Pesquisar no Blog

sábado, 23 de dezembro de 2023

Psicóloga compartilha dicas para definição de metas de ano novo

Uma tradição na virada de ano, metas podem tanto ajudar quanto se tornar gatilho

 

Com a proximidade da virada de ano, é normal que as pessoas fiquem mais introspectivas e reflexivas sobre o que conquistaram e o que desejam para o ano novo. Assim, muitas listas de metas são escritas e… esquecidas logo que o ano começa. O que, segundo a psicóloga do Zen App, Débora Vilela, acontece por serem escritas à flor da pele e em um momento muito emotivo e de vontade de "mudar tudo".

"Muitas vezes as metas são delimitadas sem sequer saber o que são metas, como pensá-las e estruturá-las", comenta. Segundo ela, um exemplo de meta mal desenvolvida e que, provavelmente, será abandonada é: quero ler mais em 2024. "O que é ler mais? Uma meta assim aberta abre espaço para a autocobrança e se torna mais fácil abandoná-la"

Neste sentido, para que as metas possam ser alcançadas é importante que sejam pensadas de modo estratégico. O que a psicóloga sugere que seja feito a partir de três passos.

1. Autoconhecimento, flexibilidade e uma perspectiva realista
Assim como qualquer outra atividade, é importante levar esses três pontos em consideração. Usando o exemplo de ler mais, é importante entender o quanto você lê hoje. Caso não tenha nenhum hábito de leitura, é mais válido buscar um livro por mês do que desejar um por semana.

Além disso, é sempre importante ser gentil consigo mesmo no processo. Há dias em que você não vai conseguir ler (ou ir à academia, ou comer 100% saudável). Mas isso não significa que deva desistir.

2. Detalhes são importantes
As metas estão no percurso inteiro daquilo que almejamos, por isso é importante que sejam detalhadas. Assim, fica mais fácil visualizar os pequenos passos e conquistas.

Segundo a psicóloga, vale definir nos máximos detalhes e pensar desde como medir o progresso, o que é preciso para tirá-la do papel e uma data limite para cada etapa. Ela indica, inclusive, destrinchar uma meta em mini-metas.

3. SMART
Uma referência teórica que a psicóloga indica, SMART é uma sigla em inglês para: específico, mensurável, alcançável, realista e temporal (com prazo). Que, resumidamente, é tudo o que a meta precisa ter.

"Vale lembrar que as metas são para o ano inteiro, então é importante não querer começar tudo ao mesmo tempo. Há pessoas que conseguem administrar 10 metas diárias e outras que conseguem administrar 2. Por isso, o olhar realista, estratégico, de autoconhecimento é tão importante", finaliza.


Zen App - Disponível tanto na Play Store quanto na App Store


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados