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domingo, 18 de dezembro de 2022

uCondo dá 5 dicas para festas de fim de ano em condomínio e um dezembro mais leve entre vizinhos

Fazer previsão orçamentária de decoração, antecipar reservas de espaços e estabelecer regras quanto a barulho e limpeza são algumas dicas de gestão condominial para o período


As festas de fim de ano estão chegando e, para quem mora em condomínio, esse pode ser um período estressante se não for bem planejado. Afinal, uma boa convivência depende do cumprimento de combinados, e se eles não existem ou não são lembrados, como fica? A uCondo, plataforma completa para gestão de condomínios, dá cinco dicas que vão facilitar o relacionamento entre moradores e colaboradores nesse período para ajudar no planejamento de dezembro. Confira:

1) fazer previsão orçamentária de decoração, 2) organizar o plantão de fim de ano, 3) antecipar reservas de espaços, 4) estabelecer regras quanto a barulho e limpeza e 5) realizar uma confraternização coletiva.

Os condomínios que usam o sistema da uCondo já têm todas as ferramentas para esse planejamento. Na plataforma é possível fazer gestão financeira, agendar reuniões, votar em enquetes, enviar e receber avisos, entre tantas outras funcionalidades disponíveis para moradores, síndicos e administradoras – com relatórios gerados em tempo real.

“A digitalização da gestão de condomínios traz mais agilidade aos processos e qualidade de vida aos moradores. A uCondo é uma solução inovadora nesse setor, com uma plataforma intuitiva e preço que cabe no bolso. Ter boas festas no fim do ano passa, primeiro, pelo planejamento delas, e com certeza podemos melhorar essa experiência, evitando desentendimentos, estresse e conflitos em dias de celebração”, comenta Marcus Nobre, CEO da uCondo. 

Confira as dicas da uCondo para as festas de fim de ano em condomínio:


1) Fazer previsão orçamentária de decoração

Para deixar o ambiente do condomínio alegre e festivo serve uma bela decoração de Natal e Ano Novo. Por isso, é importante fazer uma previsão orçamentária de decoração no início do ano para que todos possam se planejar financeiramente. Gastos extras não emergenciais não são bem-vindos, especialmente em dezembro, período em que se gasta mais com presentes e confraternizações.


2) Organizar o plantão de fim de ano

Como é habitual nas celebrações de fim de ano, a maioria das pessoas tem folga do trabalho e outras trabalham em escala. Portanto, para manter os serviços de limpeza e portaria do condomínio nesse período é preciso organizar os plantões dos colaboradores com antecedência, acordando com eles e comunicando aos moradores os dias e horários da prestação de serviços.


3) Antecipar reservas de espaços

O mês de dezembro é o mais concorrido entre os moradores. As buscas por reservas da churrasqueira, salão de festas e demais espaços nas áreas comuns do condomínio sempre aumentam nessa época. Por isso, a dica é estimular a antecipação das reservas do mês, por meio de um comunicado geral, para que ninguém fique sem espaço em cima da hora.


4) Estabelecer regras quanto a barulho e limpeza

Enquanto uns festejam, outros querem sossego. Combinar um limite de volume para o som e as conversas, assim como de horário, é essencial para a boa convivência no condomínio. Nenhuma lei define um horário para o fim do barulho, mas é de senso comum o limite ser às 22h. Vale verificar com os moradores se no fim do ano esse horário pode ser “esticado” e, se gostarem da ideia, as festas podem durar mais.

Embora haja uma equipe de limpeza no condomínio, não é legal deixar os espaços comuns completamente bagunçados após uma festa privada. A dica é combinar com os moradores o recolhimento de copos, pratos, talheres e itens de decoração particulares, deixando para a equipe de limpeza apenas o que é de uso comum, como mesas e cadeiras.


5) Realizar uma confraternização coletiva

A última dica não é obrigatória, mas tem o potencial de gerar bem-estar e bom relacionamento entre os vizinhos (e também precisa estar na previsão orçamentária). A ideia é organizar uma festa do condomínio, onde todos os moradores possam se encontrar para se conhecerem pessoalmente, se divertirem e, claro, celebrarem o Natal e o ano que se aproxima. Outra opção é entregar uma lembrancinha com um cartão a todos que passarem pela portaria, com votos de boas festas e feliz ano novo.

 

uCondo

www.ucondo.com.br


Quais as perspectivas para o agronegócio em 2023?

Estudo que demonstra panorama das startups agro neste ano abrem portas para análises sobre o futuro do setor


Um dos pilares econômicos do país, o agronegócio brasileiro pode ter um novo horizonte a partir de 2023. Para estabelecer as perspectivas sobre esse futuro, é preciso entender o cenário como ele está atualmente e as expectativas dos especialistas sobre o que está por vir.

Enquanto surgem conversas sobre um agro mais sustentável para os próximos anos, com investimentos aplicados em ciência e tecnologia, há também um forte cenário de startups na área, as chamadas agtechs. 

O potencial dessas empresas inovadoras é demonstrado no levantamento Radar Agtech Brasil, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), SP Ventures e Homo Ludens, com apoio da plataforma Distrito e do Sebrae. O estudo analisou, entre outras coisas, o mercado de investimentos do setor — que apontou 2022 como o ano mais próspero da série histórica do relatório, em termos de volume.

Fernando Kunzel, sócio da  L6 Capital Partners, boutique de investimentos especializada em Fusões e Aquisições, explica as razões por trás do sucesso: “O setor agro é, historicamente, a mola propulsora da nossa economia. No ano passado, o setor representou cerca de 26% do PIB. Por si só, isso já resulta em mais crédito para a área, mas também estamos vivendo uma busca maior por soluções inovadoras, o que leva mais crédito especificamente para startups em estágio inicial”. Trata-se dos estágios de seed e pré-seed, que, segundo o estudo, são de fato os que mais receberam injeções de capital recentemente.

Outro movimento relevante do mercado está no setor de alimentos, que vem ganhando destaque e deve seguir no mesmo caminho daqui para frente. No caso das startups, as companhias que tratam desse ramo específico são chamadas de agfoodtechs.

O Radar Agtech catalogou 1703 empresas, sempre de base tecnológica, separando-as em três categorias principais fundamentadas na posição da cadeia produtiva em que atuam: antes da fazenda (14,2%), dentro (41,4%) e depois da fazenda (44,4%). A maioria, na terceira categoria, trata principalmente de soluções e tendências alimentares; ou seja, são as agfoodtechs. Elas receberam, no último ano, 85% a mais em valor de investimentos global em relação a 2020.


Tendências

“Os próximos anos parecem estar bem encaminhados em termos de investimentos”, defende Willian May, engenheiro de produção e sócio na L6 Capital. “Contudo, é preciso cuidado para sempre acompanhar todas as tendências, não apenas aquelas voltadas para um ou outro ponto da cadeia produtiva, uma vez que as necessidades, bem como o capital, podem fluir entre eles”, completa.

Enquanto o mercado brasileiro de venture capital (VC) acabou por se tornar um dos principais da América Latina, toda a região é vista como um ecossistema poderoso para o agro. As agfoodtechs também são populares de forma geral: em 2021, os investimentos em VC para essas startups atingiram US$ 15,7 bilhões na América Latina, contra US$ 4,2 bilhões em 2020.

Ainda assim, como Kunzel aponta, outras tendências estão crescendo. O Radar Agtech identificou que os mercados de Insumos Biológicos, Agfintechs, Marketplace para o agronegócio e Climatechs são destaques para os próximos anos. Todos vêm atraindo fluxos de capital do mundo todo e podem atrair ainda mais em breve.

“A verdade é que o mercado está sendo bastante agressivo no crédito para o agro, com diversos FIAGROs sendo lançados. É improvável que o mercado recue em 2023, já que a busca por inovação e tecnologia é de grande importância para o fortalecimento do agro em todas as suas etapas, e o retorno segue positivo na maioria dos casos”, conclui Kunzel.

 

L6 Capital Partners


O custo do "não à educação" para o desenvolvimento do Brasil

Ao falarmos sobre a educação no Brasil pensamos primeiro no presente, nas crianças e universitários. Mas a reflexão que proponho hoje é sobre como a falta de investimento público na educação impacta na economia e no desenvolvimento do país. Cada vez que é negligenciado o investimento na educação brasileira como um todo, as empresas são impactadas com a falta de mão de obra qualificada e com o aumento na necessidade de desenvolver as pessoas dentro das organizações. A criação de startups e novas tecnologias, que demandam um estudo técnico, também diminui, em contraponto ao trabalho informal que cresce vertiginosamente.

Com o anúncio recente do governo do bloqueio de R$ 2,4 bilhões do orçamento do MEC (Ministério da Educação) deste ano, os institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão uma perda de R$ 300 milhões (somando os cortes que já haviam tido no ano). Nas universidades federais, a soma anual até o momento é de uma perda de R$ 763 milhões, com relação ao orçamento aprovado para 2022. Esses desinvestimentos terão impacto direto nas futuras gerações que sofrerão com a falta de qualificação profissional.

Anunciar cortes nas universidades não é uma questão ideológica de “tirar dinheiro dos pesquisadores das áreas humanas”. Florianópolis é um exemplo concreto de como esse investimento faz a diferença. Conhecida como uma das cidades do “Vale do Silício Brasileiro”, Santa Catarina reúne cerca de 19 mil startups, resultado da visão de futuro de antigos governantes. Há cerca de 40 anos os professores universitários, especialmente nas áreas de Engenharias e afins, fizeram cursos no exterior. O objetivo na época era fortalecer a vocação industrial do Estado, mas os frutos colhidos foram além, com o desenvolvimento tecnológico de toda a região. Afinal, as competências básicas para criação de uma startup incluem empreendedorismo, visão de negócios e a parte de programação, a habilidade técnica que envolverá a solução.

Desta forma, ao diminuir os investimentos nas universidades agora, estamos enfraquecendo a capacidade empreendedora do país nos próximos anos, nos quais desenvolveremos menos competências técnicas nos futuros profissionais e, consequentemente, teremos um apagão de mão de obra qualificada e de skills técnicas – não só na área de humanas, mas também biológicas e exatas, incluindo programação, interpretação de dados, cyber segurança, dentre inúmeras outras possibilidades.

Atualmente, o mercado de trabalho já demonstra esse impacto especialmente na área de digitalização, na qual sobram vagas e faltam profissionais. Uma pesquisa realizada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra especialmente as novas necessidades no setor agrícola, com vagas para operador de drones, engenheiro agrônomo digital, cientista de dados e engenheiro de automação. Outra pesquisa do Senai indica que nos próximos dois anos o setor de tecnologia contratará mais de 400 mil profissionais, mas atualmente há apenas 106 mil trabalhadores capacitados.

Nas empresas, os investimentos em treinamentos técnicos são a maioria para os colaboradores de nível não gerencial, segundo o estudo “O Panorama do Treinamento no Brasil”, realizado pela Associação Brasileira de T&D (ABTD) em parceria com a Integração Escola de Negócios. A distribuição do investimento em treinamento e desenvolvimento de competências técnicas é de 47% para operação e indústria, 46% para as áreas administrativas e 43% para a equipe comercial. As porcentagens só são invertidas - com o aumento no incentivo das competências comportamentais - para a alta liderança, com 52%, e para gerentes e supervisores, com 48%.

Já estamos pagando um preço alto pelo descaso histórico de governos anteriores, que não priorizaram como deveriam a educação, e o buraco fica cada vez mais profundo, com impacto direto na mão de obra qualificada em diversas carreiras não operacionais. As empresas podem até absorver parte desse custo, mas não é o suficiente. É urgente olharmos – e cobrarmos - o comprometimento de nossos governantes com a educação. Com profissionais preparados, aliados a inteligência e criatividade do brasileiro, as possibilidades de crescimento do país serão infinitas.

 

Luís Fernando Guggenberger - executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, responsável pela coordenação das iniciativas de Inovação Aberta e Sustentável e pelo Instituto Vedacit. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Guarulhos e pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero. Sua experiência profissional é marcada pela passagem em fundações empresariais como Fundação Telefônica e Instituto Vivo, além de organizações sociais na cidade de São Paulo. Luis participa do Conselho de Governança do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, do Conselho Consultivo da GRI Brasil e do Conselho Fiscal do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial. É mentor de startups de impacto socioambiental.


Vai enfeitar a casa para as festas de final de ano? Saiba quais os cuidados que devem ser tomados com a decoração

Steck dá dicas de como arrumar a casa para as festas, sem correr riscos por causa de problemas elétricos

 

Está chegando a época mais iluminada do ano, e as luzes já estão invadindo as ruas, os shoppings e, claro, as casas. No entanto, além da beleza, o período é muito conhecido por potencializar o número de acidentes causados por uso incorreto dos enfeites elétricos. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no primeiro semestre, os registros de acidentes elétricos aumentaram de 759 para 949 ocorrências, envolvendo principalmente situações de curto-circuitos e fugas de corrente, que podem resultar em choques elétricos e até incêndios. No período de novembro a dezembro, a estimativa é de que os acidentes elétricos aumentem 8%, principalmente em residências. 

Nesse contexto, a Steck, líder no fornecimento de soluções elétricas, recomenda alguns cuidados que são fundamentais na hora de enfeitar a casa inteira e se preparar para as festividades com toda a segurança, Confira abaixo:

 

1 - Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração

Antes de começar a decoração, é recomendado chamar um profissional eletricista para fazer uma revisão geral e atestar a qualidade das instalações da casa. Pode ser que existam problemas na fiação ou pequenas manutenções que devem ser feitas, para garantir a segurança da residência. 

 

2  - Ao ir às compras, se atente à qualidade dos produtos

Se estiver tudo certo com as instalações da casa, é muito importante que o consumidor se atente à qualidade dos enfeites elétricos adquiridos pois existe uma infinidade de modelos disponíveis no mercado com as mais variadas cores e potências, por isso, é válido sempre escolher produtos que sejam certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso vai garantir a procedência do produto e que ele foi testado e aprovado. Atentar-se aos detalhes é sempre importante, por exemplo, conferir se a embalagem contém informações técnicas, como instruções de uso, potência e tensão de alimentação. 

 

3 - Vai usar materiais de anos anteriores? Certifique-se de que tudo esteja em bom estado

Caso sejam utilizados materiais de outros anos, a dica é observar se os fios elétricos estão ressecados, desencapados ou rompidos. Nesse caso, o ideal é não utilizar esse enfeite e adquirir um novo. 

 

4 -  Cuidado com as extensões

É fundamental ter cuidado com as extensões e as múltiplas ligações por tomada, na hora de fazer a decoração. Essas conexões devem ser evitadas. Isso vai impedir o aquecimento dos aparelhos. Se a sua decoração conta com mais de um pisca-pisca, a recomendação é separar cada plugue para uma tomada ou utilizar um filtro de linha. 

Outra dica importante é sempre desligar a decoração, caso não esteja em casa ou na hora de dormir. Os materiais conectados à energia estão propensos a ficar sobrecarregados, caso fiquem muito tempo ativos.

 

5 -  Redobre a atenção com as decorações externas

Outra situação muito comum e que precisa de muitos cuidados são as decorações externas, que ficarão expostas à ação da chuva, do sol e do vento. Um caso muito clássico são os pisca-piscas nas sacadas dos prédios. O contato do produto com a água da chuva ou em qualquer outro ambiente úmido pode causar um curto-circuito e até gerar consequências para a edificação. 

O ideal é utilizar luzes aptas para serem expostas externamente. Para pendurar os enfeites nas áreas externas, a dica é utilizar uma escada de madeira ou fibra de vidro com pés emborrachados, que evita a condução de energia elétrica e reduz o risco de choque. 


Transformação digital na indústria moda

O segmento de moda tem algumas particularidades que tornam o processo de definição de preços bem mais complexo do que em outros setores. Para começar, o ramo trabalha muito com o conceito de coleção. Então, boa parte dos produtos dentro dessa área de negócios tem duração limitada. O lojista trabalha com aquele produto por quatro ou seis meses, mas parte do estoque poderá nunca ser vendido porque entram outros modelos da nova coleção para a nova estação.  

Essa característica de ciclo de coleção, que também pode ser vista como validade do produto, traz algumas questões muito importantes como: quando devo começar as promoções? Quanto dar de desconto nessas promoções? Além dessas perguntas, existe a questão da grade de produtos. O setor fashion geralmente tem um número bastante grande de SKUs por causa da grade. Para quem não atua no segmento, a seguir explico sobre a grade.  

A loja tem um determinado modelo de vestido. Esse vestido pode ser comprado em diversas cores, e cada uma tem determinada quantidade de tamanhos, por exemplo, P, M, G e GG.  Por essa razão, é preciso definir preços e promoções levando em conta a característica da grade. Em certas lojas, por definição do próprio negócio, é necessário ter o mesmo preço para todas as cores ou até para todos os tamanhos. Em outras, os preços serão diferentes para aquelas cores que têm mais saída ou para alguns tamanhos. 

Como se vê, depende muito do negócio. O varejo da moda também tem bastante rotatividade na grade, justamente por trabalhar com coleções. É comum que exista alta renovação dos produtos, o que leva o setor a dois problemas. O primeiro tem relação com a definição de preços, que é constante não só para os produtos existentes, mas também para os novos. E o segundo é saber como se define o preço para um produto que nunca foi vendido antes. 

Trata-se de um ponto bastante desafiador, porque está vinculado à sazonalidade. A moda trabalha com itens que respondem muito a certas épocas do ano, geralmente ao clima. Então, um casaco terá mais saída no período outono/inverno e uma camiseta regata nas estações primavera/verão. E qual é o ponto ótimo de uma operação fashion? É você conseguir determinar rapidamente os preços dos produtos para que consiga ter o melhor ganho possível ao longo de todo o ciclo da coleção sem ficar com estoque remanescente. 

No final das contas, em geral, as lojas aplicam grandes faixas de desconto no final de coleção, justamente porque não tiveram eficiência nas vendas durante o período de vigência. Para resolver exatamente esses pontos que são a grande dor no setor fashion, recomenda-se principalmente o emprego da inteligência artificial em pricing. 

Então, primeiro na operação, dando escala e velocidade na definição dos preços, não só no início da venda da coleção, mas durante todo o ciclo de venda dela. Dessa forma atinge o ponto ótimo, que é trazer a demanda para evitar estoque remanescente e também a ruptura antes do final da temporada, ou seja, antes do planejado para aquela coleção. E, claro, tudo isso entregando margem, pois não adianta vender e não gerar resultado financeiro.  

E como é que a inteligência artificial resolve isso? É uma solução que gerencia todos os produtos do portfólio, não importa a quantidade. Ela identifica quais as variáveis afetam a venda daquele item, como clima e sazonalidade, entre outras, que poderiam também ser, por exemplo, as referências de concorrência. A IA vai entender, para cada produto, o que afeta o comportamento de venda, de demanda do item, faz estimativas de demanda, respeita os ciclos de cobertura de estoque, a validade do produto, as metas de término da coleção e determina continuamente, em tempo real, um preço que traga a demanda e responda à demanda.  

A tecnologia equaliza essas variáveis, que são as restrições do negócio; os vencimentos da coleção; os prazos da coleção e as metas de margem e volume, entre outras. Esta é a beleza da IA: conseguir entender padrões muitas vezes complexos nos dados e usá-los para gerar resultado antes mesmo de a gente ter uma queda na venda ou uma ruptura de estoque.  

Geralmente o papel do gestor é mais reativo. Ele vai perceber, com certa demora, que o estoque está se acumulando para, somente aí, começar a aplicar descontos para evitar ficar com aquele  remanescente. Assim ele acaba perdendo dinheiro, praticando desconto excessivo. Já a inteligência artificial detecta padrões, trabalha a favor do negócio, olha a empresa de forma holística e equilibra uma série de variáveis, ligadas a estoque, margem, demanda. Ela traz uma visão bastante automatizada e escalável da companhia, entregando muito resultado. 

 

Ricardo Ramos -  CEO da Precifica – precifica@nbpress.com.br 

 

Precifica

www.precifica.com.br  

Planejamento de férias também requer atualização do cartão de vacinação

Saiba quais são os imunizantes imprescindíveis para quem pretende viajar com a família para o Brasil ou para o exterior


O fim do ano está chegando e muitas famílias já estão cuidando dos preparativos para a tão sonhada viagem de férias. Seja para um roteiro nacional ou internacional, para ter a garantia de uma viagem prazerosa, o planejamento é fundamental. Para além de passagens aéreas, hospedagens, traslados, programações, é importante que os viajantes estejam com o cartão de vacinação em dia.

Como existem exigências específicas de vacinas para determinados países, ou até mesmo entre os estados brasileiros, o ideal, de acordo com o infectologista e consultor médico do Sabin Medicina Diagnóstica de Salvador, Claudilson Bastos, é que o viajante pesquise junto aos órgãos de vigilância sanitária do estado ou país de destino quais imunizantes são exigidos.

Medidas como esta, segundo o especialista, devem ser tomadas a tempo.  “Alguns estados brasileiros, assim como países do exterior, exigem a apresentação da caderneta de imunização atualizada para determinadas doenças imunopreveníveis, a fim de evitar a transmissão de enfermidades. Por isso, o ideal é tomar as vacinas com antecedência para que o organismo esteja protegido antes da viagem”, explica o médico.

Entre os imunizantes recomendados pelo Ministério da Saúde (MS) para proteção nas viagens são: gripe ou influenza; febre amarela; hepatites A e B; rotavírus, pentavalente, tétano, difteria, tríplice viral, Covid-19, poliomielite, meningite, entre outras. Cada imunizante possui seu próprio esquema vacinal. “É importante checar se a vacina possui a necessidade de uma segunda dose e qual o intervalo necessário. A Hepatite A, por exemplo, precisa de duas doses com um intervalo de um mês. Já a da febre amarela precisa ser tomada em até 10 dias antes da viagem”, explica Claudilson Bastos.

No caso de viagem internacional, o cuidado com a atualização do cartão de vacinas deve ser ainda maior. O médico destaca ainda que alguns países exigem a emissão de Certificado Internacional de Vacinação para entrada no território, como no caso da febre amarela e da Covid-19. “Viajantes que não estejam portando o certificado de vacinação exigido para o destino escolhido, correm o risco de não embarcar. Por isso, é fundamental que essa verificação seja feita previamente”, afirma. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas anualmente. Ou seja, além de proteger o turista, a vacina resguarda a população local.


Confira programas de estágio com mais de 200 vagas abertas para começar 2023 com tudo

Processos seletivos são conduzidos pela Companhia de Estágios e as oportunidades são para diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Minas Gerais e outros 

 

A Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, está conduzindo programas de estágio para algumas das maiores empresas do país, como Andrade Gutierrez, John Deere, Alcoa, UPL e Esab. Além disso, a PRIO está nos últimos dias de inscrições abertas. 

As oportunidades são voltadas a universitários de todo Brasil e diversos cursos são elegíveis. Os interessados podem se inscrever no site da Companhia de Estágios https://www.ciadeestagios.com.br/ e começar 2023 com um novo horizonte em sua vida profissional.  

 

ANDRADE GUTIERREZ

O Programa de Estágio Andrade Gutierrez 2023 busca atrair 31 talentos que sejam abertos a novas ideias, entendam e se engajem com a necessidade de mudanças, contribuindo para um futuro melhor. O Programa terá a duração de até 2 anos e contará com uma jornada de desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e temas de negócios. 

A multinacional brasileira de negócios busca estudantes do Ensino Superior com conclusão prevista para Junho ou Dezembro de 2023 nos cursos: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharias, Jornalismo, Logística, Marketing, Matemática, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia da Informação. Além disso,  precisa ter disponibilidade para atuar 30 horas semanais em São Paulo ou Belo Horizonte e ter conhecimentos em inglês ou espanhol a nível intermediário. 

O programa oferece os benefícios de Seguro de Vida, Vale-Transporte, Vale-Refeição ou Alimentação, Programa de Desenvolvimento, Possibilidade de Efetivação, Recesso Remunerado, Clube de Parcerias, Assistência Médica e Horário flexível 

Bolsa-auxílio: de R$1.900,00 até R$ 2.200,00

Prazo de inscrição: 15/01

Inscrição: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/andradegutierrez/

 

JOHN DEERE

Se você acredita no seu potencial em fazer do mundo um lugar melhor, a John Deere tem a oportunidade perfeita para você. O Programa de Estágio John Deere 2023 está com inscrições abertas para receber 17 jovens talentos motivados e apaixonados.

Para concorrer, o estudante deve ter disponibilidade para atuar em Indaiatuba (SP), ter previsão de conclusão da graduação entre junho de 2024 e dezembro de 2025, ter conhecimento em Inglês (Básico), Espanhol (Básico) e Excel são um diferencial.

Fora a bolsa auxílio, os estagiários irão receber vale-transporte, vale-refeição, Seguro de Vida, Assistência Médica e Odontológica, Desconto nos produtos da Empresa, Ônibus fretado, Recesso remunerado, Espaço para Refeição, Gympass, Horário flexível, Job Rotation e Cesta de Natal.

Bolsa-auxílio: R$1.600,00 até R$1.700,00

Prazo de inscrição: 02/01

Inscrição: https://app.ciadeestagios.com.br/vagas/19260

 

ALCOA

A líder brasileira em produtos de bauxita, alumina e alumínio, está buscando 127 jovens talentos para integrar o Programa de Estágio Alcoa 2023. Com as vagas localizadas em Alumar/MA, Belém/PA, Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Paulo/SP, os jovens terão uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional. 

Para participar do processo seletivo, basta ter previsão de formação entre junho de 24 a dezembro de 26. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão seguro de vida, plano de saúde, fretado ou vale transporte, refeitório ou vale refeição, curso de idioma e o plano exclusivo “Conta Comigo”, que oferece apoio psicológico, financeiro e jurídico.

Bolsa-auxílio: de R$1.320,00 até R$1.760,00

Prazo de inscrição: até 03/02

Inscrição: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/alcoa/

 

UPL

O Programa de Estágio UPL 2023 tem como missão identificar 11 jovens talentos que tenham pensamento inovador, que sejam protagonistas de sua história e que queiram Crescer, se Desenvolver e Evoluir, obtendo experiências únicas e transformadoras para sua trajetória profissional.

Para participar, o jovem deverá estar cursando o segundo ou terceiro ano do ensino superior, ter conhecimento do pacote Office e Inglês. Além disso, deve oferecer disponibilidade para estagiar durante dois anos em Campinas, Salto de Pirapora ou Ituverava.

Entre as vantagens de fazer parte da fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, estão os benefícios oferecidos: Seguro de Vida, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Clube de Desconto, Vale-Transporte ou Estacionamento, Vale-Alimentação, Vale-Refeição ou Refeitório, Gympass, Trilha de Desenvolvimento e Fretado. 

Bolsa-auxílio: de R$1.700 até R$2.000

Prazo de inscrição: 15/01

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/upl/

 

ESAB

A ESAB,  líder mundial na produção de equipamentos e consumíveis para soldagem e corte, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Trainee Flame. A empresa está buscando talentos para moldar o futuro da indústria mundial, conectando pessoas, produtos e tecnologia. Ao todo são 14 vagas, sendo 10 vagas para a área de engenharia e 4 vagas para a área administrativa.

Além de um crescimento profissional, o programa proporciona desenvolvimento pessoal e oferece uma série de benefícios como seguro de vida, refeição no local, vale transporte, convênio médico e convênio odontológico. 

Para participar, basta ter conclusão do curso prevista para dezembro de 2023 em cursos como Administração, Engenharia de Automação, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Materiais, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação e Controle, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica ou Engenharia Química. Fora isso, o estudante tem que ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais em Contagem/MG, e apresentar conhecimentos em Inglês.

Bolsa-auxílio: R$ 2.530,00

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/esab/

Prazo de inscrição: 07/01/2023

 

PRIO

A PRIO, indústria de óleo e gás, busca 21 novos talentos, protagonistas, obcecados por excelência e alta performance para o Programa Estágio 2023, com disponibilidade para atuar no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro/RJ.

Os interessados devem estar matriculados em um dos seguintes cursos de graduação, com previsão de formação entre dezembro/2023 e dezembro/2024: Comunicação, Relações Públicas, todas as Engenharias, Direito, Economia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Administração, Psicologia, Geologia e Geofísica.

As vagas oferecidas são para atuar na área corporativa, financeira e de operações. Entre os benefícios disponibilizados, estão vale-transporte, vale-refeição no valor de R$1.600,00, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, Programa Saúde e Bem-estar PRIO.

Bolsa-auxílio: R$ 2.500,00

Prazo de inscrição: 19/12 - Últimos dias!!

Inscrição: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/prio/

 

Companhia de Estágios

www.ciadeestagios.com.br


Especialistas dão dicas em relação ao controle de finanças para empreendedoras e executivas

Para as fundadoras do "Do It Girls Club", alguns hábitos podem ser cruciais para uma gestão financeira mais saudável e eficiente


Devido aos múltiplos papéis que as mulheres exercem no dia a dia, tanto como executivas, mães, administradoras do lar, consumidoras ou como empresárias, é fundamental que elas consigam ter um bom controle financeiro.

De acordo com Brunna Duarte, head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking e conteúdo voltada para empreendedoras e executivas, existem alguns hábitos financeiros seguidos pelas mulheres bem-sucedidas. “Primeiramente, estabeleça um orçamento anual para os gastos, definindo bem os valores de cada dívida em percentuais que mostrem o que se pode ou pretende gastar com cada centro de custos, como casa, investimentos, viagens, filhos e outras despesas. Para ser efetivamente livre, é preciso pagar as próprias contas e lidar com as despesas”, relata. 

Brunna alerta, no entanto, que isso não significa que se deva pensar em dinheiro a qualquer custo, mas ter a convicção de que a liberdade financeira trará mais possibilidades. “Finanças em dia significa poder ir aonde quiser, proporciona mudanças e permite, até mesmo, que mulheres se livrem de relacionamentos abusivos e sejam donas de suas próprias escolhas”, declara. 

Para Natália Archanjo, advogada e head comercial do Do It Girls Club, com alguns cuidados é possível aumentar os resultados e melhorar os hábitos financeiros. “As pessoas possuem o hábito de sempre pagar as contas e deixar o que sobra para a aplicação de investimentos, enquanto o ideal  é refazer os custos de modo que você consiga investir o percentual que se comprometeu”, explica.

Além disso, é importante lembrar que gastar com bens de consumo traz uma sensação de felicidade que dura muito pouco, diferente das experiências, que aumentam a felicidade por conta das memórias afetivas. “Gaste com viagens, um jantar romântico ou uma ida a um parque com os filhos e aproveite ao máximo essas vivências, valorizando cada momento”, recomenda  a head comercial.

Ainda assim, Adriana Tavares, head de Finanças e Gestão da comunidade de networking, aconselha a ter cautela e paciência na hora de realizar compras. “Se viu algo e se interessou profundamente, entre na loja, olhe e não compre. Saia e volte no dia seguinte, notando se aquele item ainda é importante. Isso ajuda a trazer uma reflexão sobre a real necessidade de uma determinada aquisição ou não,  e evita compras desnecessárias por impulso”, alerta.

Anotar os próprios gastos é uma dica antiga, porém de suma importância. “Nem sempre temos tempo ou disciplina para fazer isso, mas essa ação pode ser fundamental para nos indicar onde estão os ‘ralos’ de dinheiro, ou seja, onde se está gastando sem nenhuma necessidade”, finaliza Adriana.

 

Do It Girls Club

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Natália Archanjo - Advogada por formação com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos da Matur Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do país. Membro da comissão do Do It Now, evento de gestão responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.

Brunna Duarte - Formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.

Adriana Tavares - Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de Adriana Tavares - imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.


Manufatura inteligente: sua empresa conhece essa tendência?

Gerenciar uma empresa nunca foi uma tarefa simples. À medida em que o mercado se torna cada vez mais competitivo e globalizado, cabe às organizações buscarem por métodos que agilizem e agreguem mais eficiência em sua cadeia produtiva. Diante disso, novas tendências tecnológicas, visando contribuir com o crescimento das companhias vêm surgindo e, dentre elas, está a manufatura inteligente.

A Indústria 4.0 desencadeou a era da transformação digital no setor. Se, antes, a ideia de conciliar a mão de obra humana aos maquinários era algo distante, hoje, já é uma realidade. De acordo com o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, da Dell Technologies, realizado com líderes do mundo todo, foi mostrado que, no Brasil, 88% dos executivos acreditam que, nos próximos cinco anos, a integração entre colaboradores e máquinas será totalmente unificada.

E, é justamente sobre isso que a manufatura inteligente se aplica. O conceito se trata de um processo de revolução dos meios de produção a partir da integração de novas tecnologias, como Big Data, IOT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), entre outras. Através da sua implementação, torna-se possível melhorar os indicativos de performance, ajudando na otimização de custos de fabricação, agregando na maior agilidade nos processos, até mesmo, fornecendo dados para a identificação de demandas que impactam na prestação de um atendimento personalizado aos clientes – algo que, cada vez mais, vem sendo buscado pelo público.

Certamente, a ideia de contar com um recurso tecnológico em favor da companhia brilha aos olhos. Todavia, ainda temos um desafio a ser superado no nosso país. Se por um lado temos aqueles que entendem a importância de investir na modernização da linha de produção, por outro, ainda temos uma parte que não possui essa visão e consideram essa ação como um gasto, sem previsão de retorno.

