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terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Saiba como atender às novas expectativas do consumidor

Pixabay
Plano B, idosos digitais, propósito, saúde e segurança, compras 'peer-to-peer'... Baseado no novo estilo de vida acelerado pela pandemia, relatório anual da Euromonitor aponta as 10 principais tendências globais de consumo para 2022

 

"Simplesmente voltar a adotar práticas anteriores à pandemia não deve gerar os mesmos resultados daqui para frente”. A frase de Alison Angus, líder de lifestyles da Euromonitor International, sintetiza os insights do recém-lançado relatório anual "10 principais tendências globais de consumo 2022", que cobre 100 países. 

Como ninguém é mais o mesmo do período pré-covid, e isso inclui o consumidor, as alterações radicais no estilo de vida levaram as pessoas a tomarem decisões intencionais, conscientes e ambiciosas, de modo a se adaptarem ao cenário e procurarem satisfazer da melhor forma suas necessidades, imediatas ou não. 

Mas agora, dois anos depois, enquanto o mundo começa a se recuperar, esses mesmos consumidores colocam seus planos em ação, e arriscam-se para aproveitar o atual momento, na expectativa de voltar à normalidade. 

“As empresas precisam se transformar para acompanhar as preferências em rápida evolução dos consumidores”, diz a executiva.

A seguir, conheça as transformações que desafiarão estratégias de negócio no terceiro ano de convivência com a covid: 

SEMPRE COM UM PLANO B - Os consumidores encontraram soluções criativas para comprar os produtos desejados ou pesquisar as próximas opções diante da escassez causada por interrupções das cadeias de abastecimento. Para driblar o problema, 28% deles passaram a comprar produtos e serviços locais.  

De acordo com o relatório, esse tipo de consumidor está sempre um passo à frente da multidão, assumindo o controle e usando a tecnologia para ir para a frente da fila quando o abastecimento é ameaçado. 

Alguns contam com serviços de assinatura ou compras em grupo para garantir as entregas. E quando frustrados, se voltam para a segunda melhor opção, buscando alternativas e, em alguns casos, adiando ou mudando hábitos de compra. 

Quem já faz: A chinesa Pinduoduo passou a facilitar as vendas diretas entre pequenos agricultores e consumidores, enquanto a PepsiCo. lançou, em 2020, dois sites de venda direta ao consumidor final. 

 

AGENTES DO CLIMA - A 'ecoansiedade' e a emergência climática promoveram o ativismo ambiental para uma economia “net zero” (ou neutra em carbono). Em 2021, 35% dos consumidores reduziram suas emissões de carbono, e outros 67% tentaram causar impacto positivo por meio de ações cotidianas no meio ambiente. 

Esses consumidores fazem escolhas mais sustentáveis, ao mesmo tempo que exigem ação e transparência das marcas. Não existe lacuna entre a consciência sobre o clima e a intenção de agir. Com isso, 39% das empresas indicaram que investirão em inovação de produtos de baixo carbono e no desenvolvimento desses produtos.

Quem já faz: A fintech Klarna lançou um rastreador de emissões de Co2 com informações para 90 milhões de consumidores globais, e a fabricante de cosméticos Izzy desenvolveu a primeira máscara com desperdício zero. 

 

IDOSOS DIGITAIS - Os consumidores mais velhos se tornam usuários mais aptos da tecnologia. Portanto, soluções virtuais devem ser personalizadas, para atender às necessidades desse público on-line mais amplo.   

A princípio forçados a ficar on-line enquanto o mundo se fechava, eles acabaram conquistando autonomia para fazer compras e  utilizar os serviços por meio desse canal.

Se 82% deles tinham smartphones em 2021, 45% passaram a usar serviços bancários em apps no celular pelo menos uma vez por semana, 60% a visitar pelos menos uma rede social e 21% a jogar on-line.  

A população global com mais de 60 anos aumentará 65% de 2021 a 2040, chegando a mais de 2 bilhões de pessoas. Esse grupo relativamente rico ganhou experiência e confiança e adota soluções de tecnologia para auxiliar na vida diária não só em compras, mas em socialização, exames de saúde, finanças e aprendizagem.

Quem já faz: A startup Rendever criou experiências de realidade virtual compartilhadas para diminuir o isolamento social. Já o Evering é um anel de pagamento para pagar produtos nas lojas com Visa. E a JD.com lançou um smartphone para idosos marcarem consultas médicas por vídeo e receberem receitas em casa. 

 

AFICIONADOS FINANCEIROS - A gestão democratizada do dinheiro possibilita que os consumidores ampliem seus conhecimentos e segurança em matéria financeira, e 51% dos consumidores no mundo acredita que estará melhor financeiramente nos próximos cinco anos. 

Os consumidores estão ganhando confiança para investir e ficando experientes em poupar para fortalecer a segurança financeira. Isso porque a pandemia trouxe volatilidade ao mercado de trabalho e colocou as pessoas em risco.

Incerteza, instabilidade e lockdowns fizeram com que muitos consumidores gastassem menos e economizassem mais. Também passaram a recorrer a aplicativos para lidar com o dinheiro de forma inteligente. Agora, a oportunidade é ampliar o acesso aos ainda desbancarizados e novatos em finanças.

Quem já faz: A Robinhood é uma plataforma de negociação acessível voltada para o investidor habitual. Já o brasileiro Nubank oferece serviços virtuais mais simples para ampliar o acesso à bancarização. 

 

O MOVIMENTO METAVERSO - Ecossistemas digitais imersivos e tridimensionais começam a transformar as conexões sociais. As vendas globais de headsets de realidade aumentada e realidade virtual cresceram 56% de 2017 a 2021, atingindo a cifra de US$ 2,6 bilhões no último ano.  

O mundo digital está evoluindo de reuniões virtuais para realidades 3D imersivas. Os consumidores já adotam espaços digitais para socializar, e marcas no centro desse movimento promoverão equidade. Esses ambientes devem impulsionar o e-commerce e vendas de produtos virtuais à medida que o acesso se expande.

Quem já faz: A Gucci criou uma experiência virtual multimídia no jogo Roblox, em que os avatares dos usuários eram manequins. O Facebook virou Meta em 2021 para intensificar o foco no metaverso. Já o grupo de k-pop BTS organizou um concerto virtual recorde transmitido para 1 milhão de pagantes no mundo. 

 

ANTIGOS PRODUTOS, NOVOS DONOS - Mercados de compras peer-to-peer e venda reversa (ou recommerce), de produtos de segunda mão, crescem à medida que os consumidores buscam itens únicos, acessíveis e sustentáveis, e 33% têm comprado com frequência itens usados com intervalo de poucos meses.  

Economizar é a tendência. Os consumidores estão mudando sua mentalidade de possuir algo para uma mentalidade de ter experiências. Sustentabilidade e individualidade estão removendo o estigma associado às compras de segunda mão e impulsionando os marketplaces pessoa a pessoa (peer-to-peer).  

As vendas reversas (recommerce) se tornarão predominantes e englobarão mais categorias. Os consumidores continuarão a considerar a compra de itens de segunda mão, especialmente bens duráveis. Além disso, as empresas precisam reutilizar ou reciclar materiais para desenvolver novos produtos e reduzir desperdícios.

Quem já faz: A Ikea atualizou seu "Cantinho da Barganha' da loja para um 'Circular Hub', que apresenta móveis usados como parte de um programa de recompra. Aqui no Brasil, o Enjoei, espécie de brechó on-line, ganhou força e ampliou sua exposição em 2021 com suas soluções de consumo colaborativo. 

 

A GRANDE RENOVAÇÃO DA VIDA - Abalados e reflexivos, os consumidores se concentram agora em bem-estar e desenvolvimento pessoal, fazendo drásticas mudanças que refletem valores, paixões e propósitos. 

Crises podem fazer com que pessoas analisem e mudem seus valores. No ano passado, os consumidores que fizeram um inventário de suas vidas agora estão ativamente tentando traçar um novo caminho a seguir. 

Enquanto em 2015 apenas 12% dos consumidores priorizaram o tempo para si mesmos, isso dobrou para 24% em 2021: entre julho e agosto, oito milhões de americanos pediram demissão para buscar novos objetivos. 

Quem já faz: A marca de moda Zara criou uma coleção de roupas 'business casual' para ambientes de trabalho remotos ou escritórios. Já a rede hoteleira Hyatt oferece pacotes 'Work from Hyatt' para trabalhadores remotos que desejam mudar de cenário.

 

URBANOS RURAIS - Os consumidores estão mudando para áreas mais seguras, limpas e verdes na cidade, no subúrbio ou no campo. Os moradores urbanos também querem que esses benefícios sejam trazidos a seus bairros, e pelo menos 37% esperam trabalhar de casa num futuro próximo. 

Comunidades espaçosas e sustentáveis ditarão onde eles escolherão viver. Independentemente da localização, marcas e empresas precisarão ajustar estratégias para reter esses clientes.

Expandir pontos de venda e serviços tradicionais, e ao mesmo tempo investir em e-commerce ajudará empresas a atingirem um público mais amplo.

Quem já faz: Singapura está construindo uma cidade verde em uma antiga área industrial para criar alternativas habitacionais urbanas sustentáveis, inteligentes e menos poluídas. 

 

EM BUSCA DO AMOR PRÓPRIO - Autenticidade, aceitação e inclusão são as prioridades de escolhas de estilo de vida e hábitos de gastos à medida que os consumidores adotam sua verdadeira essência. No relatório, 56% dos consumidores declararam que devem ser mais felizes nos próximos cinco anos por esses motivos.

As inovações de produtos de indulgência estão crescendo globalmente em todos os setores. As marcas de beleza oferecem produtos com qualidade de salão em casa. Fabricantes de alimentos e bebidas investem em ingredientes funcionais e bebidas com pouco ou sem álcool, à medida que os consumidores buscam opções mais saudáveis.

Muitas empresas estão investindo em tecnologia para oferecer cuidado personalizado. Essa personalização avançará em direção à aceitação em massa em todos os setores, como beleza, cuidados pessoais e saúde do consumidor. Além disso, o marketing e as ofertas precisam ser inclusivos.

Quem já faz: A Interflora lançou uma coleção de arranjos florais autocombinados, com notas de amor próprio baseadas em um questionário respondido pelo consumidor. Já a War Paint criou a primeira loja de maquiagem para pele masculina no mun.do, além de colaborar com a Calm, uma ONG de saúde mental.

 

O PARADOXO DA SOCIALIZAÇÃO -  Níveis de conforto variáveis criam um retorno conflituoso para a vida pré-pandemia. Em 2021, 76% dos consumidores adotaram precauções de saúde e segurança ao sair de casa. 

Essa é uma fase comportamental que influencia seus hábitos. Eles querem socializar, mas exigem abordagem flexível, e as empresas devem ser receptivas e fornecer experiências integradas com soluções adaptáveis. 

O trabalho remoto e os eventos virtuais vão coexistir com compromissos presenciais, mas é preciso oferecer a opção de escolha. As empresas devem levar em consideração os oscilantes níveis de conforto. Modelos de negócios híbridos vão colocar os consumidores no controle de sua experiência desejada.

Quem já faz: O Carrefour City, nos Emirados Árabes, é a primeira loja a usar inteligência artificial para compras e pagamentos sem contato. Já a Framery lançou cabines e cápsulas para escritórios voltadas à realização de videochamadas com melhor qualidade e sem interferências 

 

 Redação DC 

Equipe de jornalistas do Diário do Comércio

Fonte: https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/saiba-como-atender-as-novas-expectativas-do-consumidor


Brasil recebe a primeira certificação de cafeicultura regenerativa do mundo

 

Fernando Beloni

Localizada em Patrocínio/MG, a empresa de multicultivos AgroBeloni está no café há apenas oito anos e acaba de receber o reconhecimento internacional inédito no país pelas boas práticas na fazenda 

 

Ao se falar em produção de café no Brasil devemos citar Minas Gerais. O estado mantém o título de maior produtor nacional do grão. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no último ano foram colhidas 21,45 milhões de sacas, o equivalente a 46% da safra em todo o país.

Entre os protagonistas da região, está o município de Patrocínio. Com localização privilegiada no Alto Paranaíba, a cidade tem clima ameno, boa distribuição da água, grande número de riachos e uma precipitação anual considerada ideal para o café - cerca de 1.600 mililitros. Foi com a soma de todos estes elementos, aliada ao investimento em tecnologia e inovação, que a AgroBeloni, uma empresa familiar empreendedora, acabou de conseguir um marco inédito global.

A fazenda Santa Cruz da Vargem Grande é a primeira produtora de café no mundo a receber a certificação de agricultura regenerativa Regenagri® – programa internacional de agricultura regenerativa, que visa garantir a saúde da terra e o cuidado com quem nela vive. “Essa primeira certificação mundial é um orgulho para a AgroBeloni. É o compromisso de avançar ainda mais no caminho da sustentabilidade e da produção consciente pela preservação e equilíbrio da agricultura com o meio ambiente”, diz Fernando Nogues Beloni, diretor da produção cafeeira.

Concedido pela empresa britânica Control Union, presente em mais de 70 países, o certificado reconhece as boas práticas e o uso da tecnologia, aliada às ações sustentáveis com foco na agricultura regenerativa. Em maior integração e harmonia com a natureza, a agricultura regenerativa emprega a restauração do solo degradado, melhoramento da biodiversidade entre os polinizadores (especialmente abelhas e borboletas) e aumento da captura de carbono no solo para criar benefícios ambientais duradouros.

As vantagens da agricultura regenerativa são muitas, destacando-se a redução do uso de insumos químicos, produção de alimentos com melhor qualidade, diminuição dos custos produtivos, equilíbrio do bioma e redução das emissões de carbono. “Inicialmente diminuímos a utilização dos defensivos químicos para possibilitarmos a regeneração da vida biológica do solo e plantas na fazenda, mas ao perceber os benefícios gerais na lavoura, resolvemos profissionalizar os trabalhos voltados para agricultura regenerativa e contratar uma consultoria para então obter a certificação”, destaca Fernando.

Já o diretor agrícola da empresa, Carmelo Beloni, complementa que a conquista representa as ações conscientes da empresa ao longo dos últimos anos. “Ser sustentável é algo inerente aos nossos valores, por isso as mudanças são perenes. Tratamos isso como uma consciência coletiva interna e, com isso, sabemos que o certificado também representa uma mudança das pessoas que fazem a AgroBeloni em todos os seus setores”, reforça.


Processo natural

Embora a relação da família Beloni com a cafeicultura seja recente, de cerca de oito anos, o conhecimento em agricultura é de mais de cinco décadas que atravessa gerações. As fazendas AgroBeloni têm sistemas de cultivo de 80% irrigados e bem diversificados. Além do café, que ocupa hoje uma área de 420 hectares da variedade arábica, ainda há outros 5.000 hectares destinados aos multicultivos, como: soja, milho, cebola, sorgo, cevada, batata, trigo, eucalipto e feijão.

De acordo com Fernando, o interesse pela agricultura regenerativa aconteceu de forma natural e a certificação foi instigada a partir da comercialização do seu café pela Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) a uma empresa francesa que externou o interesse pela certificação.

“Os franceses me perguntaram se eu tinha algo voltado para agricultura regenerativa. A substituição dos fertilizantes e defensivos químicos por orgânicos, dentre outras práticas sustentáveis, já era uma realidade nas fazendas e, com o questionamento deles, resolvi buscar uma certificação internacionalmente reconhecida que confirmasse o que nós já estávamos fazendo. O resultado foi melhor do que o esperado”, ressaltou Fernando Beloni.


Consumidores conscientes

Para quem produz, a agricultura regenerativa permite um aumento na produção de cafés e na rentabilidade do negócio, com a valorização dos grãos. Por outro lado, para os consumidores, cada vez mais atentos à origem e qualidade dos alimentos que chegam às mesas de suas casas, os cafés originados de uma produção regenerativa oferecem um produto mais saudável, além de conectá-los a um conjunto de valores e processos que envolvem um produto ético e ambientalmente responsável.

 

42% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de pedir empréstimo no primeiro trimestre

Pesquisa aponta também que o desejo de tomar crédito para investimento e compras atingem os maiores patamares dos últimos seis meses

 

Em todo começo de ano é comum que os brasileiros tracem metas pessoais e financeiras para o ano que está por vir. Em 2022, não foi diferente. Quitar a dívida, adquirir um negócio próprio, cuidar da saúde e até mesmo fazer algum tipo de investimento está na lista de objetivos para os próximos meses. Após quase dois anos em pandemia, a população ainda procura formas de se adaptar à realidade e traçar novos caminhos para suas vidas e negócios.

A última edição do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), que, no último dezembro, entrevistou 500 pessoas com acesso a internet em todo o Brasil, revelou que 42% dos entrevistados disseram ter a intenção de solicitar empréstimo no primeiro trimestre de 2022. Destes, 44% afirmaram que o principal motivo é a quitação de dívidas, um aumento de mais de 5% em relação a novembro do ano passado.

Com novas perspectivas, uma parcela dos brasileiros entrevistados disse que tem a intenção de tomar crédito para realizar vontades que haviam sido adiadas, como a renovação da casa, com 26,17%. Depois de meses tendo que fazer uso do próprio lar como local de trabalho ou de estudos, muitos queriam renovar e trocar as mobílias para ter a sensação de algo novo, assim como o ano que se inicia.

Em seguida, aparece a solicitação de empréstimo para abertura de um negócio próprio, com 24,77%, pois há também quem passou os últimos meses analisando o mercado, procurando uma oportunidade para investir, seja em um negócio próprio ou não, pretendendo pedir empréstimo para dar início ao empreendimento.


Intenções de empréstimo direcionam para um novo caminho

Além da preocupação com o pagamento de dívidas e as outras razões mencionadas, outro dado chama atenção: entre as intenções de tomada de empréstimo para os próximos três meses, destacam-se investimento (22,43%) e compras (21,03%), que atingiram a maior alta desde julho de 2021. De olho na organização e com o objetivo de fugir do endividamento, muitos optam pelo pedido de empréstimo para investir e estruturar as finanças. Com os investimentos em alta, os empréstimos para esta modalidade também tendem a crescer nos próximos meses, visto as novas perspectivas no mercado e o aumento no fluxo de investimentos externos no país, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atingiu US$ 58 bilhões no ano passado, uma alta de 104% se comparado a 2020.

O crescimento dessa porcentagem de investimento ainda em 2021 explica o fato de novas intenções de empréstimo estarem surgindo frente a quase 24 meses de incertezas econômicas. “Agora com a vacinação em massa e a reestruturação da economia, os brasileiros estão enxergando oportunidades para tirar as metas do papel e investir em novos negócios. Vamos conseguir observar o aumento e as consequências positivas desse movimento nos próximos meses”, comenta Cadu Guidi, sócio-diretor de marketing da FinanZero.




Pesquisas por empréstimo aumentam 24% nas buscas do Google


Ainda segundo o Índice FinanZero, em dezembro de 2021, as buscas por empréstimo no Google cresceram 24% em relação ao mesmo período do ano anterior e acumulou alta de 26,6% no ano passado, ante 2020. Após pesquisas e mudanças de hábitos por parte da população, a participação das buscas por empréstimos em fintechs teve aumento de 25%, em relação à média verificada no mesmo período de 2020.

Mesmo com o crescimento, os bancos tradicionais continuam como a principal opção, mas isso tende a mudar. 67,8% dos brasileiros preferem solicitar crédito de maneira totalmente digital, enquanto 42% preferem fazê-lo em uma agência bancária física. Isso resulta em uma nova porta de possibilidades para os serviços prestados pelas fintechs.



Volta as aulas: 3 dicas para ajudar seu filho a recuperar o interesse pela escola

Em todo o Brasil, milhões de estudantes retomam às aulas presenciais depois de dois anos no sistema híbrido. 

Graças à vacinação e maior segurança oferecida no ambiente escolar, crianças, adolescentes e docentes poderão, enfim, voltar à rotina e convivência, fator que é determinante para a aprendizagem.

 

Embora pareça simples, um longo período de mudanças exigirá do cérebro destes estudantes uma motivação maior para retomar os patamares de desenvolvimento pré pandemia.

 

 

O cérebro na volta as aulas

 

Segundo Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, é através do espelhamento na convivência com adultos e outras crianças que os pequenos aprendem as regras sociais que envolvem empatia, respeito, dentre outras habilidades intra e interpessoais. “E se elas não passaram por esse momento, precisarão passar ainda, o que vai exigir bastante paciência de pais e professores. Não podemos simplesmente acusar a criança de não ter se desenvolvido durante o período em casa, porque ela depende 100% da socialização para entender como adequar seus comportamentos ao meio e às pessoas”, alertou a especialista.

 

Dependendo de como foi a experiência em casa, o estudante poderá apresentar mais sensibilidade a estímulos do ambiente e demonstrar medo das coisas com mais frequência. O fato de o ambiente escolar estar diferente do que ela conhecia antes (máscaras, espaços controlados etc.) também pode aumentar a ansiedade e frustração.

 

Ainda segundo Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, é importante lembrar que neste período as crianças tiveram que lidar com o aprendizado via telas digitais. “As ferramentas digitais estimulam menos os sentidos e exigem mais atenção focada, o que facilita a distração e perda de interesse, fragmentando mais ainda os conteúdos passados pelos professores”, lembrou. 

 

 

A importância da rotina para o cérebro

 

Mais do que ir para a escola e aprender algo novo, a ausência do ambiente escolar impactou diretamente a rotina dos estudantes e, consequentemente, sua capacidade de assimilar informações.

 

A rotina tem um papel importantíssimo, principalmente para crianças que estão entendendo como funciona a organização social. Dentre tantas descobertas dessa fase da vida, a rotina é como um porto seguro no meio das novidades. “A criança saber o que vem depois do café da manhã, sentir o apoio do professor nas aulas, ter a hora do recreio, ter a hora do dever de casa etc. Tudo isso é necessário para a criação de hábitos e ganho de autoconfiança. O cérebro precisa se sentir capaz de executar as próximas tarefas para ser autoconfiante, e isso fica bastante complicado sem uma rotina certa”, alertou.

 

 

Diferentes realidades de aprendizagem

 

A disciplina é um ponto importante no processo de retomada, mas identificar os níveis de aprendizagem é fundamental para recuperar a confiança de crianças e jovens neste momento. “Em uma mesma turma terão aquelas crianças que avançaram um pouco mais e aquelas que regrediram na aprendizagem. Lidar com isso exigirá um maior nível de personalização da atenção e um cuidado extra com a saúde mental e resiliência das crianças”, lembrou.

 

Além de incentivo aos estudantes, é possível aos pais tornarem este processo mais prazeroso. Confira algumas dicas:

 

1)     Limite o tempo de uso das telas (seja celular ou TV) neste momento de retomada das aulas. Procure enriquecer a rotina das crianças com brincadeiras ao ar livre, já que o movimento e a interação reduzem a ansiedade.

 

2)     Atividades artísticas e lúdicas são uma boa pedida para ativar as áreas de recompensa no cérebro que convertem emoções como medo e raiva em emoções mais positivas, como esperança e confiança.

 

3)     Incluir os assuntos da escola nas conversas de casa pode aumentar a percepção de utilidade para a criança. Por exemplo, contar uma história que envolva algum tipo de linguagem ou conta matemática vai estimular que a criança recorde do assunto e participe da conversa, se sentindo mais confiante.


Dia da Internet Segura: professores do CPS orientam sobre cuidados na web

Professores de Etec e Fatec falam sobre como evitar golpes cibernéticos e destacam as oportunidades do mercado na área de segurança digital 

 

Com os avanços trazidos pelas tecnologias digitais, também cresceu a quantidade de ameaças para quem compra, vende, trabalha, estuda e interage socialmente pela internet. A fim de conscientizar sobre os riscos existentes no ambiente online, nesta terça-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura em mais de 200 países, incluindo o Brasil. Para colaborar com a mobilização a favor da utilização da internet de forma mais responsável, crítica e saudável, professores do Centro Paula Souza (CPS) apresentam dicas para fugir de golpes cibernéticos e destacam as oportunidades do mercado para quem tem interesse em atuar na área de segurança digital. 

Pesquisas apontam que os ciberataques se tornaram um dos principais riscos para os negócios em 2022 na visão dos empresários. De acordo com o professor Alex Wanderley, que dá aulas de Informática na Escola Técnica Estadual (Etec), Prof. Aprígio Gonzaga, localizada na zona leste da Capital, fatores como a aceleração da digitalização por conta da Covid-19 e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impulsionaram o vigor na aplicação de protocolos de segurança pelas empresas. “Cada vez mais as corporações investem em infraestrutura de segurança de dados, gerando postos de trabalho em todos os níveis, que vão desde analistas técnicos a desenvolvedores, peritos e profissionais especializados em vasculhar sistemas para detectar pontos fracos de forma legal, os chamados hackers do bem“, explica. 

Segundo o coordenador do curso de Segurança da Informação, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana, Rogério Nunes de Freitas, a tendência é que o profissional seja ainda mais valorizado nos próximos anos com o advento do 5G e da expansão do uso de tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina, internet das coisas e realidade aumentada. “Atualmente já existe um grande déficit de profissionais nesta área e o mundo exigirá soluções ainda mais complexas com o aumento da demanda da utilização da internet por pessoas e empresas. O dado é o principal ativo da tecnologia da informação e a segurança digital estará sempre em xeque com o crescimento expressivo e a diversificação dos ataques cibernéticos”, ressalta. 

Entre as medidas de prevenção, o principal ponto destacado pelos professores para navegar com segurança continua sendo a adoção de boas práticas pelo usuário. 

Confira uma lista com 10 dicas para implementar na rotina e não cair em armadilhas na internet:

 

1. Antivírus e firewall ativos e atualizados – Existem ferramentas pagas e gratuitas que auxiliam a identificar e bloquear sites ou arquivos suspeitos. Instale somente programas originais e mantenha-os atualizados.

 

2. Proteja suas contas e senhas – Adote senhas diferentes e combinações fortes, contendo números, letras e caracteres especiais. Evite datas de aniversário ou números sequenciais.

 

3. Não clique em links suspeitos – Cuidado com e-mails falsos pedindo para clicar em links ou arquivos anexos, eles podem conter vírus e softwares mal-intencionados para capturar dados e outros conteúdos.

 

4. Acesse aplicativos de bancos somente pelo dispositivo pessoal – Evite utilizar computador de terceiros ou da empresa. Prefira sua conexão pessoal em vez do wi-fi de locais públicos acessados por desconhecidos.

 

5. Verifique o símbolo do cadeado em lojas virtuais – Certifique-se da existência do desenho de um cadeado na barra de endereço do navegador. O ícone demonstra que se trata de um site seguro para prática de e-commerce.

 

6. Nunca forneça dados pessoais – Cuidado com pedidos por e-mail, SMS ou Whatsapp de dados bancários, identidade, CPF e outras informações que podem ser vazadas ou utilizadas em fraudes.

 

7. Prefira o cartão de crédito virtual – O cartão temporário dificulta aplicação de golpes em compras online. Evite também salvar os dados do cartão em sites para compras futuras.

 

8. Use a verificação de contas em duas etapas – Cadastre um número de celular ou e-mail alternativo para envio de autenticação quando for acessar suas contas de e-mail e redes sociais. 


9. Desconfie de pedidos de empréstimo de emergência – Ao receber uma solicitação de dinheiro, utilize outro meio para conversar com a pessoa e verificar se a conta foi clonada por criminosos. 


10. Fuja das fake news – Não reproduza ou encaminhe notícias sem checar a veracidade. Pesquise em locais confiáveis, como veículos de mídia conhecidos ou sites de checagem de fato.

 


Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.

Especialistas dão dicas de boas práticas para retorno mais seguro às aulas presenciais

Profissionais de facilities e nutrição da Sodexo On-site Brasil falam sobre medidas de saúde e segurança para apoiar escolas, pais e alunos na retomada  

 

Com o avanço da possibilidade de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, logo no início do ano, o retorno às aulas presenciais do ensino básico e fundamental em todo o País caminha para acontecer de forma mais integral e sustentável do que em 2021, momento em que muitas escolas ainda adotaram o modelo híbrido de estudos. 

Nesse cenário, surge a preocupação de pais, responsáveis e colaboradores das instituições sobre como as escolas atuarão para prevenir a contaminação pela Covid-19, suas variantes e outras ameaças respiratórias como a gripe causada pelo vírus Influenza (H3N2). Pensando nisso, a Sodexo On-site Brasil, que oferece serviços de alimentação e facilities incluindo instituições de ensino, reuniu seus especialistas e elaborou um guia de boas práticas para ajudar a proporcionar um retorno mais seguro tanto para alunos como para funcionários. 

O guia sugere medidas de higiene e alimentação concebidas por especialistas em saúde e nutrição da empresa levando em conta todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades competentes para mitigar a transmissão do vírus, contribuindo para uma rotina mais segura nas instituições.  

“Estamos em um momento de transição desafiador, que trará aprendizados importantes à sociedade e que irão mudar a forma como muitas coisas eram feitas. Nossa intenção e esforços estão concentrados em usar a nossa expertise para trazer soluções que minimizem os riscos no ambiente escolar, proporcionando mais segurança e conforto a todos”, afirma Sergio Caires, Diretor Comercial e Operações de Educação da Sodexo On-site Brasil.  

A principal e mais importante ação é a de conscientizar as pessoas, por isso as equipes que atendem às instituições de ensino com os serviços de alimentação e facilities passam por treinamentos constantes que reforçam os procedimentos de saúde e segurança. Nesses treinamentos, as equipes são orientadas tanto de forma teórica como de forma prática, na aplicação das diversas medidas que são planejadas de acordo com a realidade de cada instituição.  

As orientações ainda incluem desde cuidados durante o deslocamento dos colaboradores, passando por medidas de prevenção e uso dos espaços com mais segurança, até direcionamentos sobre a oferta de um cardápio com alimentos que atendam às necessidades nutricionais e ao mesmo tempo em que contribuam com a imunidade das crianças. Acompanhe as medidas abaixo: 

 

Preparação do ambiente 

Para manter um ambiente seguro, a recomendação é aumentar a frequência de limpeza de superfícies de maior contato, como maçanetas, interruptores, acionadores de descarga, torneiras, dispensers, lavatórios, pias, bancadas e corrimões, bebedouros, purificadores, geladeiras, máquinas de café e máquinas de snacks. Além disso, alunos e funcionários devem ser orientados para o uso de copos e canecas individuais em bebedouros, evitando encostá-los no bocal de saída.  

Outra recomendação é retirar cortinas e persianas para facilitar a entrada de luz nos ambientes e a limpeza do local,  bem como manter os espaços arejados, mantendo janelas e portas abertas pelo maior tempo possível. A periodicidade de limpeza de filtros de ar-condicionado, incluindo a parte externa do aparelho e a bandeja de drenagem, também devem ser revistas reduzindo o tempo entre uma inspeção e outra. Já para as salas que possuem ventiladores de teto ou de parede, o direcionamento da ventilação deve ser sempre para o teto, nunca para as pessoas.  

Também é fundamental ter à disposição de todos os frequentadores, álcool em gel 70%, distribuídos em diversos pontos dos edifícios, principalmente nos corredores e próximo aos locais de entrada e saída de salas, banheiros, prédios e quadras. 

 

Alimentação  

É muito importante preparar um cardápio variado com alimentos que atendam às necessidades nutricionais e que, ao mesmo tempo, possam ajudar na imunidade das crianças. Nutricionistas da Sodexo On-site Brasil recomendam que o almoço tenha oferta de folhas, legumes, grãos, proteína e carboidratos, de acordo com a tabela nutricional adequada a cada faixa etária. Além disso, frutas devem ser consumidas todos os dias e os doces limitados, de preferência, a uma vez por semana. Sucos devem ser naturais ou de polpa, preferencialmente sem açúcar. 

 

O momento de servir os alunos também deve receber atenção. Todos os colaboradores devem utilizar máscaras e luvas. e os estudantes devem higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, usar máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, retirando-as apenas na hora de comer. Neste momento, deve-se evitar conversas para que não haja circulação de gotículas de saliva. Crianças de até 2 anos, por recomendação pediátrica, estão dispensadas do uso de máscaras por conta do risco de sufocamento. Nesses casos, cada escola deve seguir as orientações do seu município ou estado. 

 

Saladas, sobremesas e bebidas servidas no restaurante tem como recomendação já estarem preparadas e embaladas individualmente, no buffet frio. Já no buffet quente, devem ser montadas as marmitas para que o aluno pegue seu prato já pronto e leve para a mesa. 

 

Um colaborador deve estar sempre presente, devidamente paramentado, para fazer a reposição dos itens e orientar os estudantes sobre dois pontos importantes: para evitar falar enquanto se servem e pegar somente o que irão consumir.  

 

Deve-se também ter atenção ao distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos bem como o espaçamento entre os colaboradores da cozinha, restaurantes e lanchonetes. 

 

Agindo em conjunto, de forma consciente, organizada e sincronizada, colaboradores e alunos estarão protegidos e contribuindo para evitar a disseminação do vírus e promover o bem-estar de todos. 

 

  

Sodexo On

 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

CONHEÇA A INTERPRETAÇÃO DE 5 SONHOS QUE VOCÊ COM CERTEZA JÁ TEVE!

Sonhar voando e caindo são alguns dos sonhos que especialista traz interpretações.

 

Os sonhos são o grande mistério do inconsciente humano. Há quem diga que eles não passam de conjuntos de imagens aleatórias criadas pelo cérebro em descanso, mas teorias como essa não conseguem explicar a capacidade que essas imagens têm de mostrar aspectos que desconhecemos em nós mesmos. 

Para muitas pessoas, os sonhos também estão repletos de sinais que nos contam sobre o passado e o futuro: basta saber interpretá-los. Juliana Viveiros espiritualista da plataforma iQuilíbrio conta que  alguns desses sinais são tão comuns que você certamente já se deparou com eles em suas jornadas noturnas.

Quer saber quais são eles e o que eles dizem sobre a situação atual de sua vida e o que ela poderá trazer? Viveiros explica. 


Sonhar com morte

Você acha que sonhar com a própria morte ou com o falecimento de uma pessoa querida é necessariamente um mau sinal? A rima tradicional já indica o contrário: sonhar com morte é sorte. Afinal, a morte é nosso símbolo máximo de recomeço, de fechamento de ciclos. Sonhar com a própria morte simboliza grandes recomeços na vida do sonhador! “A morte de parentes ou amigos, por sua vez, vem mostrar o início de uma nova fase na sua relação com aquela pessoa.” – pontua Juliana Viveiros,  espiritualista da iQuilibrio. 


Sonhar que está voando

Não é à toa que este é um dos sonhos preferidos de muita gente. Sonhos onde voar não requer esforço indicam uma fase na vida onde tudo flui com facilidade. É preciso, entretanto, permitir que esses bons ventos cheguem a você, e, para isso, basta não se prender demais a nada por enquanto. Aproveite sua liberdade!


Sonhar que está caindo

Este é um sonho muito comum, e, muitas vezes, ele não passa de uma sensação que ocorre naturalmente na hora de cair no sono. Por isso, não se preocupe se você continua tendo esse sonho mesmo com uma vida equilibrada.

Por outro lado, a interpretação dos sonhos também diz que sonhar que está caindo pode significar uma perda de controle sobre alguma área da vida da pessoa, ou seja, indica grandes problemas profissionais, pessoais ou de relacionamento.


Sonhar com nudez em público

O significado desse sonho é bem claro: insegurança e sentimento de vulnerabilidade. Se você tem esse sonho com frequência, é hora de trabalhar na sua confiança em si mesmo: não tenha medo de chamar atenção, ninguém está aqui para rir de você!


Sonhar com prova ou entrevista

Esse é outro sonho que tem uma interpretação muito simples. Se alguma prova ou entrevista de emprego se aproxima, sonhar com ela indica que sua mente está completamente ocupada em se preparar para o grande momento. Enquanto, por um lado, isso pode ser um bom sinal, por outro, esse tipo de sonho em excesso significa ansiedade e medo de não conseguir lidar com o futuro.

"A interpretação dos sonhos é um exercício muito fácil de ser feito: basta conhecer o significado de alguns símbolos e entender a situação da sua vida no momento. Esses são apenas algumas das imagens mais comuns em sonhos, mas não são as únicas", conclui Juliana Viveiros.

 

 

iQuilibrio

www.iQuilibrio.com.br


Conheça 5 benefícios para o seu bem-estar com a prática da meditação de atenção plena

Gympass e Meditopia trazem algumas dicas de como ter melhor qualidade de vida e uma rotina de maior bem-estar com a prática do mindfulness

 


O Gympass, plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem, traz junto com o seu parceiro, Meditopia, 5 benefícios da meditação de atenção plena utilizando a técnica de mindfulness que pode ser realizada em grupo ou de forma individual. O objetivo é ajudar as pessoas a estarem 100% conscientes no que estão fazendo aqui e agora, criando uma rotina de bem-estar com mais qualidade.

Em tempos de estímulos contínuos, rotinas agitadas e excesso de informações, estar presente nas atividades do dia a dia é um grande desafio. A pandemia da Covid-19 trouxe hábitos que devem prevalecer no futuro: dados mostram que homens e mulheres estão cada vez mais preocupados com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde. A saúde mental, inclusive, está no topo das prioridades hoje.

Segundo dados do Gympass Data Hub, no Brasil houve um crescimento de 35,6% na utilização de aplicativos que não estão ligados necessariamente ao universo fitness, como Saúde Mental e Emocional, Nutrição, Hábitos Saudáveis e Educação Financeira em novembro de 2021 na comparação com o mesmo mês de 2020. Se considerarmos apenas as sessões de terapia, o crescimento foi de 69,1% na mesma base de comparação.

"A consciência nos ajuda a explorar o nosso verdadeiro eu, ensinando sobre a possibilidade de estarmos presentes em cada momento da vida, mostrando uma maneira completamente diferente de interagirmos com nossas emoções e pensamentos. A eficácia da meditação da atenção plena tem sido demonstrada em numerosos estudos. Uma prática regular pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão. A missão da Meditopia nos enche de orgulho: nós ajudamos milhões de pessoas em todo o mundo a alcançar a paz interior com centenas de práticas diárias em 12 idiomas", diz Gözde Ertekin, Diretora de Conteúdo da Meditopia.

Abaixo, listamos 5 benefícios para o seu bem-estar com a prática da meditação de atenção plena:



Redução do estresse
A meditação de atenção plena é um dos métodos que podem ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse, que é uma reação do nosso corpo às pressões externas. Os seus efeitos nocivos, no entanto, nos fazem querer eliminá-lo de forma imediata, ignorando suas causas. Com as práticas de atenção plena, podemos processar emoções desafiadoras, renovando nosso senso de tranquilidade e segurança. Quando reconhecemos os motivos do estresse, passamos a procurar recursos e tomar medidas para aliviar seus efeitos.



Sono regular e de qualidade
A prática frequente da meditação não só facilita o processo de lidar com o estresse e a ansiedade, mas também ajuda as pessoas a permanecerem no momento presente, permitindo que durmam de forma mais fácil. O impacto de um sono de qualidade também pode ser visto no dia a dia, porque temos mais energia para atender às nossas necessidades e cumprir com as obrigações.



Relacionamentos saudáveis e comunicação
Mesmo que você esteja praticando a meditação de atenção plena a sós em sua casa, você vai perceber que o efeito dela se espalha na sua vida. Quanto mais você se aprofunda na prática, mais você permanece presente, inclusive nos relacionamentos: você vai passar a sentir o calor de um relacionamento mais íntimo ou aproveitar mais uma conversa divertida. Ao observar a sua mente sem julgamento, você vai conseguir ver de forma mais clara a sua reação a situações e pessoas diferentes. Essa consciência maior vai permitir que você compreenda melhor as suas questões e as questões das outras pessoas, o que tornará mais fácil estabelecer limites saudáveis e comunicar as suas necessidades.



Maior concentração
Nossa mente geralmente fica perdida em pensamentos. Às vezes, ficamos ruminando algo que aconteceu, fazendo planos ou imaginando a nossa história no futuro. Talvez seja difícil permanecer no momento atual e focar no fluxo do dia a dia, especialmente quando temos tantas distrações. Assim como os músculos ficam mais fortes quando fazemos mais exercícios, a nossa capacidade de permanecer presente cresce conforme praticamos e nos tratamos com paciência e compaixão. Assim, nos tornamos capazes de nos concentrarmos no presente por períodos cada vez mais longos.



Aceitação
Infelizmente, nem tudo na vida acontece do jeito que queremos. Às vezes, nos chateamos porque uma situação não saiu da forma planejada. Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação de atenção plena não insiste que você fique feliz com tudo o que a vida coloca no seu caminho. Na verdade, a autoconsciência nos ajuda a perceber e aceitar momentos desconfortáveis ou que nos incomodam. A atenção plena nos dá coragem para investigar as fontes de resistência dentro de nós e, quando você aceita, sua capacidade de resolver a situação com compaixão e cuidado aumenta gradativamente. É possível abordar a vida com aceitação e equilíbrio. Quando você aceita a vida como ela é, você está se dando tempo e espaço para aproveitá-la, mesmo com os desafios que ela apresenta.



14 de fevereiro - Valentine’s Day

Mais um bom motivo para celebrar o amor


Par Perfeito, único app totalmente brasileiro, selecionou oito ideias para aproveitar a data e alimentar a paixão

 

Ter um amor é sempre um bom motivo para celebrar. Ainda que o dia dos namorados no Brasil seja comemorado tradicionalmente no dia 12 de junho, o Par Perfeito, maior plataforma de relacionamento online do Brasil, convida para conhecer o Valentine's Day e transformar essa data em mais uma razão para alimentar a paixão.


Conhecido em quase todo o mundo como "o mais romântico dos dias”, a história do Valentine's Day remonta ao século III. Segundo a maioria dos relatos históricos, o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército, acreditando que os jovens que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade.  No entanto, mesmo com a proibição, o jovem bispo Valentim continuou a celebrar casamentos em segredo, prática que foi descoberta e que o levou à prisão e condenação à morte.


Enquanto estava preso, muitos jovens que o apoiavam atiravam flores e bilhetes dizendo também acreditar no amor. Entre eles, a filha do seu carcereiro, pela qual Valentin se apaixonou. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: “do seu Valentim” – o que originou a prática de enviar cartões para a pessoa amada no 14 de fevereiro.


Inspirado nesse clima de romance, o Par Perfeito separou oito ideias e pequenos gestos para surpreender os pares na data, sem precisar sair de casa:

 

Café da manhã surpresa

Para começar o dia de maneira romântica, nada melhor do que um café da manhã especial com pães, bolo, doces, salgados, sucos e uma carta de amor.

