Pesquisar no Blog

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

10 curiosidades sobre o Prêmio Jabuti

A cerimônia de entrega da 65ª edição acontece no dia 5 de dezembro no Theatro Municipal de São Paulo


Se você ainda não ouviu falar do Prêmio Jabuti, então corra atrás do prejuízo e se permita conhecer a mais tradicional honraria à literatura brasileira, organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). No próximo dia 5 de dezembro acontece a entrega dos vencedores da 65ª edição, no Theatro Municipal de São Paulo. O evento será transmitido online pelo canal da CBL no YouTube.

“O Prêmio Jabuti é uma referência no Brasil no que se refere ao mundo literário. Ele é muito importante tanto para os premiados quanto para as editoras e também para a divulgação da literatura brasileira”, explica a professora de Redação e Língua Portuguesa do Colégio Marista da Asa Sul, em Brasília, Stella Avelino. “Além disso, o Jabuti é um retrato da nossa sociedade e de quem somos porque a cada ano, premia obras que retratam a nossa cultura, os nossos costumes, os nossos problemas, as nossas realidades”, completa Stella.

Para conhecer um pouco mais da premiação, confira 10 curiosidades sobre o Prêmio Jabuti elaboradas pela professora do Colégio Marista da Asa Sul:

1. Em 2023 o Prêmio Jabuti celebra 65 anos: são seis décadas destacando o melhor da nossa literatura

2. O Prêmio é dividido em 4 eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação

3. Nesta edição, pela primeira vez, o Prêmio conta com uma nova categoria: escritor(a) estreante, para oferecer visibilidade aos novatos(as) em seu primeiro livro

4. Também pela primeira vez, o “Livro do Ano” passa a ter uma nova forma de premiação: o(a) autor(a) da obra vencedora estará presente no maior evento literário do mundo para relacionamento, divulgação e oportunidade de negócios que ultrapassam fronteiras.

5. Por que Jabuti? O nome foi escolhido por influência do Modernismo e pelo nacionalismo e pelos ambientes cultural e político da época que valorizavam a cultura popular brasileira.

6. Em 2017, o Prêmio Jabuti passou a contemplar duas novas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

7. A cada ano, o prêmio escolhe uma “Personalidade Literária”. Em 2023, o agraciado é Pedro Bandeira, escritor nascido em Santos, São Paulo, com mais de 40 anos de carreira, 130 obras publicadas e 28 milhões de exemplares vendidos é uma referência na literatura infanto-juvenil.

8. A história em Quadrinhos "Triste República: A primeira República comentada por Lima Barreto" traz uma narrativa interessante sobre conteúdo estudado na 3a série do ensino médio. Lima Barreto, autor da obra adaptada, é um escritor pré-modernista que, envolvido com os problemas sociais de sua época, marcou a literatura com suas percepções

9. O livro "Alan Turing: suas máquinas e seus segredos", indicado na categoria juvenil, traz uma narrativa interessantíssima sobre o matemático que criou o computador.

10. "A vida futura", de Sérgio Rodrigues, retoma nomes importantes da literatura: José de Alencar e Machado de Assis revivem no século XXI. Excelente leitura para estudantes da 2a série do Ensino Médio que estudaram esses grandes nomes do Romantismo e do Realismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados