Os clientes são responsáveis por boa parte de um negócio funcionar (Créditos: Unsplash)
99%
dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a
experiência de atendimento
Quando uma empresa entende a importância do cliente, ela tem grandes chances de tornar o seu negócio referência no mercado. Uma das principais formas de uma marca se tornar promissora é o atendimento que proporciona ao consumidor, que pode ser um diferencial diante de outras empresas, mesmo parecendo óbvio muitas marcas de pequeno, médio e grande porte não oferecem esse suporte e os clientes acabam ficando de lado. É necessário um atendimento personalizado e que ofereça ao consumidor uma experiência única.
No dia
15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, a palavra consumidor ou cliente
tem como significado o indivíduo que contrata serviços ou adquire
mercadorias mediante pagamento; conhecido também como comprador, freguês.
A pesquisa anual da Zendesk (empresa de desenvolvimento de software Dinamarquesa) mostrou que mais de dois terços dos consumidores brasileiros (82%) relatam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem.
“Quando falamos do tópico clientes entendemos que eles são a base para um negócio prosperar, eles merecem um bom atendimento, pois auxiliam para entender a forma pela qual a empresa anda entregando e se desempenhando na entrega de um serviço e/ou produto. Na Solutudo, investimos no auxílio para que os empreendedores otimizem e proporcionem o melhor atendimento para os seus clientes, e mesmo eles sendo a última etapa do processo precisam se sentir acolhidos em toda a jornada de compra. Esse contato pode ser feito através das redes sociais e pesquisas de mercado”, afirma o Rafael Régis Somera, Co-fundador da Solutudo.
Se tratando de micro e pequenas empresas, a relação entre marca e consumidor pode ser desenvolvida de uma forma até mais personalizada, trazendo uma fidelização e por consequência uma expansão de clientes pela preservação de um bom atendimento. Uma outra pesquisa da Zendesk mostrou que 99% dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a experiência de atendimento.
Neste sentido, o
empresário Adriano Caglione que atua há mais de 30 anos no mercado percebeu que
precisava adaptar a forma de se relacionar com o cliente, e acompanhar os
avanços tecnológicos. Ele conheceu a importância do mundo digital e que isso
traria mais benefícios e expansão na sua rede de clientes, utilizando o
WhatsApp como um dos seus principais canais de comunicação. “Comecei a divulgar
o meu negócio na rádio. Hoje é diferente, reconheço que preciso aparecer no
mundo digital. Hoje a internet representa mais de 60% de busca pelo meu negócio”,
afirma Adriano Caglione, empresário e cliente da Solutudo.
Quando
se trata de otimização de tempo, quase metade dos consumidores estão procurando
canais de atendimento que se mostrem prestativos, compreensivos e ágeis. Em
contrapartida, muitos negócios no Brasil ainda precisam reformular sua visão do
serviço ao cliente, entendendo que não se trata apenas do interesse pelo tópico
dinheiro mas da experiência e suporte oferecidos.
“Sempre
auxiliamos as empresas a fortalecerem suas identidades para que os clientes as
conheçam através de estratégias de comunicação eficientes e personalizadas. As
principais referências para uma empresa funcionar são os clientes, estes que
precisam vivenciar boas experiências para se tornarem fiéis consumidores de uma
marca”, afirma o Co- fundador da Solutudo”, Rafael Régis Somera
Solutudo
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