O Estudo fez uma leitura dos modelos de trabalho: home office, híbrido e presencial.
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais habituados
às compras online, buscando otimizar suas compras através da facilidade
para encontrar preços mais baixos, conveniência e ampla escolha de produtos e
serviços.
De acordo com o estudo especial “Mudanças na jornada de compra do consumidor brasileiro – de
acordo com o modelo de trabalho”,
desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
em parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights
do consumidor sob demanda, 74% dos consumidores preferem fazer compras pela
internet, comparado às compras em lojas físicas. Para consumidores que
trabalham no modelo home offic,e 41% acreditam que gastam
menos comparado ao modelo de trabalho presencial. Além disso, 47% costumam
comprar alimento para consumo imediato online no horário do almoço e apenas
22% saem para almoçar quando estão trabalhando em modelo home office.
Para os entrevistados que trabalham em modelo presencial, somam 51% os que
costumam comprar alimento para consumo imediato no horário do almoço.
“Conforme este estudo apresenta, o modelo de trabalho que o
consumidor está inserido irá impactar significativamente no comportamento de
compra deste indivíduo”, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
As compras online têm se tornado uma parte
significativa da vida moderna, transformando a maneira como as pessoas adquirem
produtos e serviços. Outro aspecto relevante do estudo é o tipo de compra que
os entrevistados MAIS costumam comprar conforme as categorias pesquisadas.
Compras feitas “mais” em lojas físicas, são: Compras de supermercado (90%),
medicamentos (77%) materiais de construção (74%), produtos de higiene/
cosméticos (70%), produtos pet(47%). Já no online, as 3 principais categorias são:
Serviços de transporte (79%), fast food/ comida para consumo imediato (71%) e
Viagens (70%).
O estudo também avaliou a percepção desse consumidor que
trabalha home office. Embora tenha a facilidade para comprar mais no online,
o consumidor que trabalha home office acredita que gasta “menos”
do que quando trabalha ou trabalhava presencial. “Em resumo, o
modelo de trabalho em home office pode ter um impacto
significativo no comportamento de compra das pessoas, influenciando o que
compram, onde compram e como gastam seu tempo e dinheiro. A interação entre o
trabalho remoto e as compras é multifacetada e varia de acordo com as
circunstâncias individuais e as preferências pessoais” afirma o
Presidente da SBVC.
Metodologia
O estudo
entrevistou 1.000 consumidores em todo o país e teve como objetivo entender o
perfil do consumidor brasileiro que compra online e lojas físicas. Abordando
aspectos relacionados ao modelo de trabalho desse consumidor, seja totalmente home
office, híbrido ou totalmente presencial.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC:
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC
www.sbvc.com.br
Toluna
www.tolunacorporate.com
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