Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

5 razões para incentivar as crianças a programar

Colegio Marista Asa Sul
 O estudo da programação estimula a organização, resolução
 de problemas, raciocínio lógico e criativo e resiliência

O estudo da programação estimula habilidades técnicas e emocionais como organização, resolução de problemas, raciocínio lógico e criativo e resiliência

A programação está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Seja por meio dos softwares que utilizamos na escola e no trabalho ou de aplicativos, redes sociais e canais de streaming. Todas as ferramentas digitais foram feitas por programadores, que criam, por meio de uma linguagem digital específica, ferramentas tecnológicas que facilitam a nossa vida. Segundo especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), em um mundo formado por “nativos digitais", não saber programar será considerado o analfabetismo do futuro. 

Para Guilherme Tabatinga Medeiros, professor de Física do Colégio Marista Asa Sul, assim como a matemática foi introduzida no ensino básico, a programação também deveria seguir o mesmo caminho: “Saber a linguagem das máquinas é um pré-requisito para o ser humano de hoje. A robótica é uma ferramenta para iniciar as crianças pequenas no assunto”, diz. 

“Atualmente, saber programação pode ser um diferencial no mercado de trabalho, mas daqui a 5 anos será um pré-requisito básico assim como o inglês. Além disso, a programação vem sendo necessária em carreiras para além da Tecnologia da Informação (TI) como administração, economia, gerenciamento, música, dentre outras”, completa.

Confira a seguir uma lista de 5 razões pelas quais as crianças devem aprender a programar, elaborada pelo professor do Colégio Marista Asa Sul:

  • Estimula o interesse pelo estudo do inglês, já que a linguagem de programação está toda nesse idioma;
  • Estimula habilidades como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade;
  • Faz com que a criança aprenda a pensar de forma multidisciplinar - para programar, o estudante utiliza, por exemplo, conhecimentos de matemática, física e inglês;
  • Estimula a agilidade e organização já que a pessoa programadora é capaz de automatizar suas tarefas;
  • Abre oportunidades futuras para o mercado de trabalho, já que a área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que têm alta demanda por profissionais qualificados.


Dia do Programador

Neste dia 12 de setembro, comemora-se o Dia da Pessoa Programadora. A data, criada na Rússia, não foi escolhida por acaso: é o 256º dia do ano, número que também pode ser representado como dois elevado a oitava (2⁸), o que na língua da programação representa um byte de oito bits.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados