Alan Schlup, especialista em consultoria empresarial, explica que um bom atendimento é aquele que produz resultados positivos tanto para o cliente quanto para a organização
Quantas
vezes procuramos um serviço e saímos insatisfeitos com o atendimento que
recebemos? De acordo com um estudo da Consultoria Gaertner, esse sentimento é
mais comum do que parece. Enquanto 80% das empresas acreditam que ofereceram um
bom atendimento ao cliente, apenas 8% dos consumidores concordam com a
afirmação.
Alan
Schlup, sócio-gerente e fundador da Conexão Consultoria Empresarial e
palestrante nas áreas de liderança, gestão do tempo, vendas, atendimento e
motivação, afirma que um bom atendimento é aquele que produz resultados
positivos tanto para o cliente quanto para a organização. Na visão do
profissional, existem, pelo menos, quatro motivos para o empresário investir na
capacitação de seu time de atendimento:
1. Obrigação
moral: todos temos o dever e a responsabilidade de tratar bem as pessoas,
independentemente de ser uma relação comercial ou não;
2. Fidelização:
O cliente gosta tanto do atendimento e do serviço, que quer fechar negócio com
a empresa, estando disposto a pagar um pouco mais ou ir um pouco mais
longe;
3. Aumento de
tickets: cliente bem atendido tende a comprar mais;
4. Reputação:
Um bom atendimento resulta em mais clientes promotores, que recomendam a
empresa para outras pessoas.;
“Faz
parte da nossa obrigação moral, é claro. Mas com certeza, o bom atendimento ao
cliente pode ser o diferencial de sua empresa. Há muito espaço para melhorar,
mesmo em equipes que atendem muito bem, naquele sentido de encantar e
surpreender positivamente o cliente, entregando mais do que ele esperava em
termos de atendimento, conseguindo assim a fidelização, aumento das vendas e
indicações orgânicas”, explica Schlup.
Em
agosto, Schlup trouxe o tema “Excelência no atendimento ao cliente” para um
curso destinado aos associados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil –
Alemanha do Paraná, no qual explicou o que é um bom atendimento, como
identificar se sua empresa tem uma boa reputação quando se fala em atendimento,
além de solucionar dúvidas dos participantes quanto ao tema.
Como identificar se tenho um bom atendimento?
Existem
duas maneiras para identificar se minha empresa pratica um bom atendimento. A
primeira delas é fazendo pesquisas de satisfação com os próprios clientes.
“Vale ressaltar que, muitas vezes, esse tipo de pergunta não traz respostas
suficientemente esclarecedoras. A pessoa questionada está com pressa e não quer
responder, responde qualquer coisa ou responde por educação que foi bom, mas
não estava muito satisfeita”, afirma Schlup.
Já a
segunda se dá pela análise de resultados, uma maneira mais efetiva de
busca por respostas. “Esses resultados são multifatoriais, mas passam pelo
atendimento. Devo analisar quanto tempo dura a relação da minha empresa com os
clientes, se eles indicam meus serviços, qual o índice de queixas e se são
solucionadas quando chegam à empresa e qual o ticket médio”.
O bom
atendimento aumenta o sentimento positivo do cliente com a empresa. Ou seja,
ele quer permanecer junto à organização, mesmo tendo outras alternativas com
qualidade semelhante àquila que é oferecida em termos de produto ou serviço.
“Quando eu construo esse vínculo, o cliente, sim, estará disposto a pagar um
pouco mais pelo produto. Com isso, me afasto um pouco da guerra de preços, que
é muito ruim e acaba levando à perda de qualidade. Não precisando se preocupar
tanto com o fator preço, posso focar mais na qualidade daquilo que eu estou
oferecendo”, explica Schlup.
O
atendimento ao cliente envolve principalmente alguns protocolos bastante
simples, que precisam ser repetidos até se tornarem naturais para quem está
atendendo. Como dica para os empresários que querem melhorar o atendimento,
Alan ressalta a importância de contratar treinamentos e ler sobre o tema, além
de ressaltar a importância do líder nesse momento. “Não adianta a gente treinar
uma equipe de atendimento e o líder dessa equipe não participar do treinamento.
Você vai ter algum resultado? Vai, mas muito menor do que poderia ter se houver
essa parceria entre o instrutor, a instituição que está dando o treinamento e o
chefe imediato dessas pessoas”, finaliza o palestrante.
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