Não há como negar que o cenário empresarial moderno está em constante evolução. Impulsionado por uma crescente conscientização das questões relacionadas ao ESG, que envolve os aspectos acerca do meio ambiente, sociedade e governança, as empresas agora reconhecem que o sucesso vai além dos lucros e que o compromisso com tais metas desempenha um papel fundamental em sua trajetória. Diante disso, o uso da tecnologia possui um papel vital a fim de garantir este propósito, proporcionando benefícios tanto para as organizações quanto para seus clientes.
Sabemos que a tecnologia permite que as empresas
coletem e monitorem uma ampla gama de dados. No que condiz ao ESG, por meio de
seu uso, torna-se possível obter informações que vão desde a gestão de emissões
de carbono, até a governança corporativa e práticas de trabalho. Por sua vez,
essa coleta é mais precisa e eficaz quanto automatizada – algo que pode ser
obtido através da integração de sistemas.
Isso é, os negócios têm a possibilidade de
configurar seus sistemas para rastrear e relatar métricas específicas,
permitindo que o progresso seja monitorado de forma contínua. E, além dessa
ação ajudar a garantir o cumprimento das metas estabelecidas, também auxilia a
fortalecer o compromisso sólido com a sustentabilidade e responsabilidade, bem
como integrar os pilares do ESG diretamente na estratégia empresarial.
Vale destacar que, dentro dessas estratégias, a
transparência é um aspecto crucial e altamente valorizado, principalmente,
pelos clientes, que estão cada vez mais atentos. Como prova disso, segundo uma
pesquisa da OpinionBox, 67% dos consumidores procuram sobre as práticas ESG de
uma empresa antes de fazer uma compra, e outros 57% afirmaram que deixam de
adquirir um produto quando verificam que a empresa não se enquadra nestes
requisitos.
Ou seja, se o negócio assegura ter ávido o
compromisso com o conceito, é necessário que isso seja transmitido na prática –
principalmente, levando em conta que a experiência do cliente vem sendo um
tópico altamente buscado. Para que haja uma personalização deste atendimento de
forma mais sólida e assertiva, é essencial que as informações sejam
centralizadas e colhidas por meio de integrações que estarão customizadas e
baseadas em suas preferências. Deste modo, a organização pode oferecer opções
de produtos que estejam alinhadas com tais princípios e, consequentemente,
atender suas expectativas ao mesmo tempo que incentiva práticas de
investimentos sustentáveis e responsáveis.
Obviamente, conciliar todos esses aspectos não é
uma tarefa simples, mas pode se tornar mais fácil com o apoio de um ERP.
Através da ferramenta de gestão, é possível exercer uma gestão automatizada que
vem ao encontro da promoção da sustentabilidade, uma vez que ajuda a reduzir o
desperdício de recursos, melhorar a eficiência energética e diminuir o impacto
ambiental – fortalecendo não só a posição da organização frente ao ESG, mas
também contribuindo para economias de custos significativas.
Em suma, o uso da tecnologia com o apoio de
ferramentas de gestão está desempenhando um papel cada vez mais importante no
atingimento de metas de ESG nas organizações. Afinal, além de facilitar as
coletas e análises de dados, também fortifica a transparência, e eleva a o
nível da experiência dos clientes por meio de um atendimento ainda mais
direcionado e assertivo.
Deste modo, as empresas que estão adotando essa
abordagem não apenas se tornam líderes nos aspectos de responsabilidade social
e ambiental, mas também asseguram seu valor perante os clientes, reforçando a
confiança na marca – algo extremamente importante em um mundo empresarial de
constante mudança. Não à toa, segundo um estudo da KPMG, foi identificado que
76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em seu modelo de
negócio, sendo que esta estratégia é fundamental para conquistar a preferência
do consumidor final.
Levando em conta o atual cenário, não há como negar
que o futuro dos negócios está intrinsecamente ligado ao compromisso com o ESG,
que cada vez mais irá servir de parâmetro frente ao firmamento dos negócios e
conquista dos clientes. E, para trilhar esse caminho com sucesso e eficiência,
a tecnologia será sempre a ferramenta assertiva para guiar essa jornada.
Auana Vicente - especialista Customer Success do Grupo Inovage.
Grupo INOVAGE
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