamente e ainda
oferecer experiências personalizadas
Além disso, outro ponto a ser avaliado é o que o
público infantojuvenil está procurando. Segundo a pesquisa TIC Kids Online
Brasil, divulgada em agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes abordados
utilizam a internet no dia a dia com o smartphone, desse modo, é perceptível
que as crianças vêm, a cada dia, se distanciando das tradicionais brincadeiras
da idade, preferindo se conectar a outras opções.
A Card, que ao presenciar as oportunidades para a
data, uniu sua alta tecnologia com o desejo do público infantojuvenil de
consumir conteúdos de streaming e games, com os gifts cards, cartões presente
que funcionam como uma recarga pré-paga para realizar compras online em lojas,
plataformas de streaming, aplicativos com serviços pagos e jogos, acompanhando
essa tendência.
A partir desta análise e a conexão com as melhores formas de entregar os serviços, chega a hora das marcas mostrarem ao mercado, o forte potencial do negócio perante este período tão importante para o varejo e também construírem um relacionamento com as crianças e adolescentes.
Rogério Albuquerque - head de produtos e marketing da Card.
Grupo Card
https://grupocard.com.br/
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