 

Spa em casa

Criar um momento relaxante ao lado de uma pessoa especial também pode ser uma ótima pedida, simples, mas de grande efeito. É só escolher um lugar ideal na casa e adicionar alguns elementos para transformá-lo em um oásis como velas aromáticas, plantas, música relaxante, toalhas macias, pétalas de rosas, almofadas confortáveis e um bom vinho.

 

Playlist no Spotify

Nada mais romântico do que um presente personalizado. A dica é montar uma playlist no Spotify  com músicas que marcaram o relacionamento e as favoritas de ambos para criar um clima de amor no jantar ou enquanto curtem um drinque. Valem aquelas que marcaram o relacionamento ou as favoritas de ambos.

 

 

Caminho de declarações

Espalhar declarações de amor, fotos e outros agrados pelos cômodos da casa pela casa também podem tornar o dia ainda mais especial. Melhor ainda se os mimos puderem ser encontrados em diferentes momentos do dia.

 

Seção de filmes

Às vezes, o mais óbvio continua sendo uma das melhores opções. A sugestão é apostar em filmes que sejam de interesse do casal, para assistirem agarradinhos comendo pipoca e outras guloseimas.

 

Kit com os motivos para amar seu par

Uma ideia original e certeira é montar uma cesta com várias coisas que o casal ama: a cerveja preferida, o vinho, docinho s e salgadinhos que mais gostam e, para finalizar, uma carta bem linda com os motivos que fazem amar a pessoa.

 

Noite de jogos

Para os casais competitivos, preparar uma noite de jogos é uma boa pedida. Se o casal não for do time que curte videogame, existem diversas versões online de jogos clássicos de tabuleiro ou de cartas. Basta pesquisar na Internet as versões dos jogos favoritos.

 

Jantar romântico

Para terminar a noite, o tradicional jantar de Dia dos Namorados pode acontecer perfeitamente em casa. Ele pode ser providenciado via delivery ou, então, com os dois juntos na cozinha. Basta deixar os ingredientes preparados e abusar da criatividade.

 

 

Par Perfeito

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AS CABECINHAS DAS CRIANCINHAS


Nós fazemos poucas perguntas, salvo entre três e quatro anos, quando questionamos tudo. A criança, nessa fase, padece de certa angústia. Seu cérebro abarca o mundo e o mundo torna-se mais complexo do que as explicações que ela se pode dar. A criança pede ajuda, faz perguntas. As respostas vão criando um repertório de explicações da realidade. As explicações se vão acrescentando. O conjunto delas “faz a cabeça” da criança, fornece-lhe a matéria para os próprios pensamentos. Assim: o conjunto de explicações do mundo forma uma ideologia, um modo de ver e de sentir a realidade. Essa ideologia constitui o indivíduo, pois estrutura o seu modo de pensar.


Assim penso porque assim, com esse teor, ensinaram-me a pensar. Ao meu redor há uma produção social de narrativas sobre o mundo, repetem-se explicações muito semelhantes para outras pessoas, o que faz com que minhas crenças sejam confirmadas nas relações cotidianas. Eu e as pessoas do meu relacionamento fomos educadas sob uma mesma matriz de crenças, então, cremos nas mesmas coisas. Na nossa vez de responder às perguntas de filho\as, aluno\as, amigo\as, reafirmamos tudo, pois nunca nos perguntamos sobre a validade do que aprendemos. Reproduzimos um pacote: um modo de pensar. A ideologia permanece, com nossa própria contribuição.


Depois de ter a cabeça ocupada por certas ideias, é difícil rever as coisas. Não se toma uma atitude sobre as próprias ideias; são as minhas ideias que informam as minhas atitudes. Como criticar minhas ideias com minhas próprias ideias? Mesmo reexplicadas por noções posteriores, é difícil rever e suplantar crenças assentadas. Nessas crenças estão os elementos, reais ou imaginários, de sentir e atuar no mundo. Exemplifico: no lago Titicaca (Andes), uma culta guia aymará levou-me a conhecer um templo cristão construído com pedras lavradas retiradas de uma huaca, sítio sagrado de sua gente. Falava-me sobre o episódio ressentida de incas e espanhóis, que dominaram seu povo.


Minha cicerone sabia pelos ancestrais costumes da sua gente e sabia por estudar História que o catolicismo não era a crença religiosa da sua nação, mas a do invasor. Não obstante, ao passar diante do templo cristão, persignou-se. Perplexo, indaguei-a, não sem alguma ironia, sobre o gesto que contrariava o discurso. Respondeu-me que externava o impregnado em si pelas freiras da escola de sua aldeia. Sabia psicologia, sabia ciência política, mas isso não desconstituíra a construção das ideias e das práticas de sua infância. O benzer-se fora incutido na sua mente infantil. Estava trabalhando para vencer a própria formatação. Estava em revisão ideológica. Admirável.


Na escola da criança de amiga minha, a professora boazinha, bondosamente quer acalmar as crianças. Para conforto dela, pede-lhes silêncio e as instiga a orar ao seu deus. Ora, crianças não têm deuses; adultos têm deuses. Mas crianças, sob a autoridade da professora – a professora é uma autoridade moral referente – formatam um deus. Se a professora orienta assim, na cabeça em formação da criança assim deve ser. A professora não tem culpa da sua ignorância da diversidade do mundo. Também a ela, quando criancinha, a sua professora ensinou-lhe desse modo. Sua mundividência não supõe complexidade, mas uma trivial narrativa religiosa.


Quem se aplica em ciência questiona narrações simples. Em geral, respeitosamente, não é o caso do\as professore\as do Ensino Fundamental. Não se lhes oportuniza ciência bastante para refutarem a repetição ideológica do sistema de crença dominante. A maioria ecoa em sala de aula o senso comum circulante. Cada Relatório de Monitoramento Global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) denuncia nossa contumaz péssima posição quanto a investimento no Ensino Fundamental. A questão, pois, não é só a cabecinha da criancinha hoje; é, também, a
cabecinha da professorinha ontem, que se repetirá amanhã. 


Léo Rosa de Andrade

Doutor em Direito pela UFSC.

Psicanalista e Jornalista.


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