Atualmente, os olhos das pessoas estão muito ligados ao digital e as empresas precisam entender o perfil dos consumidores para se adaptarem a essa nova realidade; mas, tendo essa necessidade em vista, muitas vezes não conseguem traçar uma estratégia positiva
Nos últimos anos, investir em diversas estratégias de marketing digital se tornou essencial para muitas empresas, afinal, já é sabido que o digital invadiu o mundo dos negócios. Com o isolamento social e a necessidade de migrar as vendas de produtos e serviços, os empreendedores enxergaram as redes sociais como uma oportunidade para se manter estável. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros têm acesso a internet e, desse número, 97% acessa por meio dos dispositivos móveis. Isso comprova a necessidade das corporações entenderem o papel do marketing digital.
Porém, de acordo com Alex Vargas, especialista em marketing digital e empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, mesmo funcionado como uma solução para muitos empreendedores, existem algumas estratégias realizadas de maneira inadequada que podem gerar um efeito contrário do desejado. “São detalhes simples mas que podem passar despercebidos e estragar totalmente sua estratégia de vendas. Por isso, construir uma boa vitrine virtual é essencial”, explica.
Abaixo, o especialista lista os
principais erros e uma estratégia prática do que fazer para seu resultado do
marketing ser rápido e eficaz. Confira:
1 - Falta de paciência: tome
cuidado com o imediatismo, ansiedade e desespero. “Não é correto pensar
que uma coisa que você nunca fez vai funcionar perfeitamente logo na primeira
vez. Não podemos comparar nossa primeira semana com os três ou quatro anos de
uma outra pessoa. Normalmente, os processos no marketing digital não são
rápidos. Gosto de indicar a estratégia do 100 - 100 coisas, 100 dias, quando
nos damos esse período cria-se um espaço de tempo para os resultados
aparecerem. Pensa: quanto tempo que leva uma faculdade? Quanto tempo é um
contrato de trabalho? Então, se livre desse imediatismo, dessa ansiedade, desse
desespero, saiba que as coisas não vão acontecer logo de primeira, e que tudo
leva o seu tempo”, alerta Alex Vargas.
2 - Falta de planejamento: é
necessário entender que todos os empreendedores de sucesso tem um ponto em
comum: disciplina. “Ela é fundamental em um negócio, principalmente no início,
e você precisa entender como é sua disciplina do dia a dia, seguindo horário,
alimentação, exercícios, trabalhando a mente, para manter o foco. Não se
compare com quem já está no mercado há muito tempo, ou com perfis de
ostentação, siga a sua estratégia e tenha paciência e compreensão com seu
processo”, revela Vargas.
3 - Não fazer uma análise de
concorrência: para a estratégia ser completa logo de
início, também é preciso fazer uma análise de quem são os concorrentes e o que
estão falando. “O intuito aqui é entender o que está falando na estratégia do
outro para aplicar em seu negócio. Por exemplo: um arquiteto percebe que seus
concorrentes não estão falando sobre design biofílico, você pode levar essa
novidade para os seu público. Então, faça esse diagnóstico desde início”,
complementa.
4 - Ter um site não seguro: esse
é um erro bem comum e que os empreendedores, muitas vezes, desconhecem. “Caso
você queira aplicar algumas estratégias no seu site, na hora da criação, é
preciso se certificar se o mesmo está habilitado para receber as ações de
marketing digital. Isso porque, é preciso que as suas visitas se tornem em
algum tipo de conversão (leads ou vendas). Apenas os anúncios em si não vendem
e nem geram contatos”, salienta.
5 - 80% Prática e 20% Teoria: o
“Princípio de Pareto” também pode ser aplicado ao marketing digital. A
partir dele é possível saber uma propensão dos resultados dentro dos negócios.
“Só estudar e não partir para a ação não vai funcionar. Não fique esperando o
momento, cenário ou equipamentos ideais, apenas comece. No início, demorei para
colocar em prático tudo o que aprendi, pensava na câmera ideal para gravar o
vídeo, edição e outras pontos, mas o mais importante é o conteúdo e ir
aprendendo na prática. É fundamental se atualizar, mas também tudo que
foi visto deve ser colocado em prática. Estude em 20% do seu tempo e aplique
80% o que aprendeu. Essa teoria também vale em outros sentidos, como 80% dos
resultados estão relacionados a 20% dos investimentos”, complementa Alex
Vargas.
6 - Não identificar o nicho, produto e
estratégia: saiba qual caminho você quer seguir e
persiga nele. “Se você está trabalhando com Dropshipping, por exemplo,
um segmento que cresce a cada dia e que o empreendedor é responsável por
precificar a venda e o marketing da loja, é necessário focar em um produto e
estratégia: se está vendendo uma câmera específica, faça campanhas recorrentes
e se torne um especialista nessa área, assim os seus clientes vão chegar até
você. Além disso, saiba focar em um produto e na estratégia: se
vai fazer vídeo para o Youtube fique neste canal até dar certo, faça roteiro e
conclua”, exemplifica Alex.
É
importante deixar claro que o mundo do marketing digital é bem amplo e que
existem diversas formas de fazer o seu negócio aparecer, seja vídeos, campanhas
no Google e nas redes sociais ou até por meio de conteúdos. “Veja qual delas se
encaixa melhor para o seu negócio e siga as dicas que o resultado será
positivo”, finaliza o especialista.
Alex Vargas - empreendedor digital há mais de 15 anos.
Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É criador de diversos treinamentos
online, com destaque para o Fórmula Negócio
Online que é considerado o treinamento mais
indicado para quem quer começar um negócio do zero. Reconhecidamente como um
dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital
do Brasil. Desenvolveu os melhores treinamentos para empreendedores digitais,
profissionais de marketing e afiliados da atualidade.Reconhecido pelo mercado
como um dos melhores copywriters
da atualidade. Criou cartas de vendas de altíssima conversão. Desenvolveu
diversos negócios na Internet. Ganhou o prêmio de Empreendedor
Digital do ano de 2019 do Afiliados
Brasil.Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset para criação
de negócios altamente lucrativos.