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Tecnologia revoluciona setores estratégicos como Logística, Saúde, Finanças e Marketing, trazendo mais eficiência e agilidade
Mais do que automatizar tarefas, a IA está
transformando fundamentalmente a maneira como as companhias operam e alcançam seus
objetivos. Para se ter uma ideia, o mercado de IA deve atingir US$ 1,3 trilhão em
2032, de acordo uma projeção da BlackRock. Também se estima que as
inteligências artificiais aumentem em até 40% a produtividade dos negócios,
conforme dados da Accenture, o que leva à iminente e crescente adoção da IA nos
processos corporativos.
Tantos
dados demonstram que a IA não é mais apenas uma tendência passageira, mas sim
uma necessidade real para as organizações se manterem ativas em um mercado
global em constante evolução. Dessa forma, especialistas apontam o potencial
desta tecnologia e como ela pode estar presente em diversas frentes. Confira, a
seguir, os principais setores de aplicação da IA:
Engenharia
A IA
vem sendo gradualmente implementada nos canteiros de obras para aprimorar a
eficiência, melhorar a segurança e reduzir os custos e os prazos de entrega.
“Ela
pode ser usada para analisar dados e prever falhas e atrasos, monitorar o uso
de equipamentos e materiais, otimizar projetos e minimizar desperdícios, o que
representa uma vantagem significativa para as empresas de construção. A
implementação da IA resulta em medições mais precisas, um controle de qualidade
mais eficaz e até mesmo na prevenção de acidentes”, destaca André Medina,
responsável pela Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez.
Transporte
e logística
A
logística e o transporte de pessoas e cargas podem ser especialmente
beneficiados com o uso das inteligências artificiais, maximizando a eficiência
e a otimização de tarefas. “A tecnologia está desempenhando um papel
significativo na melhoria das operações de transporte. Essa ferramenta
possibilita previsão de demanda, personalização das jornadas, compreensão de
padrões de tráfego e mais agilidade no dia a dia”, pontua Bruno Muniz,
sócio-executivo da Gaudium.
Saúde
A IA
pode contribuir com análise de dados e identificação de padrões que auxiliam o
time de saúde no diagnóstico e no tratamento de doenças. “A Inteligência
Artificial ainda está sendo aperfeiçoada na área da saúde, mas com as
informações corretas é possível analisar e entender o comportamento dos
pacientes, avaliar os riscos e sugerir tratamentos preventivos. Com essa
tecnologia, o time de saúde consegue ter mais clareza das urgências, ser mais
eficiente, ter menos desperdício e, o mais importante, dar maior acesso à saúde
para quem mais precisa.”, explica Guilherme Salgado, médico e CEO da 3778,
healthtech especializada em saúde corporativa através de IA.
Marketing
e Relacionamento Digital
Nas
organizações, utilizar as ferramentas de marketing aliadas a IA contribui para
a análise de comportamento do usuário e fornece suporte na gestão de anúncios,
recomendando possíveis itens de compra conforme as preferências de navegação.
“Além
da gestão de anúncios, a Inteligência Artificial pode contribuir personalizando
o conteúdo que chegará no cliente, aumentando a quantidade de leads para um
produto. Consequentemente, espera-se o aumento das vendas,” explica Hawan
Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de
negócios para o e-commerce.
Para o relacionamento, o uso de IA generativa aplicada aos chatbots pode auxiliar no atendimento personalizado, analisando interações e dados do cliente, fornecendo conversas humanizadas e precisas, gerando maiores índices de satisfação.
“As
marcas que utilizam os chatbots baseados em IA podem oferecer um suporte
completo nos canais de mensageria, como WhatsApp Business, Instagram,
aplicativos e e-mail. Esse processo pode ser feito 24 horas por dia,
priorizando uma boa navegação, desde a busca por um produto até o envio de 2ª
via de boleto, informação sobre prazos de entregas e dúvidas. A tecnologia
também permite gerenciar um grande fluxo de clientes”, comenta Rafael Souza,
CEO da Ubots, empresa especialista em soluções de relacionamento digital.
Mercado
financeiro
Apesar
de novo, o Pix já pode ser considerado um dos principais meios de pagamento
usados no país, batendo o recorde de 168 milhões de transações em um único dia,
segundo o presidente do Banco Central.
Com o
constante crescimento da utilização do Pix, a IA pode ser essencial para evitar
fraudes em sistemas bancários. “Mecanismos de IA ajudam no monitoramento e
atuam detectando comportamentos que possam ser considerados suspeitos nas
transações. A capacidade de análise da IA é rápida e em massa, o que auxilia os
sistemas bancários na eficiência do serviço”, explica Victor Tavares, Founder
& CTO da Aarin, tech-fin especializada em Pix e embedded finance.
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