Com a Copa do Mundo se aproximando é comum ver pessoas
alvoroçadas e em rodas trocando figurinhas para preencher logo o álbum. Em
média, 936 pacotinhos é equivalente a R$ 1.872,00 e os azarados saltam para R$
2.578 o que significa 1289 pacotinhos. Já os sortudos chegam a R$ 1.478,00, ou
seja, 739 pacotinhos.
Em um debate de fim de tarde aqui na Antecipa, software de antecipação de
recebíveis, estávamos discutindo quanto deveria custar para completar o álbum
da copa sem trocar nenhuma figurinha. No lugar de um debate sem fim, resolvemos
escrever um pequeno código usando a técnica de Monte Carlo, classe de métodos
estatísticos que se baseiam em amostragens aleatórias massivas para obter
resultados numéricos, e assim resolver a questão.
Gostamos muito de utilizar essa técnica que teve sua versão
moderna desenvolvida durante o projeto da bomba atômica americana de Manhattan.
Os físicos do projeto se depararam com alguns problemas, como difusão de
nêutrons, que não estavam conseguindo achar a solução usando métodos
determinísticos e Stanislaw Ulam, vendo os computadores avançados da época,
aperfeiçoou essa técnica para achar a solução usando métodos aleatórios [também
conhecida como força bruta, faz um monte de conta até achar o resultado.
Basicamente o que se faz em uma simulação de Monte Carlo é
simular o processo milhares de vezes até achar uma solução. Usamos isso na
Antecipa para situações de performance, portfólios, retornos etc. No caso das
figurinhas da copa é basicamente o seguinte:
1) Montar um pacote de figurinhas de forma aleatória e sem repetição
2) Testar o pacote no nosso álbum virtual
3) Se não completar o álbum, voltar ao passo 1.
No nosso caso achamos que completar 10.000 álbuns seriam
suficientes para achar o resultado. Na média com em torno de 930 pacotes uma
pessoa conseguiria completar o álbum, existem os muito azarados e os muito
sortudos. No final da simulação geramos alguns gráficos interessantes. O primeiro
é um histograma que mostra o número de pacotinhos que foram utilizados até
completar o álbum versus a sua frequência.
Olhando o gráfico acima no eixo x você tem o número de
pacotes que foram comprados até completar o álbum e no eixo y o número de
pessoas. Da nossa simulação de 10.000 pessoas, 1400 conseguiram completar o
álbum comprando aproximadamente 900 pacotinhos.
O que significa esse gráfico? Algo que todo mundo já percebe,
mas agora temos um número para validar o nosso sentimento. A cada pacote que
você compra, aumenta o número de repetidas. O primeiro pacote que comprarmos
tem 100% de aproveitamento, depois disso vai caindo. Até algo em torno de 200
pacotes cai bruscamente de 100% para em torno de 28%. Depois disso a queda é
menos gradual. Ou colocando de outra forma:
Figurinhas Compradas
|
100
|
+100
|
+100
|
+100
|
+100
|
Aproveitamento
|
86
|
+63
|
+44
|
+28
|
+16
|
Das 100 primeiras figurinhas, aproveitamos 86. A cada 100 que
compramos diminui o número de figurinhas que conseguimos aproveitar. As últimas
100 somente 16 são aproveitadas na tabela acima. Algo interessante seria
determinar uma estratégia ótima de compra. Comprar até quantos pacotes e depois
começar a trocar? Vamos deixar essa brincadeira para a próxima copa.
Para quem tiver curiosidade, pode
baixar o código do github aqui: https://github.com/camilotelles/montecarlofigurinhacopa
Camilo Telles - fundador
da Antecipa, software de antecipação de
recebíveis que conecta compradores e fornecedores.