Como evitar fraudes de pagamentos nas compras de final de ano?
O final do ano é, sem dúvidas, uma das épocas mais
aguardadas pelo comércio. Após a Black Friday, as compras de Natal vêm na
sequência impulsionando ainda mais as vendas que são realizadas,
principalmente, nos canais digitais. E, considerando que os acessos simultâneos
que esses meios têm durante esse período, é crucial que sejam adotadas medidas
de proteção com o intuito de evitar, sobretudo, as fraudes de pagamentos.
Mesmo sendo um tema constantemente abordado, vemos
com frequência casos de fraudes de pagamentos. Como prova disso, de acordo com
a pesquisa realizada pela FICO, 65% da população conhece alguém que já foi vítima
de golpes envolvendo meios de pagamento em tempo real.
A principal razão para que essas estatísticas se
mantenham elevadas é, justamente, a falta de informação e preparo das pessoas.
Ou seja, na hora de realizar compras via canais digitais, o consumidor deixa de
lado requisitos importantes de segurança, como verificar se a conexão do site é
segura, utilizar cartões temporários para evitar a clonagem de dados ou, até
mesmo, realizar as operações por meio de aplicativos oficiais da loja que
possuem protocolos de segurança.
Por outro lado, para que seja combatida com êxito
possíveis fraudes, a empresa também precisa adotar práticas de cuidado. Até
porque, quanto mais frágil for o sistema de segurança, aumenta as chances de
sucesso em ações criminosas. Deste modo, é essencial que a organização adote
medidas que estimulem a proteção, como obter a certificação SSL, monitorar o
acesso dos colaboradores, além de realizar a autenticação de compras em dois
fatores, seja por meio de SMS, e-mail ou tokens.
Cabe destacar que o desafio na implementação dessas
abordagens está em obter amplo atingimento da conscientização da importância de
investir nesses mecanismos. Isso é, como citado anteriormente, mesmo este tema
fazendo parte das rotinas, diversas organizações adiam a aplicação dessas
medidas e, quando veem, estão novamente vivenciando uma nova época de alta de vendas
no comércio.
Durante esse período, existem casos de empresas que
podem aumentar cerca de 3 mil porcento a quantidade de vendas realizada por
dia. Sendo assim, é preciso chamar atenção para um outro fator: de nada adianta
ter as melhores práticas, sem que se tenha um sistema que comporte essa
avalanche de acessos e operações.
Por isso, é crucial que as empresas também incluam
dentre suas ações, o investimento em uma solução robusta que suporte o aumento
desses volumes, bem como processe e armazene dados das compras dos clientes e,
gere informações que ajudem a prevenir e identificar possíveis tentativas de
fraudes – ajudando a garantir maior segurança para os usuários.
Todavia, essa abordagem não deve acontecer da noite
para o dia. Além disso, para que seja feito um investimento assertivo, é
crucial que seja feito um diagnóstico levando em conta os pontos sensíveis que
precisam ser sanados. Deste modo, contar com o apoio de uma consultoria
especializada é útil para auxiliar nesse processo, e ajudar a empresa a aderir
as melhores práticas.
O final do ano é visto com bons olhos para o
comércio como um todo, à medida que aumentam as oportunidades de lucratividade
com o consumo da população. No entanto, mais do que aproveitar a euforia do
público, é preciso estar atento quanto aos riscos que também fazem parte desse
período, ainda mais levando em conta as mudanças nos hábitos dos consumidores.
Todavia, para que essas medidas surtam o efeito almejado, é necessário que o quanto antes as organizações busquem se preparar e a fim de tomar os devidos cuidados, evitando prejuízos e promovendo a melhor experiência para o cliente. Afinal, como diz um famoso ditado: não se deve deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje.
Gilberto Bueno - consultor de produtos e serviços do Grupo Skill
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