Livro é caro?
Em meio a
discussões atuais sobre o preço dos livros, que envolveu recentemente alguns
dos maiores influenciadores do Brasil, estamos lançando um novo slogan e ao mesmo
tempo uma campanha para mostrar o valor intangível do livro, que vai muito além
do papel onde ele é impresso. Nós gostaríamos de compartilhá-lo com você, em
primeiro lugar.
O slogan?
“Respeita o livro”.
Estamos acostumados a olhar para os livros com orgulho em
nossas estantes, ou desejá-los nas prateleiras das lojas e livrarias, mas
existe uma pergunta que raramente fazemos:
Como é feito um livro? Ele é muito mais do que papel. O preço dele
é definido pelo trabalho criado a partir de muitas mãos e muitos meses, que
geralmente não é visto toda vez que olhamos para um livro pronto.
Seleção de Original
É nessa etapa que é escolhido o conteúdo a ser publicado pela
editora, a partir de critérios como adequação ao catálogo, relevância,
qualidade e impacto comercial. Logo após a seleção do título, um contrato de
edição é firmado e tem início o processo de produção.
Edição de Texto
No processo de edição, o editor faz as alterações necessárias na
estrutura do texto, podendo sugerir mudanças na narrativa, desenvolvimento de
passagens e personagens, correções de furos ou problemas no enredo da história
e outros detalhes que possam prejudicar o resultado final da obra.
Tradução
O editor responsável pelo livro deve escolher um tradutor levando
em consideração o alinhamento do profissional com o tema/tipo do livro, sua
disponibilidade e seu orçamento.
Preparação de texto
Na preparação de texto, também conhecida como copidesque, são
observados a padronização, estilo, coerência erros de gramática e ortografia no
texto. Alguns pontos essenciais do livro são definidos nessa etapa, como o
estilo de notas e diálogos, além de títulos e subtítulos.
Projeto Gráfico e Diagramação
Aqui é definida a tipografia do texto e toda a organização das
fontes nas páginas, ajustando o texto no projeto gráfico do livro. É a etapa
que define a área à qual o texto ficará circunscrito dentro das margens.
Revisão
A fase de revisão é uma das que mais exige cuidado e atenção do
profissional. Deve ser feita a revisão ortográfica, gramatical e revisão da
diagramação. A revisão deve ser feita quantas vezes forem necessárias e deve
ser aplicada em todo o livro e não apenas no texto.
Capa e paratextos
Os paratextos são os textos de apoio que ajudam a complementar a
obra. São eles títulos, quarta-capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio,
release e qualquer texto anexado. Já a capa é um dos itens mais importantes do
livro, sendo um dos fatores que mais ajuda nas vendas.
Produção Gráfica
Hora de fazer a última revisão e todas as alterações necessárias
antes de fechar o arquivo e enviar para a gráfica. Os arquivos são enviados no
formato PDF, sendo um arquivo diferente para cada item de impressão/produção
gráfica como capa, miolo, caderno de imagens, etc. É a etapa que tem um dos
maiores impactos financeiros no valor final da obra.
Divulgação
Antes do fechamento do livro, as equipes de comunicação, marketing
e comercial da editora já começam a trabalhar no planejamento de divulgação do
livro e estratégia de vendas.
https://www.youtube.com/shorts/aBfjJwR4b6o
Longa a jornada de produção de um livro, né? Existe muita
história e trabalho por trás das páginas dos nossos companheiros de papel. É
por esse motivo que por aqui o nosso lema é RESPEITA O LIVRO.
Luis Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário