Empresário
expert em audiência, criador do maior evento de tráfego e audiência do mundo, o
“Segredos da Audiência – Ao Vivo”, traz os pontos fundamentais
Já
deu para perceber que, hoje, um dos canais mais efetivos para o e-commerce é o
Instagram. Dados da própria mídia social mostram que o número de usuários bateu
a casa do 1 bilhão em junho deste ano. No Brasil, o segundo colocado no ranking
de países com mais usuários, há 50 milhões de perfis ativos.
“Esses
números mostram algo muito simples: não dá para ficar de fora dessa rede! Ela
atrai muita gente e é uma das mídias sociais mais poderosas quando se trata de
interação”, analisa Samuel Pereira, expert em marketing digital e autor do
bestseller "Atenção: o Maior Ativo do Mundo".
Com
essa realidade do Instagram já instalada, quem quer fazer negócio pela internet
deve sempre pensar em estar na frente de todos os concorrentes, mas com as
estratégias corretas. Após um período de pesquisa e análise da própria marca,
Samuel conseguiu definir e apontar seis dicas simples – e muito efetivas – para
transformar um instagram de negócios e aumentar as vendas, que é o objetivo
principal.
1 – Cuide do seu nome no perfil
Qual
é a maneira mais efetiva de achar o que estava procurando nas ferramentas de
busca da internet, como o Google? Procurando as palavras-chave que mais têm a
ver com o assunto em questão. Por isso, a identificação de um negócio precisa
ser a mais direta possível no Instagram, a começar pelo nome do perfil. Essas
palavras-chave não podem ser escolhidas sem critério. “Não cheguei [às minhas
palavras-chave] aleatoriamente. São termos que têm a ver com o meu negócio e já
indicam para as pessoas que visitam o meu perfil sobre o que ele é. É
importante já pensar nos seguidores que você irá começar a atrair”, alerta
Samuel.
2- Coloque as hashtags certas
As
hashtags ajudam
a ampliar o alcance de uma publicação, porque a insere em um segmento de busca
dentro do Instagram. Assim, a publicação de um negócio pode aparecer quando
alguém pesquisar aquela palavra ou termo com o “#” na frente. É fundamental,
também, não encher a postagem de hashtags,
uma vez que elas podem deixar o post poluído e até enfraquecerem a mensagem.
“Uma dica é não colocar as hashtags
diretamente no post, mas no primeiro comentário”, sugere o especialista.
3- Crie parcerias
É
possível – e dá um bom resultado – fortalecer uma marca ao uni-la em parceria
com outra que tenha a ver com o negócio. Pode acontecer tanto na troca de
postagens como na troca de serviços. “Sempre prefira que as pessoas postem
outra vez o seu conteúdo diretamente em suas timelines,
pois isso gera mais alcance e engajamento; ou você pode oferecer um serviço no
qual é especializado gratuitamente a um influenciador e ele, em troca, divulga
seu trabalho”, Samuel explica.
4 – Conte boas histórias
“Você
precisa ter um assunto para que as pessoas se sintam instigadas a comentar ou
curtir aquele post”,
comenta o especialista. A ideia é sempre fazer publicações com propósito, ou
seja, com alguma explicação, alguma história por trás. Se isso não for pensado,
há chances de que a postagem tenha pouca interação e, assim, pouco alcance. “As
pessoas leem, sim, as legendas das postagens no Instagram se for interessante
para elas”, conclui.
5 – Preste atenção em suas métricas
É
fundamental analisar os resultados de cada postagem feita: separar as que
tiveram mais interação, mais alcance e entender o porquê. O mesmo deve ser
feito com as postagens que não surtiram o efeito desejado. Feito isso, já é
possível encontrar um “padrão” do que funciona para o negócio. “Como já dizia a
frase de Peter Drucker: ‘O que pode ser medido, pode ser melhorado’”, relembra
Samuel.
Todas
as dicas acima constam, com explicações aprofundadas, no livro do especialista
“Atenção: o maior ativo do mundo – O caminho mais efetivo para ser conhecido,
gerar valor para seu público e ganhar dinheiro”.
Samuel
Pereira - autor de “Atenção: o maior ativo do mundo”, livro que chegou a best
seller da Revista Veja e Top1 na Loja Kindle da Amazon.com.br. Samuel também é
o idealizador do maior evento anual de tráfego e audiência, o “Segredos da
Audiência Ao Vivo”, que já teve 5 edições, reúne grandes empresários
brasileiros e um público de quase 3 mil pessoas para revelar as estratégias
mais inovadoras do segmento.