No entanto, precisamos enfatizar que essa não é uma ação que acontece do dia para a noite, mas que demanda um conjunto de passos visando o seu sucesso. Mais do que aplicar o conceito de manufatura inteligente nas fábricas, é importante alinhar com os líderes e gestores que sua eficiência dependerá das práticas de gestão e controle operacionais, que desde já precisam estar bem instruídas.

Nessa jornada, contar com o apoio de uma ferramenta de gestão, como um ERP, é o ponto chave dessa transição. O software atua com foco em orquestrar dados e informações, a fim de apoiar na tomada de decisão a partir do fornecimento de tais indicadores – favorecendo em uma análise mais precisa. Além disso, a integração com outras tecnologias auxilia seu desempenho conjunto aos equipamentos, ajudando no fornecimento de indicadores em tempo real, bem como na identificação de prováveis gargalos operacionais.

Por sua vez, é importante destacar que todo o processo de escolha envolvendo os maquinários e ferramenta de gestão deve incluir toda a equipe. Afinal, como o processo de modernização impacta toda a empresa, é preciso reforçar a importância da participação de todos, desde a liderança até os colaboradores, de forma que estejam a par das ações decisórias para garantir o sucesso dessa transição.  

A ideia por trás do conceito da manufatura digital já faz parte do nosso cotidiano. A pandemia, por exemplo, ajudou a destacar a importância da tecnologia como meio de sobrevivência para diversos negócios. Afinal, independente de localização, segmento e porte empresarial, todos fazem parte do mesmo espectro de desenvolvimento, almejando ir ainda mais adiante.

Deste modo, torna-se primordial para as companhias buscarem e intensificarem, desde já, cada vez mais, o seu processo de modernização a fim de assegurar resultados promissores de desempenho. Mas, antes de trazer algo novo, é essencial ter a “casa em ordem”, ajustando e alinhando as ações gerenciais para operarem conjuntamente. Até porque, para existir evolução, é importante garantir a transformação.

 

 

Cristiano Silvestrin - diretor da ALFA Campinas, consultoria SAP Business One Gold Partner.

 

ALFA

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Escola de intercâmbio oferece desconto de R$ 3 mil para Londres

Promoção da SEDA Intercâmbios será válida até dia 22 de dezembro


Os presentes de Natal chegaram mais cedo este ano! Entrando no clima de celebração, a SEDA Intercâmbios, agência que já levou mais de 5 mil estudantes ao exterior, iniciou a campanha “Natal Mágico”, onde irá oferecer um desconto de R$ 3 mil em um intercâmbio em grupo para Londres, junto com outros mimos natalinos para aqueles que fecharem pacotes em qualquer outro destino em sua sede, na capital paulista, localizada na Alameda Santos, 705. Os interessados podem conferir as informações completas no link a seguir: https://lp.sedaintercambios.com.br/natal-magico-2022.

Considerada como um dos destinos mais queridos dos brasileiros, a capital inglesa é referência global em termos de educação e qualidade de vida, atraindo centenas de intercambistas do mundo inteiro por suas excelentes instituições de ensino e diversidade cultural. Apesar de ter uma das moedas mais valorizadas do mercado, a região oferece uma gama de opções de cursos de curta e longa duração a serem escolhidos conforme os objetivos de cada um – isso, fora sua localização privilegiada, que facilita viagens para todo o continente europeu por preços acessíveis.

Em meio a essa alta procura, o desconto de R$ 3 mil será ofertado até o dia 22 de dezembro para aqueles que fecharem o pacote presencialmente, independentemente se realizarem o pagamento à vista ou parcelado. Com embarque previsto para agosto de 2023, os alunos viajarão em grupo em um programa de duas semanas. “Esse tempo até o intercâmbio é essencial para que todos se planejem cuidadosamente e consigam aproveitar essa experiência memorável, sem surpresas que tragam dor de cabeça”, aponta Helicon Alvares, CEO da SEDA.

Além de Londres, a agência atende outros dez destinos muito buscados pelos estudantes, como a Irlanda, Canadá e Estados Unidos. Em qualquer outro local escolhido e fechado durante este período, os futuros intercambistas receberão panetones de presentes para aproveitarem seu Natal enquanto aguardam a data de seu embarque. Os brindes estarão disponíveis para aqueles que derem uma entrada a partir de R$ 1.500, com limite de três panetones para valores que cheguem até R$ 9 mil neste primeiro pagamento.

Quem optar por arcar com um valor acima de R$ 10 mil de entrada via financiamento, receberá uma mala para utilizar em sua viagem – válido apenas para os 15 primeiros que se encontrarem nessa situação. Cada um que adquirir algum desses destinos terá direito apenas a um dos brindes ou desconto, uma vez que não são acumulativos.

Nesta época simbólica, a campanha do Natal Mágico traz uma expectativa muito positiva. “Queremos presentear todos que fecharem um intercâmbio e ajudá-los a realizarem seus sonhos. Nossas portas estão sempre abertas para fornecer todo o apoio necessário nessa jornada que, certamente, mudará a vida de todos”, finaliza Alvares.

 

Campanha Natal Mágico

Prazo: até dia 22 de dezembro

Local: Alameda Santos, 705, Cerqueira César, São Paulo

Informações: https://lp.sedaintercambios.com.br/natal-magico-2022


Quer mudar de carreira em 2023? Considere a área de Ciência de Dados

Confira dicas para mudar de área e entrar em uma das mais promissoras da tecnologia. Muito mais do que sair de um emprego: uma mudança de rumo profissional demanda planejamento.

 

Muitas pessoas estão insatisfeitas com suas carreiras atuais. Essa é uma afirmação potencializada pela pandemia e pelo trabalho remoto/híbrido, que deixou marcas profundas nas relações de trabalho e trouxe com ela mais esgotamento, estresse e infelicidade. De acordo com o relatório The Next Great Disruption is Hybrid Work – Are We Ready?, da Microsoft Corp., 53% dos trabalhadores da América Latina – e 46% de forma – consideram uma mudança. A pesquisa sugere que é preciso reformular antigas suposições sobre formas de se trabalhar.

Os motivos que levam uma pessoa a querer mudar de carreira são diversos: falta de perspectiva no trabalho atual, busca de novos desafios profissional, desvalorização do mercado, busca da felicidade entre outros. Porém, realizar uma transição de carreira é muito mais complexo do que simplesmente enviar currículos para outras áreas, ainda mais em mercados cada vez mais competitivos. Uma das áreas mais promissoras da atualidade é a de Ciência de Dados.


Por que Ciência de Dados?

“Na ciência de dados, a busca por profissionais qualificados é cada vez mais alta, em função da crescente demanda das empresas por soluções analíticas. É importante que a pessoa que deseja transacionar a carreira para esta área esteja preparado para concorrer com muitos profissionais que estão satisfeitos com o emprego atual”, explica Arnóbio Morelix, co-fundador e CEO (Chief Executive Officer) da Sirius Educação,  faculdade de tecnologia digital avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e uma das top 100 Edtechs da América Latina em 2022 pela HolonIQ.

Alguns dados confirmam a afirmação do executivo. Segundo estudo realizado pela consultoria Bain & Company, em conjunto com a comunidade de data science brasileira Data Hackers, 74,1% dos cientistas de dados estão satisfeitos com o emprego atual e a remuneração média dos profissionais da área aumentou 40% entre os anos de 2019 e 2021.


Confira seis dicas práticas para uma transição de carreira:

 

  • Entenda os motivos da insatisfação:  

Qual o real motivo pelo qual você deseja mudar de carreira? Seria uma insatisfação por conta do cargo que ocupa ou da profissão escolhida? O problema seria a empresa? Precisa de mais flexibilidade ou de um salário maior? Este é o primeiro e um dos mais importantes passos antes da transição, já que depois dele você terá a certeza do que quer fazer. Se autoconhecer também ajuda muito nesta fase.

 

  • Pesquise a área que você quer transacionar: 

Converse com pessoas que já trabalham no segmento, faça cursos e busque experiências.  Avalie como está a oferta de vagas e as perspectivas de crescimento da profissão. Se possível, visite locais onde você possa ver profissionais da área em atuação. É importante ainda conhecer os cargos da área escolhida, já que isso pode variar de empresa para empresa, resultando em mudanças de atribuições e responsabilidades. “No caso de Ciência de Dados, é importante mapear o que terá de ser desenvolvido para fazer a migração e se questionar se você está preparado para assumir novos desafios”, completa Morelix.

 

  • Faça um planejamento financeiro:  

Atingir uma máxima potência da profissão, o que traz mais chances de melhores salários, pode levar tempo. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para garantir tranquilidade e segurança, seja para investir em cursos de especialização ou para garantir a sua sobrevivência. Se possível, providencie uma poupança para emergências durante a transição. 

 

  • Encontre relações da sua profissão antiga com a nova:  

Hoje em dia profissionais multidisciplinares são valorizados, demonstre que você é capaz de contribuir com suas experiências anteriores. Aqui novamente temos o autoconhecimento como um diferencial: você pode se destacar dos demais funcionários de uma área abusando daquilo que você faz de melhor, e que pode trazer resultados consistentes. Use a comunicação e seus pontos fortes ao seu favor.

 

  • Aprimore seu networking: 

Restabeleça ou crie contatos com pessoas da área na qual quer ingressar. “Na área de tecnologia, a interação com a comunidade faz muita diferença no crescimento da carreira.  Tendências de mercado, novas ferramentas, oportunidades e troca de conhecimento surgem a partir da relação com colegas”, acrescenta o CEO da Sirius Educação. Descubra sites, eventos, grupos, empresas, projetos e lugares que seus futuros colegas de profissão estão. Use o LinkedIn, e-mail, e outras ferramentas para demonstrar seus conhecimentos, encaminhar seu currículo e informar as empresas sobre a sua intenção de trabalhar na nova área. Headhunter e especialistas de Recursos Humanos também são bons contatos. 

 

  • Estude:  

Seja fazendo uma nova faculdade, ou cursos livres, como Fellowships, uma nova carreira demanda estudo. Também é interessante se inscrever em congressos e participar de palestras e workshops. Neste momento todo esforço realizado na direção de adquirir conhecimento e experiência será bem-vindo. “A mudança ou adição de Ciência de Dados ao currículo demanda muito empenho para adquirir novos conhecimentos. O aluno e profissional dedicado, que sempre se atualiza, tem mais chances de sucesso neste processo”, comenta Arnobio.


Transição de carreira para ciência de dados

Para os profissionais que estão buscando uma transição de carreira para tecnologia, a Sirius Educação, em parceria com o Sebrae, a maior entidade de empreendedorismo do Brasil e do continente, está com matrículas abertas para MBT (Master of Business & Technology) em Ciência de Dados e Empreendedorismo. O objetivo do curso, inédito no Brasil, é adicionar o conhecimento de ciência de dados à bagagem do aluno que possua outras expertises.

A pós-graduação terá a duração de nove meses, seguidos de 12 meses de Fellowship — que consiste em uma trilha de masterclasses, comunidade exclusiva e mentoria coletiva de carreira. Também será oferecido o programa extracurricular de Imersão no Vale do Silício, que leva o aluno para se conectar às empresas e profissionais mais inovadores do mundo no maior pólo tecnológico mundial, onde a Sirius tem um hub.

“A proposta do MBT é elevar a carreira de empreendedores, gestores e profissionais em crescimento com ciência de dados, mesmo que não tenham base técnica em programação”, complementa Morelix. 

 

Sirius Educação
www.sirius.education

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