Pesquisar no Blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Financiamento de carro entre pessoas físicas é possível? Confira dica

freepik
Especialista em análise de crédito de automóvel indica precauções a serem tomadas por aqueles que desejam adquirir um veículo a partir desse formato

 

Apesar do Brasil estar em um contexto econômico desafiador, a aquisição de um automóvel ainda faz parte da lista de sonhos dos brasileiros, sendo os modelos seminovos e usados os mais cobiçados. Segundo informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento teve um crescimento de 2,5% em vendas diárias no mês de junho em comparação a maio. Quando se trata de concretizar a compra de um carro, é válido ter em mente que há mais de uma alternativa de financiamento no mercado. 

“No momento de adquirir um veículo, as opções vão além das concessionárias. É possível também comprar um seminovo ou usado de outra pessoa física. Mas, esse processo que pode ser simples entre parentes, amigos ou vizinhos, ganha um tom maior de preocupação ao ser feito com desconhecidos. Neste caso, é importante que o interessado tome algumas precauções para evitar cair em um mau negócio”, diz Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, fintech de financiamento digital de automóvel. 

Pensando em auxiliar aqueles que pretendem aproveitar a alternativa de financiamento particular de automóvel, o executivo listou os principais fatores a serem considerados. Veja abaixo: 

 

  • Pesquisar pelo RENAVAM ou placa do veículo 

Os dados do RENAVAM ou placa do veículo não podem ser alterados e, portanto, o interessado pode encontrar todas as informações e histórico do veículo. “Para isso, basta acionar um corretor de seguros de confiança ou o Detran mais próximo”, comenta Abbud. 

 

  • Tabela FIPE  

A Tabela FIPE reúne os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional, o que pode ajudar a definir um parâmetro para as negociações. Ou seja, se o carro estiver à venda por um valor muito abaixo do padrão, é motivo para se desconfiar. 

 

  • Dê preferência a um intermediário  

Atualmente existem startups de financiamento digital de automóveis que trazem mais assertividade e garantias a esse tipo de negociação, visto que as empresas se responsabilizam por checar os dados de quem quer comprar e vender, além de intermediar todo o processo com o banco. “Diferentemente de uma concessionária, esses intermediários têm parceria com um maior número de instituições financeiras, o que aumenta as chances de aprovação da solicitação de crédito”, explica o CEO. 

 

  • Evite pagamentos antecipados 

Um golpe na compra de carros muito comum é a exigência de um pagamento antecipado para fechar o negócio. Os golpistas podem, inclusive, emitirem boletos falsos. “O ideal é pagar apenas após a assinatura do contrato de compra, evitando ao máximo qualquer parcela antecipada”, reforça Abbud. 

 

Dryve

https://www.dryve.com.br/


Jovens valorizam desenvolvimento e fazer o que gostam ao escolherem Empresa dos Sonhos do segmento de Tecnologia, segundo pesquisa da Cia de Talentos

A pesquisa Carreira dos Sonhos é realizada desde 2002 e tem como objetivo fazer um retrato do mercado de trabalho brasileiro 


Com mais de 117 mil entrevistados, a pesquisa “Carreira dos Sonhos 2022”, promovida pelo Grupo Cia de Talentos, mapeou quais são as empresas mais desejadas, em diferentes segmentos de mercado e quais são as ações mais valorizadas por eles para definirem as suas escolhas.

 

No setor de Tecnologia, a pesquisa apontou dados bastante semelhantes entre o ranking geral – que incluí jovens, média gestão e alta liderança – e o recorte contemplando apenas os jovens, para os motivos de escolha das empresas. Ambos demonstram que as ações mais valorizadas estão relacionadas a desenvolvimento (24%), fazer o que gostam (18%) e inovação (11%). 

 

“É interessante notar a importância que desenvolvimento tem para as pessoas recém-inseridas no mercado de trabalho. Elas têm o conhecimento adquirido durante a universidade, mas entendem que existem outras habilidades que precisam - e desejam - aprender. As organizações que compreendem esta necessidade e oferecem ambientes propícios para este aprendizado ganham profissionais melhor preparados para os desafios do mundo do trabalho”, afirma Danilca Galdini, Diretora de Insights do Grupo Cia de Talentos. 

Confira o ranking de Empresas dos Sonhos dos jovens que atuam ou se interessam pelo segmento de tecnologia: 

Tecnologia 

1 - Google 

2 - Microsoft 

3 - Amazon 

4 - Nubank  

5 - IBM 

6 - Apple 

7 - Ambev 

8 - Grupo Globo 

9 - Itaú Unibanco 

10 - Facebook 

A pesquisa Carreira dos Sonhos é realizada desde 2002 e tem como objetivo fazer um retrato do mercado de trabalho brasileiro, além de destacar as empresas em que jovens e profissionais da média gestão e da alta liderança sonham em trabalhar. 

 

Grupo Cia de Talentos


Entenda porque empreender no mundo da moda está em alta entre os mais jovens

De acordo com Jesué Tomé, especialista em novos empreendimentos no setor têxtil, dar início a um novo projeto é muito mais do que etiquetar um produto e colocá-lo à venda


Começar um negócio de moda pode parecer um grande desafio, mas com os recursos e as facilidades que a tecnologia oferece nos dias de hoje, alguns empreendimentos podem sair do papel com mais facilidade do que outros. Isso,  principalmente, pela possibilidade de montar uma loja virtual e divulgar os produtos nas redes sociais para milhares de consumidores. 

O sucesso de uma nova marca de roupas, por exemplo, depende unicamente das estratégias que a marca irá adotar no seu lançamento e no lançamento das coleções seguintes. Por isso, é essencial que elas sejam bem fundamentadas por profissionais que tenham experiência no mercado. 

De acordo com Jesué Tomé, empreendedor e mentor especialista em novos empreendimentos no setor têxtil, jovens empreendedores veem as marcas de roupas como uma das melhores alternativas na hora de começar um negócio. “Isso acontece porque o mercado cresceu muito nos últimos dois anos devido aos impactos causados pela pandemia. As compras on-line cresceram exponencialmente e o segmento de moda no e-commerce foi o que mais cresceu durante esse período, com uma aceleração nas vendas que só era esperada para os próximos dez anos”, revela.

Para o empreendedor, a democratização das mídias também está diretamente relacionada à escolha por esse setor. “Hoje a barreira de entrada para realizar anúncios na internet de forma fácil, simples e barata é muito baixa. Seja por meio de mídia paga ou orgânica, qualquer pessoa consegue criar conteúdo nas redes sociais para divulgar a sua loja ou sua marca, ou buscar influenciadores que se identifiquem com a proposta e divulguem a empresa em suas plataformas. São inúmeras as possibilidades para se destacar no mercado”, declara.

Jesué acredita que atrelar uma marca a influenciadores do segmento é uma das principais alternativas para estabelecer uma nova marca de moda. “É algo que muda o jogo. Quando você coloca uma pessoa que está nos holofotes vestindo sua marca, automaticamente essa empresa estará sendo notada não só pela base de fãs que segue aquele determinado influenciador, como para uma gama enorme de pessoas que podem consumir o conteúdo dessa pessoa de forma indireta”, relata. 

Ao criar uma nova marca, é imprescindível a definição de um público-alvo e um nicho de atuação. “Quem quer vender para todo mundo não consegue vender para ninguém. Além de reduzir o número de concorrentes, quando um nicho é definido a análise de mercado acontece de uma forma mais simples e o gestor irá conhecer melhor o próprio público, sendo mais seletivo e criando uma comunicação mais assertiva efetiva com seus consumidores. A escolha de um nicho e um público-alvo facilita, inclusive, a escolha por um influenciador que esteja diretamente relacionado a esse tipo de vestimenta”, pontua.

Após definir a audiência, é hora de se diferenciar das outras marcas. “Isso acontece com um planejamento robusto de posicionamento. As fotos, vídeos e as divulgações de coleções devem ter uma identidade visual que converse com a marca e com os consumidores. Não basta você fazer da sua marca e de suas redes sociais um catálogo de produtos. É preciso ter um diferencial, campanhas e algo bem elaborado. Nos dias de hoje, com um celular e pouco dinheiro existe a possibilidade de se destacar em meio a tantas novas marcas de roupa. Basta ter um planejamento coerente, que esteja alinhado aos interesses das pessoas que sua empresa quer alcançar”, revela.

O especialista alerta que diversos erros desnecessários são cometidos por empreendedores no início de uma empresa. “O principal equívoco é achar que criar uma marca de roupas é só fazer alguns produtos, etiquetar e colocar para vender. Quem está começando precisa buscar conhecimento sobre o setor para não ficar para trás logo no início. Afinal, diversos empreendedores estão estudando e se especializando na área têxtil, entrando no mercado já com estratégias diferenciadas e preparados para conquistar seu espaço. Se prepare, aposte no desenvolvimento de um website intuitivo, crie uma boa base de fornecedores confiáveis e conte com pessoas de competência, que sabem bem o que estão fazendo para estabelecer sua marca no mercado”, finaliza.

 

Jesué Tomé  - desenvolveu uma metodologia baseada em tudo que aprendeu ao longo dos mais de dez anos de experiência com sua marca. Depois de diversos caminhos percorridos, erros e acertos com a Alfa Skate® , ele entendeu o que realmente funciona e o que dá resultado no varejo têxtil. Foi depois dessa jornada que ele chegou ao método de ensino batizado de MIAPE, que tem cinco pilares fundamentais como base: mercado, identidade, audiência, produto e estratégia. O propósito é ensinar aos jovens empreendedores como colocar toda a energia no que realmente importa para lançar uma nova marca no mercado em busca de resultados efetivos. Para mais informações, acesse https://viverdemarca.com/curso-viver-de-marca ou pelo Instagram @viverdemarca e @jesuetome 


Centenário do Rádio: Eli Corrêa promove sessão solene

No dia 5 de setembro, a partir das 15 horas, no Plenário 1º de Maio, da Câmara de Vereadores de São Paulo será realizada uma solenidade que marca as comemorações pelos 100 anos do rádio no Brasil. O evento é uma iniciativa proposta pelo vereador Eli Corrêa (União) que, há mais de 50 anos, ajuda a escrever a história do veículo mais amado e versátil do Brasil. 

“Sou radialista porque um professor identificou essa vocação em mim, em uma leitura na sala de aula”, recorda o vereador. Aquele incentivo em sala de aula, fez com que, ainda na adolescência, começasse a atuar como locutor apresentando produtos em um comércio varejista.

Ao deixar Sertaneja, sua cidade natal no interior do Paraná, e mudar para Barra Bonita, interior de São Paulo, também por mediação de uma professora, Eli Corrêa começou a trabalhar em uma rádio local. 

Em 1972, decidiu por um passo mais audacioso e desembarcou na capital paulista onde iniciou a sua trajetória de sucesso. “O rádio me deu oportunidade de exercer uma vocação dada por Deus e, também, ao longo do tempo abriu portas para que pudéssemos ajudar as pessoas”, pondera Eli. “Isso reforça o valor social do rádio que, por muito tempo, foi o meio de conexão entre as pessoas nas regiões mais remotas do País”, avalia.

 

VOCAÇÃO FAMILIAR

O criador do bordão “oiii, gente”, também se consagrou como “Homem sorriso do rádio”, um reconhecimento pela forma alegre de se comunicar que alterou a forma sisuda como a comunicação era feita no rádio. Sua trajetória no rádio foi seguida pelos filhos Eli Corrêa Filho –deputado federal pelo União Brasil– e Ursula Corrêa. As netas Sophia e Luna também mantém uma relação de intimidade com o veículo.

A solenidade será, também, o momento de homenagear a grande família do rádio. Profissionais como locutores, repórteres, técnicos de som, zeladores. “Queremos homenagear tanto as vozes que fazem parte do nosso cotidiano, quanto aqueles que não são conhecidos, mas são fundamentais para o sucesso do rádio”, pondera Eli.

 

LONGEVIDADE

Para o comunicador, a magia do rádio sobreviveu ao advento da TV e da Internet. “Muitos anunciaram o fim do rádio, assim que a televisão começou no Brasil. Erraram. Nos anos 1990, nova profecia de fim, erraram novamente”, recorda o radialista. “Na verdade, o rádio se adaptou, modernizou e, na prática, tanto virou TV quanto está presente nas redes sociais”, destaca.

O deputado federal Eli Corrêa Filho, que preside a Frente Parlamentar da Radiodifusão, na Câmara Federal, destaca a versatilidade e longevidade deste meio de comunicação. “A possibilidade de ter acesso a informação, lazer, entretenimento, enquanto viaja, realiza atividades cotidianas é um diferencial do rádio”, avalia. “Por isso, o rádio chega ao seu centenário no Brasil, com fôlego para mais 100 anos”, conclui.

 

50 mil mudas de árvores nativas do cerrado serão plantadas em parques de Brasília

Iniciativa realizada em seis parques da cidade faz parte do Programa Raízes da União, da farmacêutica União Química, em parceria com o Instituto Arvoredo

 

A multinacional brasileira, União Química, para celebrar seus 85 anos de história, lançou o Programa Raízes da União que plantará 1 milhão de árvores nativas nos próximos cinco anos nos estados onde a companhia possui unidades fabris. Em São Paulo, a região escolhida é a Serra da Cantareira, em Minas Gerais é a Serra da Mantiqueira e no Distrito Federal a companhia escolheu seis parques da cidade para receber o plantio de 50 mil mudas de espécies nativas do bioma cerrado.

Parque Ecológico do Riacho Fundo I -- Imagem: Tony Winston/Agência Brasília.

O Brasil é o país com maior quantidade de água potável no mundo. No bioma cerrado ficam localizados os maiores reservatórios dessas águas que contam com três aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucaia -- são 191 mil nascentes na região que levam água para oito das 12 bacias hidrográficas brasileiras que abastecem estados como São Paulo e Minas Gerais. Já a região do Distrito Federal sofre há anos com a ação de grileiros e invasões, o que coloca o meio ambiente e a água do entorno em risco e degradação constante. Outro impacto negativo é a aprovação do Projeto de Lei nº 2776, pelo Senado Federal, que reduz em 40% a Floresta Nacional de Brasília, o que tende a gerar um enorme desmatamento em grandes áreas do bioma. 

Diante deste cenário, a União Química se uniu ao Instituto Arvoredo em uma parceria que visa realizar o plantio das 50 mil mudas em Brasília (DF), por meio do programa de sustentabilidade da farmacêutica. A entidade parceira da companhia na região brasiliense é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e nasceu durante a crise hídrica na capital federal. 

“Como é possível Brasília, no centro da maior fonte de água do mundo, sofrer uma crise hídrica? Essa situação nos ligou um alerta da necessidade de combater o desmatamento e a iniciar uma forte mobilização para a preservação das nascentes. Nossa luta começou em 2016 e não tem data para terminar. Mas com certeza temos maiores chances de vencer se pudermos contar com iniciativas que visam cuidar do meio ambiente em que vivemos, como o Programa Raízes da União”, explica o CEO da Arvoredo, Lúcio Lima. 

Ele reforça que apenas quando todos os elos da sociedade trabalharem juntos conseguiremos restaurar aquilo que foi destruído. “A União Química é um exemplo a ser seguido no cuidado e respeito com o planeta e com a vida”, ressalta. 

Os parques de Brasília que receberão as mudas são: Refúgio de Vida Silvestre Gatumé (Samambaia Sul); Parque Ecológico Três Meninas (Samambaia Norte); Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga); Parque Ecológico do Riacho Fundo (Riacho Fundo I); Parque Ecológico do Recanto das Emas (Recanto das Emas); e Área de Relevante Interesse Ecológico da Granja do Ipê (Núcleo Bandeirante).

Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga). Imagem: IBRAM/GDF


O plantio acontecerá nos meses mais chuvosos do ano, começando em novembro e seguindo até março de 2023 e o Instituto Arvoredo irá preparar a terra, acompanhar o crescimento das mudas, zelar pela segurança delas, mas, para o plantio, a população que mora ao redor dos parques será convidada para ajudar e, nessa oportunidade a organização em parceria com a farmacêutica trabalharão também a conscientização da sociedade sobre a importância das árvores para a sobrevivência de todos.

Viveiro de mudas de árvores do Instituto Arvoredo. Imagem: Divulgação 


“Quanto mais nos aprofundamos no tema de sustentabilidade maior nossa consciência e preocupação com o planeta que iremos deixar para as gerações futuras. E poder contribuir e fazer a diferença através de um programa que foi elaborado de forma segura, e abraçado com muito carinho por todos os colaboradores da União Química nos faz acreditar que a mudança que precisamos está nas nossas mãos, o importante é começar e continuar”, enfatiza o presidente da União Química, Fernando de Castro Marques. 

A atuação do programa Raízes da União na capital federal irá beneficiar milhões de pessoas, dentro e fora do Distrito Federal. E para a população local, além de auxiliar no cuidado com as águas, há a vantagem proporcionar mais espaços arborizados que contribuem para a melhora da qualidade do ar e criação de espaços com sombras, uma vez que parte dos locais escolhidos para os plantios são abertos ao público. 

“A restauração ecológica não é apenas plantar árvores, é conhecer o bioma, a região, a vegetação, as pessoas, são diversas variáveis que tornam o plantio viável. Esse é um dos desafios do programa Raízes da União, por isso ter parceiros com experiência e conhecimento, como Instituto Arvoredo, é essencial para o sucesso do nosso programa”, finaliza o presidente da União Química.

 

União Química
Facebook, Instagram, LinkedIn


Movida, Nissan, SIM e Zletric lançam rota de carregadores rápidos para carros elétricos interligando a região S


Carregador Elétrico na Rota Sul
Divulgação

Para contribuir com a eletrificação do país, quatro empresas de peso se uniram e lançam hoje a Rota Sul, primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as capitais e cidades importantes da Região Sul. No projeto, que é uma parceria entre a Movida, a Nissan, a Rede de Postos SIM e a Zletric, serão instalados, no total, nove pontos com carregadores. 

A Rota Sul vai oferecer soluções de recarga com conveniência e segurança nas rodovias, já que todos os equipamentos ficarão dentro de postos de gasolina da Rede SIM, para que o usuário do veículo elétrico consiga viajar sem se preocupar. 

“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, diz Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa que nasceu em 2019 com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos no Brasil e lançou, no mesmo ano, o conceito inédito de redes de carregamento.  

Serão cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas. No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Laguna, em Santa Catarina, também contará com um eletroposto. Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC). 

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários. Segundo Schaan, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul. 

Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que terá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.  

Os locais de implementação das estações de recarga são os postos da Rede SIM. São espaços seguros, com ótima estrutura e opções de consumo para o período de carregamento. “Buscamos acompanhar as tendências de mobilidade para entregar aquilo que as pessoas precisam. Os carros elétricos já são uma realidade, e o objetivo do nosso investimento é suprir a necessidade daqueles que estão na estrada, precisando de um carregamento de conveniência”, explica Diego Argenta, Superintendente de Varejo da SIM. 

O investimento é todo privado. Como o custo de um carregador rápido é elevado, foi feita essa parceria para a viabilização do projeto. Nessa primeira fase, foram investidos cerca de R 2,4 milhões. “É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país”, pontua o CEO da Zletric. 

A Movida, locadora de veículos com a frota mais moderna do Brasil, foi a primeira no setor a avançar na eletrificação de sua frota e disponibilizar carros elétricos, assim como busca promover soluções com alternativas inovadoras e sustentáveis para seus clientes. "Impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos nossos objetivos e com essa parceria, vamos contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no país, incluindo a região sul que abriga mais de 22 lojas da nossa marca. As soluções de mobilidade da Movida estão sempre alinhadas à preservação do meio ambiente”, destaca Renato Franklin, CEO da Movida. 


Cargas perigosas: solução de armazenamento pode garantir a segurança de colaboradores e do meio ambiente

O zelo pela segurança e saúde dos colaboradores deve ser considerado uma prioridade para as empresas e seus gestores. Oferecer medidas que auxiliem nesse cuidado, como treinamentos de segurança e o uso de equipamentos de proteção, podem minimizar os riscos de acidentes. Segundo dados de um levantamento referente ao ano passado, realizado pelo Observatório de Saúde em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), apenas em 2021 foram registrados cerca de 43,4 mil acidentes de trabalho no Brasil.

Embora os números abrangem uma perspectiva geral, o trabalho com o transporte ou armazenamento de cargas perigosas se encontra entre as principais categorias expostas a riscos. Por esse motivo, para a indústria, alguns fatores são essenciais na tratativa adequada de determinados materiais. Quando o assunto é voltado a soluções práticas que auxiliam no armazenamento, as portas rápidas podem ser grandes aliadas. Isso porque elas são capazes de promover benefícios, como o controle da temperatura e a máxima vedação contra a entrada de agentes contaminantes, bem como a saída de infectantes que possam vir a prejudicar o ambiente e os profissionais ali presentes.

Entre os principais tipos de cargas perigosas podemos citar os explosivos, gases e líquidos inflamáveis, substâncias oxidantes, infectantes e tóxicas, material radioativo e corrosivo, além de outros elementos diversos. Preocupar-se com os riscos que esses componentes representam também significa se atentar ao armazenamento correto das mercadorias. Assim como em diversos segmentos, o uso de aparelhos com tecnologia especializada e inteligente, como portas rápidas automáticas, podem oferecer um suporte rigoroso para o aumento da segurança dos produtos e dos colaboradores.

O trabalho com cargas perigosas, requer uma série de regulamentações criteriosas, além da forte atuação de fiscais de segurança, que devem garantir o manuseio adequado das substâncias para que os produtos não causem danos à integridade física dos colaboradores e ao meio ambiente.

 

Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, graduada em administração pela UNICID, com especialização pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de portas industriais e equipamentos de doca, foi responsável por tornar a Rayflex expoente de mercado no Brasil e na América Latina.

Maria Fumaça terá passeios ao longo do feriado da Independência do Brasil

Os passageiros também podem aproveitar a oportunidade para conhecer o Museu Ferroviário

 

Com o objetivo de proporcionar aos turistas as tradicionais viagens ligando as cidades de São João del-Rei a Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), a Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, funcionará neste feriado da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui. 

A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico. A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 80. 

A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos, mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; e pessoas acima de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-8485 ou pelo site https://www.vli-logistica.com.br/esg/social/trem-turistico/.

 

Cultura ferroviária 

A Maria Fumaça da VLI é a mais antiga em operação no Brasil e foi inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881. Ao longo dos 12 km do trajeto pela Serra de São José, é possível contemplar belíssimas paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX, além de uma rica diversidade ecológica. 

Os turistas que viajarem com a Maria Fumaça também podem aproveitar a oportunidade para conhecer o Museu Ferroviário, localizado na Estação de São João del-Rei. Ele também foi inaugurado em 28 de agosto de 1981, devido ao centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). O museu conta a história da EFOM e reúne peças que foram utilizadas nessa ferrovia e em outras da mesma época. Trata-se do maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil, que guarda grandes raridades. A visita é gratuita.  

Uma outra atração é a Rotunda de São João del-Rei, que tem uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. Ela faz parte do Museu Ferroviário. O anexo, construído em 1882, possui um rico acervo histórico, mantido e preservado pela VLI. O ingresso possui um valor único de R$ 10 por visitante e pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.

 

VLI


Para alívio do cotonicultor, Ramulária e Mancha alvo quase não afetaram safra 21/22 em MT

Sintomas de Mancha alvo    
Fundação MT, 2021

Em razão das condições climáticas nos primeiros meses dos estádios reprodutivos da cultura, doenças que são consideradas as mais importantes não tiveram favorabilidade para se desenvolverem nas lavouras


Para uma doença se desenvolver, é necessário a interação de três fatores: o hospedeiro, o patógeno e o ambiente. Na segunda safra de algodão de Mato Grosso, com semeadura entre os meses de janeiro e fevereiro, o fator ambiente não foi favorável para a ocorrência de doenças como a Mancha da ramulária (Ramulariopsis spp.) e Mancha alvo (Corynespora cassiicola), consideradas as mais importantes da cultura.

A redução das precipitações de forma antecipada em importantes regiões produtoras de algodão, como Sapezal, Nova Mutum, Sorriso, Campo Verde e Primavera do Leste, determinou a baixa incidência das doenças do algodoeiro em relação às safras passadas. Isso trouxe mais tranquilidade aos produtores da pluma pensando no manejo de doenças da cultura. No entanto, a condição não aconteceu de forma geral no Estado, sendo que em algumas regiões o período chuvoso se estendeu um pouco mais, havendo maior evolução das doenças citadas.

Os resultados de pesquisas realizadas na safra 21/22 nas estações experimentais da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) acerca das doenças, foram apresentados durante o XIV Encontro Técnico Algodão nesta semana, em Cuiabá-MT. O engenheiro agrônomo, doutor em fitopatologia e pesquisador da instituição na área de Fitopatologia e Biológicos, João Paulo Ascari, conduziu o painel ‘Manejo de Doenças da Cultura do Algodão’, com a participação de Fabiano Perina e Luiz Chitarra, pesquisadores da Embrapa Algodão.

“Fazendo uma retrospectiva sobre nossas áreas de pesquisa, na safra 19/20 houve bastante disponibilidade de água durante o ciclo, com microclima favorável para o maior desenvolvimento de ambas as doenças, chegando a 50% de incidência da Mancha alvo e 32% da Ramulária”, detalha o pesquisador. Ainda segundo ele, na safra 20/21 o cenário foi de menor pressão de Mancha alvo (7%) e a Ramulária teve severidade de 40%. “Mas já na 21/22 quase não houve ocorrência de Mancha alvo (1%) e a Ramulária manteve-se em torno de 30% de severidade. Entendemos que a dinâmica da incidência é variável e as situações, favoráveis ou não, são diferentes em cada região”, completa.


Ensaios com fungicidas sítio-específicos

Sintomas de Mancha de ramulária
Fundação MT, 2022

Para a realização de alguns estudos em algodão, a instituição participa da Rede Ramulária, que promove experimentos que avaliam a eficiência de fungicidas utilizados no controle das manchas foliares e outros fitopatógenos da cultura.

A avaliação de fungicidas sítio-específicos, aplicados de forma isolada para o controle da Ramulária, aconteceu em ensaio conduzido na região de Sapezal, com uma cultivar de algodão sensível à doença, com semeadura no dia 2 de fevereiro (período de bastante chuva) e primeira aplicação aos 30 DAE (dias após emergência). “É importante ressaltar que essa não é uma recomendação de manejo de fungicidas, mas sim um ensaio com o objetivo de testar a eficácia dos produtos de forma isolada para saber o quanto contribuem para o controle da doença”, destaca o especialista.

Os resultados mostraram que o uso de fungicidas retardou a evolução da curva de crescimento da doença, que foi menor em relação à testemunha sem fungicidas, tendo aumentos somente a partir dos 105 dias após a emergência da cultura. Neste período, os volumes de precipitação foram bem concentrados em fevereiro e houve acentuada redução a partir de março. Na safra passada, a curva de progresso da doença se acentuou já aos 90 dias após a semeadura com volumes de precipitação mais bem distribuídos até o mês de abril. Portanto, a falta de água nesta safra desfavoreceu a evolução e pressão das doenças.


Ensaios com fungicidas multissítios

Também da Rede Ramulária, na mesma data de semeadura e momento da primeira aplicação, os resultados dos experimentos com o uso dos fungicidas multissítios demonstraram que esses produtos têm sido uma ferramenta importantíssima para o controle da Mancha de ramulária, com destaque para o ingrediente ativo clorotalonil. “Contudo, a aplicação de fungicidas multissítios à base de clorotalonil, mancozeb e oxicloreto de cobre promoveram incrementos de produtividade quando acrescentados no programa de manejo”, define o profissional.


Conclusões

De acordo com o pesquisador, mesmo em safras como a atual, com a condição climática desfavorável para a ocorrência tanto de Mancha alvo como de Ramulária, a aplicação de fungicidas é fundamental e deve ser feita de forma preventiva com intervalos seguros, pois o patógeno está na área. “Nossa orientação ao produtor é que ele faça a integração das táticas de manejo que temos disponíveis, entre eles o manejo cultural, químico, biológico e o genético”, diz João Ascari.

Além disso, o engenheiro agrônomo reforça que o produtor tem preparo, tecnologia e ferramentas ao seu alcance para fazer o manejo das doenças do algodão, mas é necessário que fique atento ao posicionamento dos produtos dentro do programa de aplicação, sempre observando a indicação com relação às doenças que acontecem na área a ser tratada.


Nova pesquisa

Durante a safra de algodão 21/22, a Fundação MT recebeu relatos da ocorrência, na região de Sapezal, de Rhizoctonia solani, que causa o tombamento de plântulas e a mela. O pesquisador João Ascari conta que foi feita visita à área, o material foi colhido e foi identificado o fungo R. solani infectando as plantas tombadas. “Esse problema está associado a perdas de plantas, pode gerar ressemeadura e afetar diretamente a produtividade da cultura. A Fundação MT está conduzindo ensaios a campo e em condições controladas (casa de vegetação) para entender a situação e poder trazer respostas de manejo para o produtor utilizar na próxima safra”, antecipa o pesquisador.

 

Fundação MT

www.fundacaomt.com.br

 

Mercado de beleza de produtos importados já movimentou mais de R$ 1 bilhão de reais no Brasil este ano

Valores em vendas no primeiro semestre de 2022 já superaram números obtidos em 2019


O isolamento social dos últimos anos modificou o comportamento de compra de pessoas no mundo inteiro e afetou diretamente o mercado de beleza. Mas, a indústria de cosméticos apresentou melhora nos resultados, nos canais de vendas de produtos importados, nos primeiros meses de 2022. Segundo levantamento realizado pela empresa de inteligência de mercado, The NPD Group, o segmento já movimentou mais de R$ 1,5 bilhão de reais durante o primeiro semestre de 2022, um resultado melhor até que o alcançado em 2019, registrando um aumento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período daquele ano. 

A categoria de maquiagem tinha um grande peso nas vendas em 2019 com quase metade da porcentagem das vendas em valores e mais da metade das vendas em unidades de todo o mercado de beleza. Porém, durante os anos de 2020 e 2021 a receita das vendas caiu. Já em 2022, as vendas demonstram uma recuperação, apresentando pela primeira vez um crescimento em relação ao primeiro semestre de 2019. 

Uma categoria que vem acumulando alta desde o início da pandemia é a de fragrâncias. Somente nos seis primeiros meses desse ano, a receita em valores acumula uma alta de dois dígitos, se comparada ao mesmo período de 2021. 

A comercialização dos produtos de tratamento também ganhou importância durante a pandemia. Enquanto as pessoas estavam mais em casa em 2020 e 2021, a categoria registrou aumentos nas vendas com relação ao ano de 2019.   

Se por um lado o mercado de beleza em geral comemora a recuperação em valores, por outro ainda falta um pequeno aumento em número de unidades de produtos para que o segmento chegue aos mesmos números de 2019, quando foram vendidas cerca de 16 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano. Analisando o aumento da receita de vendas, supostamente, o mercado já estaria ultrapassando o nível de vendas de 2019. Porém, a inflação acumulada nos últimos 12 meses de 2022 (12.1%) é quase o dobro da registrada em 2021 (6.8%), segundo o IPCA, tornando os produtos mais caros.

   

THE NPD GROUP

www.npd.com


Conheça os direitos trabalhistas de quem é mesário nas eleições

Especialista esclarece o que determina a legislação brasileira para as eleições de 2022

 

Com a proximidade das eleições presidenciais é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre os direitos e benefícios no trabalho de quem é convocado para ser mesário nos dois turnos. De acordo com o  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente em 2018, pelo menos 1,9 milhão de mesários trabalharam em todo o Brasil durante o 1º turno das eleições presidenciais, cerca de 678 mil, 42,6% deles,  foram voluntários.

Embora não seja remunerada, a atividade garante benefícios e direitos trabalhistas para quem atua, sejam eles convocados ou voluntários. Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral. O cartório eleitoral procura selecionar os diplomados em escola superior, professores e serventuários da Justiça, e a Justiça Eleitoral também recebe inscrições de voluntários.

Desse modo, o cidadão pode ser convocado para trabalhar como mesário nas eleições, mas também pode se apresentar voluntariamente para contribuir com o processo de escolha dos próximos representantes da população . Nesses casos, há alguns requisitos que precisam ser cumpridos, como ser maior de 18 anos e estar em situação regular na Justiça Eleitoral.

Além de contribuir com a Justiça Eleitoral, existem também os seguintes benefícios: 

  • Dois dias de folga para cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral, sem perder o salário; 
  • Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; 
  • No dia da eleição, recebe auxílio alimentação no valor máximo de R$ 45,00, conforme Portaria TSE nº 399; 
  • Há preferência, em caso de desempate, em concursos públicos, desde que prevista essa prerrogativa em edital; 
  • Uso das horas trabalhadas como atividade complementar ou extracurricular para os mesários universitários, mediante celebração de convênio com as instituições de ensino.

De acordo com a Dra. Priscilla da Silva Santos, advogada  do escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, para que as folgas sejam concedidas àqueles que trabalharem nas eleições, devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição na qual o mesário trabalhava à época da eleição. 

“Além de serem negociadas as folgas, o empregado deve estar atento ao fato de que se foi convocado uma vez, não há vinculação de que será chamado para trabalhar em sucessivas eleições, pois a necessidade de convocação varia conforme o número de mesários que se inscrevem voluntariamente e o de eleitores das zonas eleitorais. Desse modo, o mesário pode voltar a ser convocado ou não”, afirma.

Além dos benefícios, as empresas devem estar atentas, caso o funcionário exerça trabalho nas eleições. “A empresa não pode, em hipótese alguma, se opor à participação do funcionário como mesário nas eleições. Caso tenha qualquer problema, o trabalhador deverá acionar a Justiça Eleitoral”, declara.

Além disso, caso o empregado trabalhe no domingo, ele deve obrigatoriamente ser liberado de suas funções para ajudar durante o processo eleitoral. “Se a pessoa trabalha sob regime CLT, deve avisar o empregador logo que receber uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral (carta de convocação), fisicamente ou em formato eletrônico, pois precisará se ausentar para realizar os treinamentos, além do domingo de eleição – caso trabalhe aos finais de semana”, acrescenta. 

Cada cartório eleitoral define uma data para realizar o treinamento de mesários. Normalmente, ocorre nos meses de agosto e setembro, e tem como objetivo capacitar os convocados para desempenhar as atividades necessárias à organização e a segurança ao exercício do voto no dia das eleições, como ligar a urna eletrônica e emitir o comprovante da ausência de votos na urna, conferir todo o material de votação e afixar cartazes de proibição de propaganda, conferir o correto preenchimento do formulário de justificativa, dentre outras.


Penalidades e impedimentos 

Se o convocado ou voluntário não comparecer no dia da eleição, deverá apresentar justa causa ao Juiz Eleitoral em até 30 dias da data do pleito. Caso isso não ocorra, será aplicada uma multa a ser cobrada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). 

“No entanto, cabe destacar que se o mesário ausente for servidor público ou autárquico, a pena será de suspensão de até 15 (quinze) dias. Todas as penas serão aplicadas em dobro se a Mesa Receptora deixar de funcionar por culpa daqueles que faltaram, bem como ao membro que deixar os trabalhos durante a votação e não apresentar justificativa ao juiz em até três dias do fato”, diz Priscila. 

Não podem ser mesário durante as eleições candidatos ou candidatas e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós), inclusive, e cônjuge,  os membros de diretórios de partidos políticos ou federação de partidos que exerçam função executiva e os que trabalham na Justiça Eleitoral.

Também há impedimento para atuar como mesário, os profissionais ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, Guardas Civis Municipais, mesmo que a título de mesário voluntário, além de autoridades e agentes policiais, bem como funcionários que exerçam cargos de confiança do Poder Executivo. Por fim, eleitores menores de 18 anos ainda não estão aptos a participar.

 

Dra. Priscilla da Silva Santos - Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, em 2010 e inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 35.838


Como desenvolver o senso de dono nos colaboradores?

Sobrevivência. É esse o sentimento que define a realidade das empresas em conseguirem se desenvolver frente à escassez de mão de obra – principalmente, por parte das novas gerações, que não demonstram o comprometimento em atividades que considerem fora das suas aspirações profissionais. Tal fato ressalta a importância de as organizações buscarem, cada vez mais, por estratégias que virem esse jogo, como investir no treinamento da equipe para desenvolver o senso de dono.

Contar com o time que já está em campo é, sem dúvidas, uma belíssima jogada para as companhias que tentam driblar o cenário atual. E, por isso, o senso de dono é um dos pontos a serem considerados no planejamento estratégico. Afinal, trata-se da ação de despertar no profissional o cuidado e comprometimento das suas funções levando em conta todas as pessoas que fazem parte da empresa.

Em contrapartida, ter a mentalidade de dono ressalta outras prioridades que ultrapassam a necessidade de bater metas, reforçando a sensibilidade de olhar e identificar instantaneamente o que precisa ser feito ou melhorado. Constituindo, de fato, uma relação de cuidado pela instituição e seus ativos como um todo.

Obviamente, para que esse profissional tenha intrínseco esse sentimento de paixão pela sua empresa, é necessário seguir alguns passos para que seja despertado o senso de dono de maneira satisfatória.

# 1 Desenvolver competências: Aqueles que serão inseridos nesse processo precisam passar por uma capacitação para adquirirem uma visão abrangente do negócio. Esse treinamento é fundamental para ajudá-los a identificar quando algo precisa ser feito e qual o caminho certo a ser seguido.

# 2 Fazer a gestão do tempo: A capacitação ocorre simultaneamente à execução de outras tarefas. Assim, é necessário gerenciar o tempo, de modo que seja conciliado o período de trabalho para dar a devida atenção às demais áreas da empresa.

# 3 Fortalecer a interação social: Se preocupar com as pessoas é a peça-chave no desenvolvimento do senso de dono. Ter essa empatia configura em entender e priorizar processos obrigatórios, como dar feedbacks – que precisam ser vistos como um ato de amor e não como algo já padronizado.

# 4 Estudar o mercado: É crucial entender o mercado de atuação da empresa, bem como saber quem são os concorrentes e quais impactos sociais são causados. Isso ajuda a identificar as competências que precisam ser desenvolvidas para que, de fato, haja uma ação efetiva naquilo que precisa ser feito.

# 5 Conhecer os números da empresa. Durante o processo de desenvolvimento e treinamento, o profissional precisa não somente conhecer o faturamento, mas também os números da empresa. Afinal, a partir disso terá o conhecimento pleno acerca das dificuldades e desafios para exercer a gestão empresarial com maior propriedade.

A aplicação de todos esses critérios inseridos no despertar do senso de dono, certamente, resulta no ato de se apaixonar pela corporação e estar disposto a investir em melhorias que tragam resultados promissores. E, embora essa tendência não precise chegar necessariamente ao nível de paixão para todos, ela pode atingir o sentimento de responsabilidade de ver quando algo precisa ser aprimorado.

Qualquer pessoa pode desenvolver o senso de dono, especialmente no sentido de ter agilidade e rapidez no processo de tomada de decisão. Isso porque o conceito deixa implícito três critérios que são fundamentais para sua aplicação na prática, que levam em conta como as suas ações impactam a vidas das pessoas, o ambiente de trabalho e como vão trazer resultados positivos de crescimento.

Por essa razão, é importante deixar claro que o senso de dono é algo que demanda um desenvolvimento contínuo. Até porque, de nada adianta ter intrínseco o entendimento do que é, se não tem desenvolvidas as competências e habilidades para estar à frente de tais ações. Desta forma, cabe ressaltar a importância da participação das empresas nesse processo, afinal, são as que mais têm a ganhar com essa modalidade de qualificação de líderes.

 

Pollyana Guimarães - idealizadora da Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.

 

Evoluzi

https://evoluzi.com.br/

 

Investimento social para ampliar o impacto comunitário

Movimento Bem Maior abre edital para selecionar e fortalecer organizações sociais e coletivos de todo o país. Inscrições vão até 12 de setembro

 

O Movimento Bem Maior está com inscrições abertas para o 4ª Edital do programa “Futuro Bem Maior” até 12 de setembro de 2022. Organizações sociais e coletivos de todo o país, que estiverem dentro dos critérios de seleção, podem participar. Idealizado em 2019, o programa tem como objetivo impulsionar o trabalho realizado por organizações sociais locais, que geram impacto no território onde atuam, incentivando o protagonismo e fomentando resultados que vão além da soma individual de projetos sociais. As inscrições estão disponíveis na página do Movimento Bem Maior

“Nosso intuito é fortalecer organizações para que elas possam cumprir sua missão com qualidade e de forma sustentável. Neste sentido, o programa busca contribuir para que as organizações se desenvolvam e fortaleçam a gestão, para atrair mais parceiros, voluntários, investidores e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde atuam”, destaca Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior.

Neste quarto edital, o Movimento Bem Maior irá selecionar 45 iniciativas para participar de um programa com dois anos de duração, que inclui apoio financeiro de até R$ 100 mil, assessorias individuais, capacitações exclusivas e rodas de conversa, entre outros benefícios.

O primeiro ano terá como foco a formação institucional das organizações, em temas como captação de recursos, gestão do tempo e ferramentas ágeis. No segundo, os participantes irão colocar em prática a realização de um projeto planejado no primeiro ano, baseado em oportunidades de melhoria ou necessidades identificadas no programa.

O perfil que o Movimento Bem Maior busca para apoiar são tanto organizações sociais quanto coletivos não formalizados que atuam em todo o país, com, no mínimo, cinco anos de atividades e que estão sediados em municípios com até 200 mil habitantes, além de ter captado, no máximo, R$ 500 mil em recursos financeiros em 2021. 

Após a fase de cadastro, as inscrições submetidas passarão por etapas de análise e seleção dos finalistas, por meio de uma banca formada por profissionais do Movimento Bem Maior e especialistas externos. O resultado será divulgado nos canais de comunicação do Movimento Bem Maior no dia 15 de dezembro, e no dia 16 será realizado um evento de boas-vindas e apresentação do programa para as 45 iniciativas selecionadas.

“Acreditamos que estas organizações são agentes ativos na transformação social e que, ao fortalecer a gestão institucional podemos, efetivamente, contribuir para que façam o desenvolvimento social, econômico e cultural local, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo para todos”, afirma Beatriz Waclawek, coordenadora de projetos do Movimento Bem Maior.


Posts mais acessados