Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de agosto de 2023

7 ações de endomarketing para o Dia dos Pais

Lembranças, brincadeiras, Tv Corporativa e outras iniciativas podem ser importantes para engajar os colaboradores no mês dos pais

 

O engajamento entre os colaboradores nunca foi tão importante para uma empresa quanto hoje. Além de aproximar todos da companhia, garante resultados melhores, e uma das estratégias mais utilizadas para fortalecer esse meio de campo é o endomarketing. Essa estratégia reúne um conjunto de ações criadas pelas áreas de marketing, RH e comunicação interna para aproximar e, principalmente, engajar os colaboradores. 

“O endomarketing é fundamental para que os funcionários estejam comprometidos com os rumos e objetivos da organização. Principalmente quando falamos de um mercado com escassez de profissionais altamente qualificados que são disputados pelas companhias”, explica Igor Vazzoler CEO e fundador da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil. Com a proximidade do dia dos pais, o CEO separou algumas ideias de ações para serem feitas na data sazonal nas empresas. Confira:

 

1) Lembrancinhas 

Nem toda empresa tem o orçamento para fazer grandes ações, mas deixar a data passar em branco não é uma boa opção. Optar pelas lembrancinhas simples, mas de coração, faz com que os colaboradores sintam-se especiais e homenageados. 

Entre as opções, temos: Bombom acompanhado de um cartão; Carteira, necessaire masculina ou bolsas de esporte são exemplos de presentes simples que podem ser muito úteis; Kits de churrasco, ferramentas, bebidas (vinho, cerveja artesanal, café), esportes, higiene pessoal e similares para dar a todos ou, caso a empresa for muito grande, sortear entre os colaboradores; Vale presentes (perfumaria, restaurantes, cervejaria, similares) para sortear entre os colaboradores ou presentear a todos.

 

2) Visita do Pai ou dos Filhos no Trabalho 

Convidar alguns pais dos colaboradores para visitarem a empresa, conhecer o dia a dia dos filhos e interagir com os colegas é uma ação bem descontraída. 

Dependendo da cultura da empresa, pode-se até deixar que os pais tentem realizar um pouco do trabalho dos filhos, essa ação vai gerar muita integração e boas risadas.  

Quando ao contrário da ação anterior, a maioria dos pais que trabalham na organização têm filhos pequenos, a visita na empresa pode ser das crianças.Convidar os pequenos para passarem um turno do dia com os pais no trabalho é um ótimo presente para eles, que sentem saudades das crianças o tempo todo.

 

3) Mural do Carinho 

Prepare um painel na entrada da empresa com fotos dos pais com seus filhos e junto delas um envelope com uma carta escrita por eles. Ao chegar na empresa os colaboradores serão surpreendidos com a ação e terão um momento especial para marcar o dia deles. 

Adaptando para o home office: se tiver o contato dos filhos, peça uma foto e uma mensagem escrita por eles. Então coloque em um template e envie para os pais na data escolhida para a campanha por e-mail ou rede social corporativa.

 

4) Surpresa no Trabalho 

Sem que os colaboradores saibam, você pode conseguir fotos deles com seus pais, de bons momentos, que remete boas lembranças. Utilizando um template personalizado, as fotos de cada funcionário podem ser passadas na TV Corporativa. 

Imprima as fotos e coloque-as em porta-retratos, depois deixe-as na mesa de cada colaborador, proporcionando uma bela surpresa para quando eles voltarem ao trabalho. 

Adaptando para home office: esta ação pode ser realizada online, divulgando as fotos nas redes sociais da empresa ou até mesmo no grupo do whatsapp.

 

5) Recompensas Experimentais 

Nem toda homenagem precisa vir acompanhada de um presente físico. Momentos especiais ficam marcados para sempre na lembrança das pessoas e essa pode ser uma ótima oportunidade para que o colaborador guarde com carinho uma ação proporcionada pela empresa. 

Faça um Dia de beleza para os pais: Quem disse que o dia de beleza funciona apenas para as mulheres? Trazer um profissional na empresa para cuidar dos papais, ou levar os colaboradores para um barbeiro é uma ótima opção que com certeza será lembrada por muito tempo. Se couber no orçamento, uma boa opção são aquelas barbearias sofisticadas que servem até cervejas artesanais durante o tratamento.

 

6) Surpresa e brincadeiras na TV Corporativa 

Em segredo, fale com os filhos dos colaboradores papais e peça que gravem um vídeo com uma mensagem para eles. Divulgue os vídeos na TV Corporativa ou então promova um café da tarde para divulgar a ação. Com certeza vai surpreender os papais e proporcionar um momento de muita emoção e felicidade. 

Além disso, abuse da criatividade e crie jogos na TV Corporativa, como “De quem é o filho” (foto do filho do colaborador para as pessoas adivinharem quem é o pai); “Com o que meu filho trabalha” (depoimento dos pais dos colaboradores relatando no que o filho trabalha); “Recriando fotos antigas” (competição de quem recria melhor fotos antigas do colaborador com o pai ou com o filho).

 

7) Para sempre, pai! 

Lembre-se de incluir nas homenagens os pais que já não estão mais presentes, ou aqueles funcionários que perderam algum filho. A realização da campanha pode precisar de mais cautela quando esses casos são recentes, por isso é importante o cuidado e a atenção à vida dos colaboradores. 

Cuidados: Em qualquer caso, lembre-se de consultar os colaboradores antes de divulgar os conteúdos, pergunte sempre se eles querem participar da ação.

 

Progic - líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna.


5 leituras essenciais para o vestibular

 

Organize a maratona literária e prepare-se para ingressar nas maiores instituições de ensino superior do país

 

Com o segundo semestre letivo chega também o período de inscrição e realização dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Para aqueles que estão no preparo para ingressar na faculdade, vale lembrar que a Literatura é um dos pilares importantes que são cobrados nas provas.

Além disso, é válido saber que as leituras exigidas nesses exames variam de acordo com a instituição de ensino e o conteúdo literário integra a parte de “linguagens”. Prepara-se para esta época de vestibulares e iniciei a maratona de leitura! Confira uma lista com alguns dos principais livros que serão essenciais para as provas dos próximos anos: 

 

Casa VelhaLeitura obrigatória para o vestibular Unicamp 2024, 2025 e 2026

Divulgação
 Via Leitura

Único romance de Machado de Assis não publicado em vida, redescoberto por críticos e pesquisadores. Editado na revista A Estação entre 1885 e 1886, aborda temas da ascensão social por meio do casamento, narrado por um padre investigando documentos do Primeiro Reinado na casa de um falecido ministro. A história relata a fortuita paixão entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau.

(Autor: Machado de Assis | Editora: Via Leitura | Páginas: 80 | Preço: R$ 26,90 | Onde encontrarAmazon)

 


A Ilustre Casa de RamiresLeitura obrigatória para Fuvest 2025 e 2026

Divulgação
Via Leitura

Publicado em 1900, o livro é uma das mais maduras obras de Eça de Queirós. Com histórias paralelas, apresenta a trajetória ambiciosa de Gonçalo Mendes Ramires na política e a composição de uma novela histórica sobre seu antepassado Tructesindo, cavaleiro do rei D. Sancho I. Conflitos intelectuais, políticos, familiares e morais se entrelaçam, moldando este símbolo do realismo do autor e uma das mais importantes peças literárias da história portuguesa.

(Autor: Eça de Queirós | Editora: Via Leitura | Páginas: 320 | Preço: R$ 45,90 | Onde encontrarAmazon)

 


Várias HistóriasLeitura obrigatória para Fuvest 2026 

Divulgação
 Via Leitura

Esta coletânea reúne algumas das mais famosas obras de Machado de Assis, como A cartomante, Um homem célebre e Um apólogo. Muitos destes contos têm como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX e são repletos da fina ironia machadiana. Em outros, como em Viver, o autor envereda pelo fantástico, demonstrando toda a sua habilidade na construção de narrativas curtas e surpreendentes. Originalmente publicado em 1896, o livro possui 16 textos lançados na Gazeta de Notícias entre os anos de 1884 e 1891.

(Autor: Machado de Assis | Editora: Via Leitura | Páginas: 144 | Preço: R$ 3,90 | Onde encontrarAmazon)

 


Mensagem Leitura obrigatória para Fuvest 2024

Divulgação
Via Leitura

A obra é a união de 44 poemas de Fernando Pessoa, publicados em 1934, um ano antes de sua morte. O livro valoriza a cultura nacional em busca da regeneração do império, exaltando o estilo camoniano e símbolos históricos como Dom Sebastião e o Infante Dom Henrique. A primeira parte, Brasão, aborda heróis lendários e históricos. A segunda, Mar Português, relembra as aventuras do império. Por fim, O Encoberto afirma o sebastianismo, a crença no retorno do antigo rei como messias salvador. O poema O infante, que abre o livro, foi musicado por Dulce Pontes.

(Autor: Fernando Pessoa | Editora: Via Leitura | Páginas: 96 | Preço: R$ 31,90 | Onde encontrarAmazon)

 

 

Quincas Borba Leitura obrigatória para Fuvest 2024 e 2025

Divulgação
Via Leitura

Publicados como folhetim na revista A Estação entre 1886 e 1891, os textos de Quincas Borba foram compilados em um volume único pela primeira vez em 1892. Ao lado de Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, este livro faz

e do pessimismo para tecer críticas sociais. Aparências e parasitismo são os principais alvos de Machado nesta obra. O cientificismo e o positivismo de Comte, muito em voga no século 19, também não escapam da veia irônica do autor.

(Autor: Machado de Assis | Editora: Via Leitura | Páginas: 224 | Preço: R$ 35,90 | Onde encontrarAmazon)

 

Seis passos para tirar as metas do papel e atingir o sucesso


Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e uma marca do UOL EdTech, apresenta as dicas necessárias para cada etapa


Diante do cenário dinâmico, agitado e repleto de informações no ambiente digital, os profissionais e estudantes estão cada vez mais atarefados e com tempo escasso para desenvolver todas as atividades que almejam. Considerando esse contexto, o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e uma marca do UOL EdTech, produziu um passo a passo com as ferramentas necessárias para transformar as metas em realizações tangíveis. 

A marca lista cinco ferramentas que podem ajudar os estudantes a organizarem as suas rotinas. Com essas ferramentas e os seis passos abaixo, os estudantes podem aprender a não desanimar durante a jornada e atingir o sucesso desejado. 


Passo 1: Definir os objetivos 

Identifique quais são as metas que pretende alcançar. Se já tiver metas estabelecidas anteriormente, certifique-se de documentá-las. Para isso, é possível utilizar o método SMART, garantindo que elas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e tem um prazo definido. 


Passo 2: Priorizar as metas 

É natural querer abraçar muitas metas simultaneamente, mas concentrar-se naquelas que são mais relevantes aumenta as chances de sucesso. Dessa forma, é importante decidir quais metas fazem mais sentido com o momento atual.  A priorização pode ser baseada em critérios pessoais, profissionais ou relacionados ao crescimento pessoal. 


Passo 3: Dividir as metas em etapas menores 

Se alguma das metas parecer muito abrangente ou desafiadora, é essencial que elas sejam divididas em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso torna o processo mais viável e menos intimidador. À medida que cada etapa é alcançada, a motivação e o senso de progresso podem ser evidenciados. 


Passo 4: Definir prazos 

Prazos realistas para cada etapa do seu plano devem fazer parte do planejamento, isso porque a rotina diária, disponibilidade de tempo e outros compromissos devem ser levados em consideração. A definição de prazos contribui para o foco e diminui a procrastinação. 


Passo 5: Criar um plano de ação 

Assim como na rotina de estudos e trabalho, os planos devem estar presentes para atingir o êxito. Dessa forma, é importante que um plano detalhado sobre como alcançar cada etapa das metas seja elaborado, listando as ações específicas que são necessárias e identificando as estratégias práticas para implementá-las.   


Passo 6: Acompanhar o progresso 

O progresso é uma chave importante durante todo o processo, isso porque é possível visualizar a eficiência ao longo do tempo. Desse modo, é válido acompanhar o crescimento por meio de ferramentas como anotações, planilhas e aplicativos que ajudam a manter o controle das atividades relacionadas às metas. Além da clareza, verificar o progresso gera motivação e persistência. 

As dicas e o passo a passo apresentado conseguem elucidar o ponto de partida para alcançar as metas de vida, profissionais e acadêmicas. Todo o planejamento deve ser considerado com as tarefas que são efetuadas cotidianamente no mercado de trabalho, nos estudos e atividades esportivas e de entretenimento. Ainda, é necessário visualizar, com frequência, o progresso constante para permanecer com motivação e aprender a celebrar todos os tipos de conquistas. 

No blog do Passei Direto, os estudantes podem ter acesso a mais dicas, aprender como melhorar a rotina de estudos e aprimorar os conhecimentos sobre as mais diversas áreas. 

 

A revolução da biometria na experiência do consumido

Pesquisadores de IA, Neurociência e Neuromarketing revelam em livro como a tecnologia silenciosa explora expressões, reações e até o fluxo sanguíneo para moldar hábitos dos clientes


Dados biométricos, colhidos a partir de reconhecimento facial, da íris, retina, das digitais ou da voz, são analisados por softwares capazes de capturar reações do consumidor, como o tempo gasto observando um produto, as expressões faciais nesta análise, e o nível de satisfação durante a experiência em uma loja online ou aplicativo. Com a avaliação dessas respostas emocionais, é possível entender que fatores influenciam diretamente as decisões de compra. Parece coisa do futuro? Na verdade, isso já acontece e você nem percebe.

Em Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado, Luiz Moutinho, pesquisador e futurecast de Marketing, e Karla Menezes, pesquisadora em Neurociência do consumidor, detalham a revolução da biometria no modo das empresas entenderem e interagirem junto aos consumidores. No lançamento da DVS Editora, os especialistas exploram as nuances das áreas cerebrais que influenciam preferências, impulsos e comportamentos de consumo.

Grandes corporações já perceberam o valor da biometria. A Samsung, por exemplo, registrou uma patente que detalha maneiras de rastrear o fluxo de sangue do usuário e abre oportunidade para monitorizar a saúde e a forma física. Startups trabalham para desenvolver tecnologia vestível (wereable) na forma de adesivos de pele que recolhem dados biométricos e monitoram desde a frequência cardíaca até hidratação da pele, além de encaminhar, via e-mail, informações inteligentes e, se desejar, recomendações de produtos.

Moutinho e Karla apresentam técnicas neurocientíficas úteis para otimizar campanhas, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o sucesso dos negócios. O leitor terá acesso a insights sobre tendências de Brand Sense, que trabalha os sentidos, a exemplo da ciência por trás do inconfundível cheiro de carro novo, e Hipersonalização, configurada pelo uso de dados para a oferta de produtos, serviços e soluções conforme a necessidades de cada cliente.

Ao descreverem exemplos e experimentos de pesquisas reais, e demonstrar aplicações de negócios com resultados promissores, os especialistas abordam de que forma os padrões de comportamento já foram integrados à biometria para fornecer recomendações personalizadas e até mesmo exibir anúncios relevantes para um usuário específico.

Análise impactante sobre maneiras das tecnologias biométricas e neurocientíficas moldarem hábitos de consumo, Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado atesta que essa revolução já está em curso, transformando silenciosamente a comunicação e a interação das empresas com seus públicos.


Divulgação
Ficha técnica

Título: Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado
Autores:
Luiz Moutinho e Karla Menezes
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-65-5695-095-2
Páginas: 264
Preço: R$ 89,90
Onde encontrar: Amazon

 Sobre os autores

Luiz Moutinho - Futurecast de Marketing e Gestão e pesquisador de Inteligência Artificial, Biometria e Neurociência em Marketing. Professor visitante de Marketing na Suffolk Business School, University of Suffolk, Inglaterra. Professor visitante de Marketing na The Marketing School, Portugal. Professor adjunto da Faculdade de Negócios e Economia, Universidade de Pacífico Sul, Suva, Fiji. 

Karla Menezes - Mestre em Gestão Empresarial – Marketing e Comportamento do Consumidor e Doutoranda em Gestão Empresarial – Marketing e Consumo na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). Country Head da Kotler Impact em Portugal e no Brasil e pesquisadora em Neuromarketing e Neurociência do consumidor. Docente do Programa Avançado em Neuromarketing e Neurociência do Consumo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

 

DVS Editora
Instagram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Site


O impacto das pensiontechs na previdência complementar


O setor brasileiro de previdência privada apresenta números vultosos. Segundo dados da própria entidade que representa as instituições do segmento, a Abrapp, existem 2,6 milhões de participantes ativos, 881 mil em gozo do benefício e 3,7 milhões de dependentes registrados. Anualmente são pagos R$ 81,3 bilhões em benefícios. De forma geral, o montante sob gestão das entidades fechadas de previdência complementar é da ordem de R$ 1,17 trilhões, o que equivale a 12,7% do PIB nacional.

Apesar de impressionantes, esses dados poderiam ser bem melhores. O ideal é que todos os colaboradores das empresas que oferecem previdência privada complementar contribuíssem, uma vez que é o formato mais rentável do mercado. Isso porque o funcionário aporta um valor e a patrocinadora contribui com o mesmo montante. Essa seria a receita ideal para a manutenção da qualidade de vida e do poder de compra das pessoas que já cumpriram o papel produtivo e passaram a gozar de um merecido descanso.

Mas para atrair participantes em uma velocidade maior é necessário que os gestores compreendam que está na hora de modernizar seus processos, ajustar a comunicação com seus potenciais participantes, principalmente os mais jovens, aumentar sua eficiência e produtividade e é ai que soluções com IA (Inteligência Artificial) podem ajudar, e muito.

Antes de detalhar como a IA pode ajudar os fundos de pensão, vale fazer aqui uma analogia com outros segmentos onde essa tecnologia é largamente empregada. No varejo, por exemplo, soluções de monitoramento e precificação têm auxiliado gestores a definirem os melhores preços de venda, assim como datas e momentos mais adequados para a realização de ofertas e promoções.

No mercado financeiro, a IA tem papel semelhante. Antigamente as corretoras precisavam de um batalhão de analistas para avaliarem centenas ou milhares de fundos, ações e outros ativos com a finalidade de montar uma carteira rentável para seus investidores. Um trabalho demorado e, por essa razão, nem sempre eficiente como se desejava. Pois bem, a IA consegue fazer essa análise em poucos segundos e ainda sugerir as melhores combinações de ativos para um portfólio respeitando-se o perfil de cada cliente, ou seja, soluções mais customizadas com olhar no cliente.

Em ambos os exemplos, o cliente fica satisfeito, e as empresas que adotaram a tecnologia também, porque fizeram um trabalho eficiente e lucrativo com custos exponencialmente menores do que se continuassem com métodos arcaicos. Vale ressaltar que a inteligência artificial até pode tomar certas decisões sozinhas se assim o gestor desejar, mas não é o que acontece. Normalmente ela é implantada para atender parâmetros previamente definidos e apresentar as possíveis soluções para que o gestor tome a decisão final. Seu uso não está restrito a esses dois segmentos. Hoje a IA é usada para avaliar riscos de crédito, para auxiliar na segurança cibernética, na indústria, na saúde, educação, no agronegócio em aplicativos de todos os tipos etc.

E se ela é útil para todos esses segmentos, não seria para os planos de previdência? As fundações têm uma relação longa e de confiança com seus participantes e, ao longo dos anos, vão acumulando uma imensa quantidade de dados e informações sobre seus clientes. Dados supervaliosos e úteis para estreitar a relação e comunicação entre fundação e participantes e para criação de novos produtos alinhados às necessidades desse público.

Uma das preocupações das entidades de previdência privada é com relação ao cumprimento das metas atuariais. Pois bem, da mesma forma que a inteligência artificial auxilia corretoras e gestoras a montarem carteiras rentáveis, ela pode ajudar as fundações nesta tarefa de reduzir riscos aumentando o retorno dos investimentos.

Um outro exemplo, é a chamada inteligência artificial generativa que tem a capacidade de entender a linguagem natural das pessoas, avaliar o perfil delas e gerar respostas mais precisas e contextualizadas. É como se outro ser-humano estivesse respondendo a uma determinada demanda. E melhor, esse tipo de IA sabe qual o melhor canal de comunicação a ser adotado, seja e-mail, telefone ou rede social. Ou seja, ela consegue acelerar o desenvolvimento de novos produtos com base nos interesses e necessidades dos participantes ou potenciais participantes, ajudar a fundação na gestão e lucratividade do próprio fundo e entregar aos clientes os resultados e benefícios que eles esperam.

Se gerar valor de negócio pode ser resumido a “oferecer um retorno ou impacto positivo para a empresa, produto ou cliente”, a IA não pode ser ignorada pelas entidades fechadas de previdência complementar em hipótese alguma. No entanto, é preciso expertise para implantar tais soluções. Por não ser o foco de atuação, sairia muito caro para as entidades desenvolverem essas ferramentas por conta própria. Além do tempo e do dinheiro é preciso ter capacidade para se atualizar constantemente.

E as pensiontechs exercem um papel preponderante nessa tarefa de modernizar as empresas do segmento. Focadas em tecnologia e inovação, elas podem agregar às fundações a implementação de IA nos canais e produtos digitais, trazendo ainda mais benefícios para a experiência dos participantes e ajudando a fidelizá-los ao mesmo tempo que auxiliam no aumento da eficiência operacional e na segurança dos fundos de pensão.

A vantagem das pensiontechs para os fundos de pensão está no fato de que as soluções já estão desenvolvidas e devidamente testadas. No máximo, a plataforma exigirá uma ou outra adaptação específica, já que mesmo pertencentes ao mesmo ramo, cada entidade tem suas particularidades. Ganha-se com a redução de custos, com o tempo de implantação e com a agilidade operacional. Em tempos como o atual, em que a rapidez nas decisões define o sucesso ou fracasso de uma iniciativa, contar com as soluções de uma pensiontech é o diferencial que os planos de previdência precisam para se expandirem.

 

Alexandre Teixeira - sócio e CEO da uFund


Falta de opções no transporte rodoviário impacta acesso à saúde e à educação em todo país

Abertura do mercado de longa distância é fundamental para levar mobilidade para municípios menores e regiões distantes de centros de referência médica e educacional 


O brasileiro precisa percorrer, em média, 72 quilômetros para receber atendimento médico e 150 quilômetros para fazer cirurgias e outros procedimentos, segundo levantamento feito pelo IBGE em 2020. E nesses deslocamentos, é justamente a população mais pobre a mais afetada. Pessoas cuja renda familiar é menor do que um salário-mínimo, viajam mais por razões não turísticas, por necessidade, sendo 31,1% das viagens motivadas pela busca por tratamentos médicos. A viagem de ônibus, mais do que turismo ou lazer, é uma necessidade para os moradores de regiões menores e mais afastadas do país. Muitas vezes, é uma questão de vida ou morte. 

O transporte de passageiros é um direito social que possibilita o acesso a outros direitos essenciais, como educação, saúde e lazer. É fundamental que a população brasileira, especialmente os mais pobres, tenha garantido seu direito de se movimentar entre estados e regiões para ter acesso a melhores polos de serviços públicos. Além disso, a segurança nas rodovias é ameaçada pela falta de alternativas de transporte. A única forma de acabar com o transporte clandestino, que nasceu da falta de opções baratas nas regiões mais necessitadas do país, e como fruto da baixa concorrência no setor, é permitir que mais empresas regulares atuem. Isso reduziria o número de vítimas de acidentes das empresas que hoje atuam na ilegalidade, salvando vidas e melhorando a segurança das vias para todos. 

Por isso, permitir a atuação de novas empresas de ônibus, com novas rotas, horários e preços mais acessíveis é de extrema importância para a qualidade de vida das populações dessas regiões. “Seja para ir em busca de tratamento médico, para estudar, visitar a família ou passear pelo país, o transporte rodoviário é o que está mais próximo e acessível ao bolso e à realidade da população”, defende Edson Lopes, diretor-geral da Flixbus Brasil. 

“Quanto mais empresas atuarem no transporte interestadual do Brasil, essas regiões terão mais opções tanto em qualidade quanto em preço pago nos deslocamentos de longa distância. A falta de concorrência no setor impacta a saúde, a educação, a vida dos moradores de regiões menores e mais distantes diretamente”, complementa. 

No entanto, o setor transporte rodoviário interestadual (TRIP) vive um momento complexo. O processo de abertura do mercado de longa distância, iniciado em 2014 exatamente para trazer mais concorrência com aumento nas opções e diminuição no preço das passagens, está emperrado. Nas últimas semanas, a conversa ganhou novos capítulos, com a reabertura da Audiência Pública 006/2022 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para implementação das novas regras do setor. Para Lopes, “o processo de aumento do número de empresas levaria o acesso a serviços de saúde e educação para uma grande parte da população com custo menor, já que mais concorrentes, menores tarifas. Estamos falando de uma população com menor poder aquisitivo.  Baratear o custo do deslocamento é fundamental para inclusão das pessoas no sistema de mobilidade no país. O impacto social e econômico de uma abertura no mercado de transporte de ônibus é imensurável”, complementa. 

Na direção contrária da expectativa do mercado e da sociedade, a mais nova versão da minuta da ANTT acabou por desconfigurar os avanços tão aguardados. Para quem esperava regras que facilitassem a expansão do setor, a versão em discussão traz mais barreiras para a entrada de novas empresas, para aumento de horários e redução dos preços.  

Na opinião do diretor-geral da FlixBus Brasil, a ANTT não está considerando os efeitos colaterais (como o maior acesso a serviços de educação e saúde) e o impacto econômico positivo da entrada de novas empresas. “Teremos também a geração de mais postos de trabalho, acesso a um maior número de cidades, incentivando, inclusive, as economias regionais – ponto essencial em um país tão extenso quanto o Brasil", destaca Lopes. “A falta de competitividade do mercado só reforça o desperdício de oportunidades para o setor, o que beneficiaria muito mais pessoas em suas rotinas de trabalho, no acesso à saúde e em outras frentes”, finaliza.  

 

FlixBus Brasil
www.flixbus.com.br


Como montar um estúdio de unhas: custos e o que se tem que levar em conta para ter sucess

Natassia Chamelete, especialista na área e proprietária do NC Nails Studio, criou dicas essenciais para quem quer empreender nessa área


Um estúdio de unhas, também conhecido como salão de beleza ou esmalteria, é um negócio especializado em serviços de manicure e pedicure. Esses estabelecimentos oferecem uma variedade de tratamentos e serviços relacionados às unhas, como blindagem em gel, lixamento, esmaltação, alongamentos, nail art e tratamentos de cuidados com as mãos e pés. Na NC Nails Studio, centro de unhas localizado na Zona Norte de São Paulo, as especialidades são: Alongamento de Unhas com foco na naturalidade e blindagem em gel. 

Com 4 anos já, o estúdio é um negócio consolidado na região e que tem planos de abertura de franquias em breve. "Consegui desmistificar que um salão especializado em unhas não dá lucro e não pode ter sucesso. Por isso criei essas dicas aqui de como observar os custos gerais de um centro de unhas e como fazer para obter resultados positivos em menos tempo", aponta a empresária Natássia Chamelete.

 

Confira abaixo os custos gerais do negócio: 

  • Aluguel ou hipoteca do espaço: O custo do aluguel ou da hipoteca do local onde o centro de unhas está localizado é um dos principais gastos fixos. O valor pode variar dependendo da localização e do tamanho do espaço.
  • Equipamentos e mobiliário: Um estúdio de unhas requer cadeiras de manicure, mesas, cabines, motor para lixamento, autoclave, ferramentas e produtos de qualidade. Investir em equipamentos e mobiliário de alta qualidade pode ser importante para oferecer um serviço de excelência aos clientes.
  • Suprimentos e produtos: Os custos dos produtos e suprimentos necessários para os serviços de nail design, manicure e pedicure podem incluir , gel, preparadores, top coat, fibra, esmaltes, removedores, algodão, lixas, cremes e outros produtos de cuidados com as unhas. Lembrando sempre de dar preferência para produtos que tenham autorização da anvisa
  • Mão de obra: A comissão dos profissionais de beleza que trabalham no centro de unhas são um dos principais custos operacionais. Isso inclui manicures, pedicures, esteticistas e outros funcionários.
  • Marketing e publicidade: Para atrair clientes, é essencial investir em marketing e publicidade. Isso pode incluir criação de materiais promocionais, anúncios em mídias locais, presença nas redes sociais e promoções especiais.
  • Licenças e seguros: É importante obter as licenças necessárias para operar legalmente um centro de unhas, e também é aconselhável ter um seguro para proteger o negócio contra eventuais problemas ou reivindicações.

 

Lucros gerais: 

Os lucros de um centro de unhas dependem de vários fatores, como a localização do negócio, a qualidade dos serviços oferecidos, a reputação da empresa e a demanda dos clientes. Alguns fatores podem afetar os lucros, tais como: 

  • Preços competitivos: Estabelecer preços competitivos pode atrair mais clientes, mas é importante garantir que os preços ainda cubram os custos e garantam uma margem de lucro razoável.
  • Volume de clientes: Quanto mais clientes o centro de unhas atender regularmente, maior será a receita. Portanto, é importante manter a base de clientes e atrair novos clientes.
  • Serviços adicionais: Oferecer serviços adicionais ou tratamentos especiais pode aumentar a receita média por cliente.
  • Retenção de clientes: Fidelizar os clientes existentes é mais econômico do que atrair novos clientes. Oferecer um excelente atendimento e qualidade nos serviços pode contribuir para a fidelização.
  • Ofereça serviços de qualidade: A qualidade dos serviços é fundamental para atrair e reter clientes. Certifique-se de que sua equipe seja composta por profissionais qualificados e experientes. Use produtos de alta qualidade e mantenha-se atualizado com as tendências e técnicas mais recentes no campo da manicure e pedicure.
  • Crie uma atmosfera agradável: O ambiente do centro de unhas deve ser convidativo e relaxante. Invista na decoração do espaço, crie uma atmosfera agradável e ofereça comodidades adicionais, como música suave, bebidas ou revistas, para tornar a experiência do cliente mais agradável.
  • Parcerias e eventos locais: Considere fazer parcerias com outros negócios locais, como salões de cabelo, spas ou academias, para promover seus serviços. Além disso, participe de eventos comunitários ou de caridade para aumentar a visibilidade do seu centro de unhas.
  • Gestão financeira eficiente: Gerencie cuidadosamente as finanças do negócio, mantendo controle dos custos, despesas e receitas. Tenha um plano de negócios sólido e estabeleça metas financeiras realistas.
  • Treinamento contínuo: Mantenha sua equipe atualizada com treinamentos e workshops regulares para que possam aprimorar suas habilidades e acompanhar as tendências da indústria.
  • Feedback dos clientes: Peça feedback regularmente aos clientes para entender suas necessidades e expectativas. Use as informações recebidas para melhorar seus serviços e aprimorar a experiência do cliente. 

