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quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Sacoleira digital: como pequenas empreendedoras podem usar a internet para impulsionar vendas

Em nosso país, a figura da ‘sacoleira’, sempre foi uma presença marcante no comércio informal. Antigamente era comum essas mulheres visitando a casa das clientes para levar os seus produtos, costume que ficou para trás com a popularização da internet e das redes sociais. As empreendedoras se adaptaram aos novos tempos e o período de pandemia acelerou essa mudança que já estava em curso. Hoje, elas estão ganhando muito em eficiência com o auxílio da web. Na montagem do estoque, por exemplo, o acesso a fornecedores é facilitado, é possível fechar negócios com comerciantes de cidades distantes.

O resultado é a expansão das vendas e dos negócios que atingem cada vez mais consumidores. Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), existem cerca de 3,5 milhões de sacoleiras no Brasil. Em 2022 foram comercializados produtos e serviços por venda direta por aqui, gerando um volume de negócios de R$ 45 bilhões. Quase 20% das vendas correspondem à categoria de roupas e acessórios, com destaque para o comércio de joias e semijoias. As joias personalizadas são uma forte tendência e ótima opção de investimento para as sacoleiras. Há um baixo custo envolvido no processo, já que o cliente costuma deixar um valor de entrada, dinheiro suficiente para custear a compra do item.

Quando falamos de vendas online, a principal ferramenta utilizada pelas sacoleiras digitais é o whatsapp, que permite um contato mais próximo entre vendedor/consumidor. Através do aplicativo de mensagens instantâneas é feito o envio de fotos dos itens e a comunicação por áudio, vídeo e por texto. No entanto, para divulgar produtos, as redes sociais são o veículo mais importante, pois muitas das pequenas empreendedoras não possuem site próprio. Plataformas de vídeos curtos como o TikTok e o Reels do Instagram têm se destacado. O ideal é que a vendedora tenha uma presença ativa nessas redes e exponha os seus itens de forma criativa e divertida, participando de trends e outros virais de conteúdo.

A sacoleira que pretende ter êxito com as vendas online precisa entender que a rede social é composta de pessoas se conectando com outras pessoas. Não estamos apenas em busca de fotos e artes digitais, queremos ver outros rostos por meio dos vídeos. É crucial gravar a própria imagem para gerar uma conexão real com o público, a aparência não é o que importa, mas o engajamento gerado.

Para finalizar, na venda direta, a sacoleira precisa aprender que ter estoque disponível é imprescindível. A vendedora autônoma é uma ótima opção em datas festivas, como aniversários, Dia das Mães, Natal, entre outras. Muitas vezes, é ela quem vai socorrer o cliente que compra o presente de última hora. Ao trabalhar com disponibilidade de produtos no estoque, a comerciante fideliza os consumidores atrasados. Ferramentas online que podem ajudar são o Instagram e o WhatsApp Business, transformar ambos em catálogos digitais é uma excelente forma de facilitar a busca do cliente pelos itens à venda. 



Hinarai Wavrita - diretora de marketing do Grupo GD, empresa referência no mercado de joias B2B que atua desde a fabricação de peças, venda, entrega e consultoria especializada aos parceiros – e-mail: gdjoias@nbpress.com.br


Grupo GD
https://ggjoias.com.br/


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