Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Sangramento no puerpério: diferença entre lóquio e hemorragia


Entenda as diferenças sobre o sangramento que pode acometer as mulheres logo após o parto

 

O sangramento após o parto, seja natural ou cesárea, exige cuidados da mãe para evitar desconfortos, principalmente durante um período de extrema dedicação junto ao bebê. Apesar do sangramento ser considerado normal, ocasionado muitas vezes pela diminuição do útero para sua dimensão antes da gravidez, alguns pontos devem ser observados para evitar possíveis complicações, como duração do período de sangramento e volume expelido. 

O lóquio é resultado da recuperação dos órgãos onde o bebê estava acomodado, após a expulsão da placenta. A contração do útero pode gerar um desconforto ou cólica leve, acompanhada de sangramento normal. O corpo pode expelir o lóquio em até seis semanas, e a secreção muda para cremosa, amarela ou esbranquiçada. 

Quando o útero não consegue retornar ao tamanho normal, pode ocorrer a hemorragia puerperal, que, diferente do lóquio, possui um sangramento intensificado e cólicas mais frequentes. Quando ocorre gravidez de mais de um bebê, mães com sobrepeso excessivo, cesarianas de emergência ou partos com duração de muitas horas, a hemorragia pode acontecer. É importante a atenção para outros sinais que podem designar a hemorragia, como corrimento com mau cheiro, com cor verde ou cinza, coágulos muito grandes, febre, inchaço e dor pélvica. Nessa ocasião, o auxílio médico é imprescindível para avaliar o quadro e optar pelo melhor tratamento, de forma individualizada. 

Alguns cuidados também podem ser tomados antes e após o parto, como a ingestão correta de nutrientes para evitar a anemia, além do incentivo à amamentação, que estimula a produção de hormônios (como a ocitocina e a prolactina), que ajudam na recuperação da ferida da placenta e contração do útero ao tamanho normal. Durante o puerpério, a recomendação de especialistas é que o acompanhamento médico acompanhe todas as fases da mulher e do bebê, seguindo as recomendações de um profissional.

 

Bigfral
https://loja.bigfral.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados