O Google acaba de divulgar uma pesquisa para compreender o comportamento
do brasileiro na data mais importante do varejo no primeiro trimestre, o Dia do
Consumidor, comemorado em 15 de março.
A data que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar
relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015. Em 2014, apenas 27% dos consumidores conheciam a Black
Friday, já no ano seguinte, o número saltou para 56%. Apenas 30% dos
brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, mas quando a data
é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.
Entre quem pretende consumir na ocasião, 32%
farão isso online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas e
internet.
As buscas pela data começam cada vez mais cedo e
crescem todo ano, comprovando que os consumidores já estão mais informados
sobre a data. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na data foi de
23% e o por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.
O brasileiro pretende gastar em média R$ 690,
sendo que 13% dos consumidores irá desembolsar entre R$1000 e R$ 2000.
A Copa do Mundo de futebol também vai levar
os brasileiros às lojas: quase 50% já estão planejando as compras, com destaque
para a camisa nova da seleção com 27% de intenção de compra e
televisão nova com 16%.
As TVs são o produto que 12% dos usuários
desejam ver em promoção no Dia do Consumidor, atrás somente dos Smartphones
(24%) e Roupas e Calçados (16%).
Confira abaixo mais alguns insights sobre a data:
- Livros, eletrodomésticos e cosméticos e perfumaria estão entre as categorias mais vendidas, com 14%, 12% e 11% respectivamente. Eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%
- Em geral, eletroeletrônicos são os produtos que tem maior crescimento nas Buscas no Dia do Consumidor, quando comparados com a média do primeiro trimestre. Desktop PCs, Laptops e Eletroportáteis lideram a categoria com 21%, 20% e 18% de crescimento, respectivamente.
- Smartphones são os produtos que os consumidores mais esperam ver em promoção (24%), seguidos de roupas e calçados (16%)
- 50% dos consumidores esperam ver promoções de alimentos e bebidas no Dia do Consumidor
- Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads por apps de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017