Espetáculo
será apresentado gratuitamente entre os dias 27 de julho e 11 de agosto, em
sete sessões, em Belo Horizonte; baseada em premiada obra da Cia do Quintal, de
São Paulo, remontagem passeia entre a palhaçaria, a improvisação e a
dramaturgia
Uma das maiores
referências da arte circense brasileira, com 30 anos de estrada, o Grupo
Trampulim, de Belo Horizonte, estreia sua primeira adaptação, trazendo muitas
novidades cênicas para o universo da palhaçaria. A remontagem “A Rainha
Procura”, inspirada em uma premiada produção da Cia do Quintal, de São Paulo,
terá sete apresentações entre os dias 27 de julho e 11 de agosto, que acontecem
em quatro palcos emblemáticos da capital mineira: Galpão Cine Horto, Teatro da
Biblioteca Pública, ZAP 18 e Casa de Candongas. A entrada para todos os
espetáculos é gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria dos
espaços uma hora antes de cada apresentação. Todas as apresentações terão
interpretação em Libras.
Conhecido por
transpor a linguagem da palhaçaria para outros contextos cênicos, há mais de 15
anos o Grupo Trampulim pesquisa e reproduz nos palcos, de forma original,
conceitos da técnica conhecida como IMPRO, na qual a improvisação serve como
base para a estrutura dos espetáculos. Recentemente, o grupo estreitou ainda
mais os laços com a improvisação ao trabalhar com o ator, diretor, dramaturgo e
palhaço César Gouvêa, idealizador da Cia do Quintal, campeão Mundial de
Improviso, em 2008, e ex-integrante do famoso grupo Doutores da Alegria. Para a
concepção do espetáculo “Casamento” (2023), dirigido pelo mexicano José Luis
Saldaña, o Trapulim realizou uma residência artística com César Gouvêa, que
também trabalhou com a trupe na montagem “Trampulimpro” (2022), desenvolvida
para o meio corporativo.
“Convidamos o
César para dirigir essas montagens e a experiência foi deliciosa. Nos
divertimos muito, a comunicação entre nós foi muito empática, fluida e fácil. O
César, como diretor, traz o know-how da junção dessas linguagens:
palhaçaria e IMPRO. E a Cia do Quintal, criada por ele, é a grande referência
nacional dessas linguagens, formada por palhaços incríveis que se tornaram
também grandes improvisadores. A partir dessas experiências, César nos falou do
espetáculo ‘A Rainha Procura”, peça premiada da Cia do Quintal, que já estava
fora do repertório do grupo, e tinha tudo a ver com o Trampulim”, diz Adriana
Morales, diretora e integrante do Grupo Trampulim.
César Gouvêa conta
que viu no Trampulim a possibilidade de remontar “A Rainha Procura” com
artistas que ele admira e que combinam com a estética do grupo. “A experiência
de remontar um espetáculo depois de dez anos está sendo muito enriquecedora.
Como se trata de um espetáculo de palhaços, esses palhaços se apropriam muito
da criação. É um espetáculo que tem momentos de improviso, mas também momentos
de números dos palhaços que participam da peça. Então, isso tudo acaba
alterando muito o espetáculo original e deixando a remontagem muito
personalizada, com a cara do Trampulm, o que é bem interessante”, afirma o
diretor.
Roteiro
e improviso
A partir dessas
conexões, a peça “A Rainha Procura” nasceu da busca desafiadora do Grupo
Trampulim por novas linguagens cênicas. O espetáculo tem um roteiro definido:
se passa em um jogo de xadrez e conta a história de uma Rainha que perdeu seu
reinado, restando a ela apenas a companhia de um Peão. Ao longo do espetáculo,
a Rainha vai sendo contagiada pela simplicidade dos palhaços e por seu fiel
escudeiro, o Peão. Em sua primeira versão, com a Cia do Quintal, o espetáculo
foi sucesso de público e crítica, ao vencer o “Grande Prêmio da Associação
Paulista de Críticos de Arte" (APCA) e ser eleito o “Melhor Espetáculo do
Ano”, pelo “Guia da Folha”, em 2013.
Agora, na
remontagem do Trampulim, o componente da palhaçaria promete dar um tom
surpreendente para a história. “Apesar de termos as direções desses
personagens, é imprescindível que os palhaços tragam suas características
próprias, que a Rainha e o Peão descubram seu jogo nesse tabuleiro, e que todos
estejam abertos para o jogo e o improviso dentro de uma relação estabelecida
dramaturgicamente. O desafio tem sido, além das coreografias e marcações,
descobrir essas relações. Os palhaços trazem suas lógicas próprias, as suas
personalidades, e o reino agora é em Minas Gerais”, comenta Adriana.
Na nova versão,
Adriana Morales (Benedita Jacarandá) vive a Rainha desiludida em seu reino
perdido, enquanto Tiago Mafra (Sabonete) e Rafael Protzner (Alfinete)
interpretam os palhaços. Já Ricardo Ikier (Dr. Canhoto), integrante do
tradicional grupo Hahaha, é o palhaço convidado para interpretar o Peão. No
palco, todos levam para o espetáculo os seus respectivos arquétipos
saltimbancos, ou seja, os palhaços e palhaças de cada um, desenvolvidos há anos
em apresentações e projetos distintos. E, mesmo diante de um roteiro e de
personagens bem demarcados, eles não abrem mão de exercitar a improvisação.
“Uma das
principais novidades para o Trampulim é que este espetáculo tem personagens,
como a Rainha e o Peão. Não nos referimos aos palhaços e palhaças como
personagens. Para nós, a figura do palhaço e da palhaça tem características
próprias, trazidas por cada indivíduo para compor a personalidade e o jogo de
cada palhaço ou palhaça”, avalia Tiago Mafra, artista e diretor do Trampulim.
“Em outras palavras, a matéria-prima da palhaçaria pode ser a história de vida
do ator, isto é, seu universo particular com sua coleção de qualidades e
fracassos. É isso que vai para o palco”, complementa o artista Rafael Protzner,
que também integra o Grupo.
Desenvolvido por
César Gouvêa e Elisa Rossin, o cenário do espetáculo inclui itens da montagem
original e se passa inteiramente em um tabuleiro de xadrez. A montagem traça
uma analogia com um jogo, em congruência com a essência da palhaçaria — que se
desenvolve por meio de jogos e brincadeiras. “O espetáculo simula um grande
tabuleiro de xadrez e suas jogadas clássicas. Essa característica proporciona
ao espectador a contemplação imersiva dentro do cenário. A movimentação das
peças possui um código corporal bem estabelecido e extracotidiano. E a presença
dos palhaços errantes aproxima o público de questões humanas, trazendo leveza e
diversão para a trama”, avalia Rafael.
Este projeto é
realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo
Horizonte.
Ficha Técnica | Grupo Trampulim - “A Rainha Procura”
Concepção: César Gouvêa e Elisa Rossin
Direção Geral: César Gouvêa
Texto: Rhena de Faria, Cláudio Thebas, Denis Goyos, Davi
Taiyu, Álvaro Lages, César Gouvêa e Grupo Trampulim
Coordenação Geral: Grupo Trampulim
Coordenação de Produção e Produção Executiva: Bela Leite
Elenco: Adriana Morales, Rafael Protzner, Tiago Mafra e
Ricardo Ikier
Direção de Arte: Elisa Rossin
Consultoria Dramatúrgica: Gustavo Miranda
Trilha Sonora: Álvaro Lages e Caio Juliano
Transcrição, execução, gravação, edição e mixagem: Chaya
Vazquez
Iluminação: Marcel Gilber
Iluminadora: Flávia Mafra
Cenografia: César Gouvêa
Concepção do figurino: Elisa Rossin
Confecção original : Beto de Souza
Confecção novo Figurino: Roberta Mesquita
Fotografia e Audiovisual: Pri Garcia - Plena Filmes
Design Gráfico: Maracujá arte gráfica | Flora Lopes +
Mariana Fonseca
Gestão de Redes Sociais e Assessoria de Imprensa: Floriano
Comunicação
Intérprete em Libras: Dinalva Andrade Martins
Gestão Financeira: Flávia Mafra
PROGRAMAÇÃO
27 e
28 de julho (sábado e domingo), às 19h
Galpão Cine Horto
(Rua Pitangui, 3.613 - Horto)
3 e 4 de agosto (sábado e domingo), às 19h
Casa de Candongas (Avenida
Cachoeirinha, 2.221 - Santa Cruz)
9 de agosto (sexta-feira), às 20h
ZAP 18 (Rua João Donada, 18 - Santa Terezinha)
11 de agosto (domingo), às 11h e às 15h
Teatro da Biblioteca Pública (Praça da Liberdade, 21 -
Savassi)
Grupo
Trampulim apresenta “A Rainha Procura”
Quando.
De 27 de julho a 11 de agosto
Onde. Galpão Cine Horto, Casa de Candongas, ZAP 18, Teatro da
Biblioteca Pública
Quanto.
A entrada para todos os espetáculos é
gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria dos espaços uma hora
antes de cada apresentação
Mais. Em todas as apresentações haverá interpretação em Libras
Nenhum comentário:
Postar um comentário