"É importante lembrar que o sucesso de um Studio de unhas também está vinculado à qualidade dos serviços prestados, à satisfação do cliente e à capacidade de acompanhar as tendências e necessidades do mercado de beleza. Somos um dos poucos salões que utilizam a cabine de alongamento certificada pelo Inmetro por exemplo, o que dá muito mais segurança pro cliente. Tudo isso gera em um negócio de sucesso", finaliza a proprietária do NC Nails Studio.

 

Dia dos Pais aquece o varejo com expectativa de R$ 27 bilhões

O setor de Vestuário lidera a lista de presentes mais procurados, representando 52% das intenções de compra, seguido por Perfumes, Calçados e Acessórios e outros itens

 

O Dia dos Pais está chegando, e a expectativa é que a data comemorativa movimente expressivos R$ 27 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O setor de Vestuário lidera a lista de presentes mais procurados, representando 52% das intenções de compra, seguido por Perfumes, Calçados e Acessórios.

 

Dicas para aumentar as vendas nesse período

Em meio a essa movimentação positiva, é importante que os empresários se preparem para aproveitar ao máximo as oportunidades e enfrentar os desafios. Segundo André Minucci, mentor de empresários, o primeiro passo é identificar o perfil do cliente. Compreender as preferências e necessidades dos consumidores permitirá uma melhor adaptação das ofertas e estratégias de vendas.

“Para se destacar no mercado durante o Dia dos Pais, a criação de ofertas atrativas é essencial. Descontos especiais, brindes exclusivos ou pacotes promocionais podem ser opções interessantes para conquistar o público”, diz. Além disso, Minucci destaca a importância de construir uma campanha visual de impacto, que atraia a atenção dos clientes e transmita a mensagem da marca de forma eficaz. 

“A presença digital é cada vez mais relevante no cenário de vendas, e o e-commerce tornou-se um canal imprescindível para alcançar um maior número de consumidores”, complementa André. Divulgar a campanha no ambiente online da empresa é fundamental para alcançar o público que prefere realizar suas compras de forma virtual.

Outro ponto crucial é preparar a equipe de vendas para oferecer um atendimento diferenciado. O treinamento de vendas é uma etapa indispensável para que os vendedores saibam se conectar com os clientes, gerar confiança e conduzir as negociações de maneira eficiente. Dessa forma, os consumidores se sentirão mais seguros ao efetuar suas compras e estarão mais propensos a fechar negócio.

 

Reforma tributária preocupa setor  

Apesar do otimismo em relação às vendas no Dia dos Pais, o setor enfrenta uma preocupação com a reforma tributária, atualmente em análise no Senado Federal. As mudanças na legislação podem impactar os negócios, e é importante que as empresas estejam preparadas para se adaptar a possíveis alterações no cenário fiscal. 

“Com as estratégias adequadas e o foco no atendimento ao cliente, o Dia dos Pais promete ser uma data promissora para o varejo brasileiro. Aproveitar as oportunidades e superar os desafios serão os diferenciais para que as empresas alcancem sucesso nas vendas e fortaleçam suas posições no mercado”, diz. Ao unir a dedicação às demandas dos clientes com a capacidade de adaptação frente aos desafios do mercado, as empresas poderão colher frutos expressivos nessa data tão especial e fortalecer a sua posição no cenário do varejo nacional.

 

minuccirp.com.br
Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci


Posts mais acessados