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terça-feira, 13 de setembro de 2016

Geração Y: renda e moradia dividem Millennials dos Aspiracionais



Um estudo produzido pela Geofusion com dados da segmentação Mosaic Brasil, da Serasa Experian Marketing Services, aponta as principais características destes jovens que representam um grande desafio para companhias de todos os setores


Com uma nova visão de mundo, a Geração Y está gerando diversas transformações sociais, seja no mercado de trabalho, nas estruturas familiares ou na forma consumir. Por esse motivo representam grandes oportunidades e também desafios para empresas de todos os portes e segmentos. Os Millennials e os Aspiracionais, grupos pertencentes a essa geração, são 8,3 milhões de pessoas em todo o Brasil - mais do que a população da Suíça - e o que diferencia estes jovens são, principalmente, renda e moradia. É o que aponta o estudo “A Geração Y no Brasil”, realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, em parceria com a Serasa Experian Marketing Services. O levantamento teve como base os dados disponíveis na segmentação Mosaic Brasil – e pode ser consultado em http://blog.geofusion.com.br/geracao-y-renda-moradia-millenials-aspiracionais .

Segundo a pesquisa, esses grupos têm interesses muito parecidos: são formados por pessoas com até 35 anos, em início de carreira e que prezam pela liberdade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além disso, gastam com viagens, estudos e produtos tecnológicos; são conectados e usam celulares também para o consumo; possuem renda maior do que a dos pais na mesma idade; e têm filhos mais tarde do que a geração anterior. A grande diferença entre estes jovens está na renda: os Millennials ganham em torno de R$ 3.000,00, já os Aspiracionais, R$ 800,00.

Com menor poder aquisitivo, os Aspiracionais têm menos acesso à tecnologia, mas com os mesmos anseios dos jovens de classes mais altas. Em sua maioria, foram criados em zonas periféricas e são filhos de pais com baixa renda e escolaridade. Solteiros, cursaram até o ensino médio e moram em capitais ou regiões metropolitanas.

A Geração Y está concentrada no Sudeste (63,4%), seguida de Nordeste (14%), Sul (11,7%), Centro-Oeste (6,7%) e Norte (4,2%). Ao analisar as divisões, é possível perceber a predominância nas regiões que mais se adequam as suas realidades financeiras. A maior parte do Millennials estão concentrados no Sudeste e Sul - que apresentam melhor infraestrutura para conectividade no Brasil, reforçando a principal característica deste público: estar conectado. Já os Aspiracionais são maioria nas regiões Sudeste e Nordeste - onde as rendas familiares são mais baixas. Cerca de 30% da Geração Y vive em municípios classificados pela Geofusion como Centros Nacionais de Turismo de Negócios e Lazer, pois concentram sedes de grandes empresas, além das principais feiras e eventos do mundo corporativo.

Ranking: Cidades com mais jovens da Geração Y


A Geofusion também analisou os bairros com maior concentração destes jovens:

Ranking: os bairros com mais jovens da Geração Y

Os Aspiracionais são maioria em nove bairros do ranking, apenas em Vila Pires, localizado em São André (SP) os Millennials se destacam. O estudo ainda revela que nas áreas com mais concentração de jovens Millennials a renda média chega a ser quatro vezes superior do que nos bairros que apresentam com volume maior de jovens da Geração Y – nos quais os Aspiracionais se destacam.

“Esta geração representa os consumidores de hoje e do futuro. As empresas precisam estar atentas às peculiaridades deste grupo, para definir suas estratégias de venda e ganhar mercado. Entender o comportamento e onde estão localizados esses jovens são passos fundamentais para estratégias bem-sucedidas”, destaca a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli. Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, lembra que a população do país é extremamente diversificada e, para compreender grupos tão complexos como a Geração Y, é preciso lançar mão de soluções que analisam a sociedade em profundidade. “Baseando-se em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida, o Mosaic Brasil é capaz de gerar importantes análises que ajudam as empresas a entenderem melhor o mercado consumidor brasileiro”, afirma.

O levantamento foi pela Geofusion com dados da segmentação Mosaic Brasil. Trata-se de uma segmentação que divide a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos baseados em aspectos financeiros, demográficos, geográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida.






Dia do Amendoim: prepare uma receita de Pudim de Abóbora com Amendoim



A sobremesa é uma ótima opção para comemorar o dia 13 de setembro de forma saborosa e saudável, já que a leguminosa possui propriedades benéficas para a saúde


Nos Estados Unidos, o amendoim tem um dia reservado só para ele! Por ser um dos grãos mais saudáveis e queridos do mundo, a ABICAB – A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados convida a todos os brasileiros a também prestigiar esta data, comemorada no dia 13 de setembro. Para isso, a dica é preparar uma receita saborosa e diferente: um Pudim de Abóbora com Amendoim, criada por nutricionistas do Sesi – Programa Alimente-se Bem.

O amendoim é comprovadamente saudável por ser rico em ácidos graxos insaturados - benéficos à saúde –, por conter alta concentração de proteínas, fibras e vitaminas, além de promover saciedade por duas horas, proteger o coração e ter propriedades antioxidantes. A leguminosa, ainda, é benéfica para os idosos por ser rica em cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose, e para as gestantes, pois, por ser uma excelente fonte de ferro, é primordial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Para comemorar o Dia do Amendoim apreciando o sabor da leguminosa em receitas adoradas pelos brasileiros, como o pudim, confira abaixo o passo-a-passo desta sobremesa elaborada de forma diferente que pode ser compartilhada com a família e amigos:

PUDIM DE ABÓBORA COM AMENDOIM
 


INGREDIENTES:

3 xícaras (chá) de abóbora com casca picada 

1 xícara (chá) de água

1 lata de leite condensado

3 ovos

2 xícaras (chá) de mandioca crua e ralada

1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído



MODO DE FAZER:

Cozinhe a abóbora com água até ficar macia, escorra e bata no liquidificador com o leite condensado. Adicione os ovos e a mandioca, bata mais um pouco e acrescente o amendoim. Reserve. Caramelize uma fôrma e adicione o líquido do liquidificador, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria em temperatura média por 45 minutos.

Desenforme em um prato grande e leve para gelar.



RENDIMENTO: 10 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
VALOR CALÓRICO POR PORÇÃO: 250,65 Kcal



Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 50% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Projeto Brasil Sweets and Snacks, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.

Mulheres empreendedoras no mercado voltado para o setor de energia



 A presença da mulher no desenvolvimento das indústrias e as expectativas para o mercado de energia no Brasil


Com unidades nos Estados Unidos, Espanha, Hong Kong, México, e Argentina, a Teslights, multinacional americana iniciou as operações no Brasil recentemente e inaugurou a fábrica de lâmpadas de LEDs inteligentes em Jundiaí, no interior de São Paulo. Na presidência da unidade Brasileira está Monica DeAngelis, formada em Ecologia e Biologia pela Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia.

A carreira teve início numa empresa americana onde atuou como executiva de contas. Monica explica que mesmo a boa relação entre os colegas e as rígidas leis voltadas ao respeito profissional nos EUA, não foram capazes de impedir certa resistência por parte dos colegas homens. “Em qualquer indústria predominantemente masculina nota-se certo ceticismo com relação às mulheres. Isso só serviu para que eu me empenhasse mais ainda em tornar-me o mais qualificada possível”, explica a presidente da Teslights no Brasil.

Já o cenário da figura feminina no mercado atual é positivo. Cada vez mais as grandes empresas abrem suas portas para a diversificação no ambiente de trabalho, o que acaba por tornar as operações mais produtivas. Além disso, nota-se que a presença da mulher tem aumentado significativamente. “Quando comecei no mercado de energia renovável nos Estados Unidos, em 2011, havia poucas mulheres. Cinco anos depois nota-se um aumento significativo em feiras, congressos e reuniões de conselho”, completa DeAngelis.

As expectativas para as operações da Teslights no Brasil são altas, principalmente por conta das crises financeira e energética no País atualmente, que geram mais oportunidades e chances de sucesso. “Estimamos que o mercado brasileiro atinja cerca de US$425 bilhões em dez anos. A Teslights está comprometida a solidificar-se como a melhor fabricante de lâmpadas inteligentes de LED e consultora de gestão inteligente de energia do mercado brasileiro”, explica a presidente.

Para o cargo novo Monica deve continuar morando nos Estados Unidos, e programa viajar ao Brasil a cada dois meses de acordo com as necessidades da empresa. A distância, garante, não será empecilho para o sucesso das operações, uma vez que tem em mãos as ferramentas que possibilitam trabalhar remotamente.




Sobre a Teslights:
Fundada no Vale do Silício (EUA), a Teslights é pioneira na gestão inteligente de energia. Oferecendo soluções customizadas para cada cliente, tem como visão atender a cada empresa com padrão de qualidade global e excelência de serviço local a partir de todo ciclo de vida do consumo inteligente de energia, concepção do projeto, compra dos equipamentos e sustentação da base instalada. Com operações em 12 países, a Teslights também é fabricante de lâmpadas LEDs e Gestão Inteligente, com certificações internacionais de qualidade, segurança e performance que atingem o recorde de 190 lm/w.

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