Pesquisar no Blog

domingo, 8 de outubro de 2023

Cores, formas e alegria: Dia das Crianças inspira o décor para os pequenos

Quartos encantadores, brinquedotecas funcionais e áreas adaptáveis para brincadeiras: a criação de ambientes, a partir da perspectiva infantil, contribui para a identificação, acolhimento e identificação da criançada 

Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, assinaram esse dormitório para uma criança que sonha em ser astronauta. Um grande adesivo de parede ressalta essa paixão de forma lúdica e prática e, na marcenaria, nichos coloridos organizam os brinquedos, deixando tudo à mão| Foto: Eduardo Pozella
 

A chegada do Dia das Crianças inspira não só a compra de presentes e uma programação repleta de brincadeiras. Para papais, mamães e responsáveis, é também uma oportunidade para repensar os espaços que elas desfrutam em casa. A arquitetura de interiores busca sempre explorar o acolhimento e ludicidade nos ambientes para que os pequenos tenham a oportunidade de explorar a imaginação, o aprendizado e a diversão.  

 

Dormitórios encantadores, brinquedotecas funcionais e áreas adaptáveis para brincadeiras criativas são possibilidades exploradas em projetos inspiradores para diferentes faixas etárias ou uma concepção pronta para acompanhar o crescimento da criança. Veja uma seleção de destaques realizadas para público mirim:

 

Uma atmosfera de sonho   

A decoração de um quarto de bebê e crianças de colo é uma tarefa que envolve cuidado, criatividade e muito carinho. Confira as ideias inspiradoras que transformam o espaço em um oásis repleto de conforto, amor e imaginação.

 

Projeto Korman Arquitetos| Foto: Divulgação 


Nessa proposta montessoriana, Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, adicionaram a cama em forma de casinha e a pintura no teto que desenha nuvens nas paredes. Para o conforto de não colocar os pezinhos descalços no chão, um tapete foi adicionado. Destaque também para a mesinha e as prateleiras de livros na altura da moradora. 

 

Projeto Studio Tangram| Foto: Estúdio São Paulo 

Sem precisar executar uma grande reforma, a arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente no Studio Tan-gram, propôs soluções pontuais e simples para conceber um ambiente confortável, aconchegante e com detalhes que deixam o dia a dia mais prático para as atividades funcionais — tanto para o bebê, quanto para a família. 

 

Magia e diversão para meninas e meninos  

A infância é uma época mágica, repleta de imaginação e curiosidade e, nesse contexto, o quarto das crianças desempenha um papel fundamental. A decoração divertida é uma forma maravilhosa de estimular essa fase e transformar um espaço comum em um mundo de aventuras, criatividade e aprendizado. 

 

Projeto Spaço Interior| Fotos: Kadu Lopes 

Neste dormitório assinado pela dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o objetivo foi incentivar a autonomia da criança para que ela possa, sozinha, descer da cama, pegar os brinquedos e até escolher suas roupinhas. A marcenaria da cama parece uma cerquinha e a parede onde está a porta do banheiro simula uma casinha.  

Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura| Fotos: Carlos Piratininga 

 

Com uma proposta imersiva, o escritório Spaço Interior propôs um quarto radical composto por diversas possibilidades e brincadeiras. Junto com os suportes que acomodam os livrinhos, um espaço reservado para a coleção de bolas de futebol e outro para os bonecos de ação, o décor também ganhou uma parede de escalada! A proposta foi explorar a imaginação com um grande espaço central e circulação fluída. 

 

                       Projeto Pietro Terlizzi Arquitetura| Fotos: Guilherme Pucci 

Para que desde cedo as crianças dessa casa pudessem aprender sobre a importância de compartilhar e respeitar espaço do outro, o arquiteto Pietro Terlizzi projetou este amplo dormitório com 3 camas. O destaque principal é lousa-cama, um móvel reclinável na vertical que, quando ‘guardada’, se transforma em uma enorme lousa para desenhar. O piso em assoalho de madeira maciça cumaru foi escolhido por auxiliar no abafamento de som (acústico) do ambiente, além de ser é ideal para as crianças brincarem descalças. 

                                       Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura| Fotos: Carlos Piratininga 


 arquiteta Cristiane Schiavoni se inspirou na temática de gatinhos, pois a moradora mirim é apaixonada pela felina de estimação da família. Por estar alcançando a fase de pré-adolescência, nota-se que a estrutura foi realizada para acompanhá-la em seu crescimento em função das dimensões da cama, a bancada de estudos (que também é uma penteadeira) e os nichos instalados na parede ao lado da cama. “Quando ela passar dessa fase, é muito fácil: basta uma simples troca papel de parede e a coleção de brinquedos disposta na marcenaria”, enfatiza a profissional. 

 

Criando ambientes adaptáveis para brincadeiras   

No mundo em constante evolução, adaptar a casa para atender às necessidades das crianças é uma tarefa gratificante e essencial. As brinquedotecas oferecem não só o lazer, mas também a tranquilidade para os responsáveis e uma área segura para o aprendizado e crescimento dos filhos.

 

                    Projeto Patricia Penna Arquitetura e Design |Fotos: Leandro Moraes 

A arquiteta Patricia Pena elaborou uma marcenaria inteligente, colorida e repleta de nichos para a organização dos brinquedos. A essência recreativa dessa brinquedoteca é percebida pelas cestas de palha em formato de girafas e os pufes de lhama e rinoceronte. O chão ganhou um grande tapete com desenhos de macaquinhos. 

                                         Projeto Korman Arquitetos |Foto: Gui Morelli 


As profissionais do escritório Korman Arquitetos adaptaram este cômodo do projeto em um quarto de brincadeiras. Com uma paleta de tons claros e detalhes em rosa, as prateleiras são propícias para acomodar a coleção de bonecas. 

 

Brincadeiras ao ar livre  

Quando se trata de liberdade, o playground se destaca como uma opção emocionante e cativante. É a chance de transformar um quintal, jardim ou área externa de um condomínio residencial em um refúgio de entretenimento onde as crianças podem se soltar, explorar e exercitar corpo e imaginação. 

 

O Quintalzinho do Ban possui brinquedos modernos e inclusivos para toda a criançada | Projeto executivo da Effect Arquitetura e conceito desenvolvido pela VM Office junto à Ancar Ivanhoe Shoppings Centers |Foto: Divulgação

 

No quintalzinho do Ban, piso com proteção antiderrapante e amortecimento de impactos para evitar acidentes | Projeto executivo da Effect Arquitetura e conceito desenvolvido pela VM Office junto à Ancar Ivanhoe Shoppings Centers |Foto: Divulgação 

 

arquiteta Cristiane Schiavoni
Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni



Effect Arquitetura 
(11) 2894-1074
www.effect.arq.br
@effectarquitetura



Korman Arquitetos 
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br
@kormanarquitetos



SPatricia Penna Arquitetura & Design
(11) 99792-0208 – São Paulo
(12) 3209-9785 – São José dos Campos
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura



Spaço Interior 
www.spacointerior.com.br
@spacointerior
(11) 98753-4033 (WhatsApp)



Studio Tan-Gram
www.studiotangram.com.br
@studio.tangram - (11) 5571-3304 (WhatsApp)



Paiva e Passarini Arquitetura
(17) 3235-2618
arquitetura@paivaepassarini.com.br
@paivaepassarini



Pietro Terlizzi
contato@pietroterlizzi.com.br
@pietro_terlizzi_arquitetura
www.facebook.com/pietroterlizziarquitetura
Contato: 11 9 7602-2505
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados