Pesquisa Olist mostra que 70% das lojas
brasileiras esperam faturar mais em 2023 do que no ano passado; veja também as
dicas da Rocket Lab e de especialistas presentes no evento ‘Mobile Growth
Unlocked: Black Friday Edition’, promovido pela adtech
A Black Friday é um fenômeno notável para o mundo do comércio. No ano passado, as vendas totais totalizaram US$ 9 bilhões somente nos EUA, um aumento de 2,3% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pela Adobe Analytics. No Brasil, no entanto, a Black Friday em 2022 teve um desempenho abaixo do esperado por lojistas e e-commerce. Segundo dados da Confi Neotrust e ClearSale, a Black Friday registrou no ano passado um faturamento total de R$ 6,1 bilhões, uma queda de 23% ante 2021 (R$ 7,9 bilhões). O mercado tinha uma expectativa mais otimista, mas alguns fatores – como a Copa do Mundo e diluição de vendas durante o mês – impactaram uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro.
Mas em 2023 as expectativas são outras. Segundo levantamento realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o índice de confiança dos consumidores brasileiros atingiu o maior nível desde 2019, subindo 2,5 pontos até julho de 2023, enquanto para a Olist o sentimento para a data é de otimismo, já que quase 70% das lojas que pretendem vender por ocasião da Black Friday esperam faturar mais neste ano que em 2022.
Com a aproximação de um dos mais importantes eventos anuais do varejo, a Rocket Lab – adtech especializada em mobile growth marketing que auxilia marcas a atingir os objetivos de crescimento de seus aplicativos por meio de publicidade em dispositivos móveis – promoveu no dia 28 de setembro o Mobile Growth Unlocked: Black Friday Edition, evento presencial que aconteceu em São Paulo e contou com marcas importantes como Adobe, Natura, BETC Havas e KaBuM.
“Atualmente, não trabalhamos mais com um dia de Black Friday, mas sim uma semana de promoções. Durante esse período, é preciso ter em mente que o ‘preço é rei’ na relação promocional com os clientes. E para que haja um bom planejamento, é necessário trabalhar também o pré-Black Friday em estratégias que tragam mais visibilidade para as marcas, como também no mix de produtos. Ainda é necessário sempre estar atento aos estoques, focar na omnicanalidade e ter atenção redobrada com o BackOffice de operação de e-commerce", aconselha Rafael Leitão, diretor de Digital Growth da BETC Havas, em sua apresentação no evento.
Quando se fala em tendências, segundo Guilherme Basani, diretor
geral da Rocket Lab no Brasil, é necessário ter em consideração alguns fatores,
como:
- Atenção ao momento de “pré-Black Friday”, pois as
vendas começam antes da data, ou seja, há o momento de que antecede a
compra, sendo extremamente importante para o consumidor e para quem busca
aumentar suas vendas;
- O uso de aplicativos de compras móveis está cada vez
mais em alta e tende a crescer à medida que os compradores buscam
conveniência. Por este motivo, os comerciantes estão trabalhando duro para
melhorar as experiências de compras online por meio de dispositivos
móveis;
- Os benefícios de compras da Black Friday também podem
ser excelentes aliados para aqueles que buscam aumentar as vendas, já que
foi uma tendência crescente em 2021, continuou em 2022 e deve se
consolidar em 2023;
- O famoso "Buy Now Pay Later" (“Compre Agora e Pague Depois”) continua em alta. De acordo com o Adobe Analytics Insights, em 2022, os pedidos deste recurso aumentaram 85% e a receita aumentou 88% em comparação com a semana anterior. Espera-se que essa tendência continue ao longo do ano e na temporada de compras da Black Friday em 2023.
Outro aspecto relevante a ser destacado é a diferença geracional
entre os consumidores que optam por fazer compras na loja física e aqueles que
preferem o ambiente online. “Na era digital, como previsto, observamos as
gerações mais jovens liderando a revolução do comércio eletrônico e destacando
a importância de estratégias digitais para os varejistas. Estamos testemunhando
um panorama no qual a conveniência,
a variedade e a experiência virtual estão moldando as decisões de compra. Por
isso, os comerciantes que investem nestas estratégias estão um passo à frente
dos demais”, finaliza Basani.
Rocket Lab
https://www.rocketlab.ai/pt
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