Previsto para entrar em vigor em dezembro, no contexto das mudanças trazidas pelo Open Finance, novo modelo vai estimular competitividade e melhorias também no ramo de seguros e previdência
Na
esteira do Open Finance, está em elaboração pela Superintendência de Seguros
Privados (Susep – órgão regulador nacional) o Open Insurance, que vai trazer
para as transações de seguros e previdência a filosofia de dados compartilhados
e poder de decisão na mão dos consumidores. Assim, as seguradoras, da mesma
forma que as instituições financeiras no Open Banking, poderão aprimorar
ofertas e personalizar produtos e serviços, o que aumenta a competitividade e
traz uma melhoria no sistema como um todo, beneficiando diretamente os
consumidores.
“A
partir do momento em que uma empresa começa a participar do Open Insurance, já
pode ter acesso aos dados que as seguradoras compartilharam e, assim, fazer o
comparativo de produtos, coberturas e clientes dos concorrentes. Com isso, pode
planejar melhor o que vai oferecer. Os consumidores, por sua vez, vão encontrar
um sistema mais simples e produtos mais acessíveis”, esclarece Márcio da Mata,
Diretor Executivo do Grupo FCamara, consultoria para transformação digital e soluções
em tecnologia.
Márcio
aponta as cinco principais vantagens que o Open Insurance pode trazer para os
consumidores. Confira:
1.
Personalização
O
compartilhamento de dados dos clientes e das transações realizadas permitirá a
personalização de serviços e produtos. “Não existirá mais um padrão das
seguradoras. Elas terão que se adaptar e adequar suas propostas às necessidades
de cada cliente e não da própria instituição”, explica o executivo.
2.
Agilidade e precisão
A
integração dos ecossistemas Open Banking e Open Insurance tornará as operações
mais ágeis e facilitadas, tanto para cumprir as determinações dos órgãos
reguladores, quanto para oferecer melhores serviços.
3.
Liberdade de escolha
Ao
viajar, por exemplo, Márcio explica que será possível contratar o seguro-viagem
em uma empresa, a assistência médica em outra e um seguro-bagagem em uma
terceira. “O consumidor terá mais opções e muito mais liberdade para fazer suas
contratações no formato que for mais conveniente, escolhendo cada item a ser
contratado na empresa que oferecer o que for mais interessante para o seu bolso
e suas necessidades”.
4.
Cidadania financeira
Com
a integração de dados e serviços, a expectativa é que possam surgir no mercado
aplicativos que facilitem ao consumidor controlar as próprias finanças e que
popularizem e tornem mais acessíveis os serviços e produtos das seguradoras,
promovendo uma maior “cidadania financeira”.
5.
Segurança de dados
A segurança de informações pessoais
pode ser preocupante para quem está conhecendo as novas soluções do Open
Finance, mas a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD estabelece meios para que
as empresas que participarem do Open Insurance tenham um sistema seguro e
eficiente para o compartilhamento de informações. “Os consumidores poderão se
beneficiar das vantagens que o compartilhamento de dados proporciona, com
segurança”, enfatiza o Diretor.
Grupo
FCamara