Ford
Primeiro mustang
100% elétrico no mundo chega ao Brasil sendo o mais forte e rápido da categoria
A quantidade de carros elétricos no Brasil aumentou
quatro vezes mais do que no ano passado, de acordo com uma pesquisa da
NeoCharge, empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos
sustentáveis, que utilizou dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
E segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o interesse
pelo processo de eletrificação está crescendo, com quase o dobro de vendas de
veículos desse tipo em 2022, totalizando 126 mil unidades movidas a energia
elétrica vendidas no último ano.
O Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico
da Ford no Brasil e o primeiro Mustang 100% elétrico do mundo, chega ao país em
outubro. O Mustang Mach-E é um novo crossover que incorpora todo o legado e
carisma da marca Mustang, com design inovador, desempenho
excepcional, versatilidade e tecnologia avançada, proporcionando uma
experiência diferenciada no segmento de veículos esportivos premium.
“O Mustang Mach-E é o carro elétrico com o maior
torque, aceleração e autonomia da categoria e oferece uma praticidade
incomparável no uso diário. Além de um espaço confortável para passageiros e
bagagens, ele apresenta recursos de conectividade e serviços personalizados que
proporcionam o máximo de conveniência para os clientes”, conta o gerente
comercial da Ford Slaviero - a concessionária mais tradicional da marca em
Curitiba -, Rogério Novaki.
Desde seu lançamento global em 2021, o modelo foi
introduzido em aproximadamente 40 países, recebendo mais de 25 prêmios e
conquistando o segundo lugar em vendas de veículos elétricos nos Estados
Unidos. “O Mustang Mach-E é um produto único no mercado atual, oferecendo uma
experiência excepcional ao consumidor, juntamente com versatilidade e
desempenho impressionantes”, afirma o diretor de Marketing da Ford América do
Sul, Marcel Bueno. Ele reforça que o veículo representa um marco significativo
na eletrificação da linha, sendo um carro esportivo com espaço para a família e
o único modelo elétrico que ostenta o nome Mustang.
Novo ícone
O Mustang Mach-E estará disponível na versão
exclusiva GT Performance AWD Extended Range, que é a linha de
topo. Ele é equipado com dois motores elétricos, oferecendo uma potência de 487
cv, torque de 87,7 kgfm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A
bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km de acordo
com o padrão do Inmetro ou 541 km pelo método WLTP.
O design do Mustang Mach-E mantém os elementos
clássicos do Mustang, como o nariz de tubarão, o capô longo, a coluna C
rápida e as lanternas de três barras, em um formato de crossover.
O interior apresenta um acabamento elegante e minimalista, incluindo teto
solar, sistema multimídia SYNC 4A com tela de 15,5 polegadas, painel de
instrumentos de 10,2 polegadas, sistema de som da B&O premium
e carregador por indução. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos,
funções de aquecimento e memória para o motorista. Além disso, as portas não
têm maçanetas convencionais, sendo abertas por meio de um novo sistema de
travamento eletrônico, que pode ser controlado por botão, código ou até mesmo
pelo aplicativo FordPass no celular.
Fazendo jus à linhagem, o esportivo apresenta uma
dirigibilidade empolgante e segura, garantida pelos amortecedores MagneRide,
pelos freios Brembo de alta performance, pelos três modos de condução e pelas
rodas de 20 polegadas equipadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à
rolagem.
A bateria pode ser carregada em casa, com o
carregador Wallbox portátil de 7 kW; os carregadores públicos utilizam o plugue
Tipo 2, que é o mais comum. A Ford estabeleceu uma parceria com a EZVolt, maior
rede privada de eletropostos do Brasil, que conta com mais de 800 pontos de
recarga distribuídos em 15 estados. Além disso, a empresa oferece aos clientes
a oportunidade de realizar recargas gratuitas por 12 meses ou até atingirem 950
kW de energia.
Além de proporcionar conforto aos passageiros, o
Mustang Mach-E tem o maior espaço para bagagem em sua categoria. O porta-malas
traseiro comporta 402 litros e apresenta um sistema de abertura hands free,
enquanto o frunk, um compartimento de 139,5 litros sob o capô, oferece
praticidade adicional para o uso diário.
O crossover está equipado com
faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de
estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone, com saída de ar para a
segunda fileira de assentos. Entre seus itens de segurança, destacam-se
nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com
alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go,
frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de
manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.
Design emblemático
O Mustang Mach-E é o primeiro modelo totalmente
novo derivado do famoso pony-car. Ele foi projetado desde o
início para ser um crossover elétrico, mantendo os traços
essenciais que definem a personalidade do Mustang.
A grade dianteira com relevos internos em duas
camadas é exclusiva da versão GT. O teto pintado em tom escuro contribui para
realçar o perfil dinâmico da coluna C. As laterais sem maçanetas criam um
visual fluido, enquanto as rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Pirelli
P-Zero 245/45R20 acentuam o seu porte e equilíbrio.
O Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento,
2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância
entre-eixos de 2.984 mm – 264 mm maior que a do Mustang Mach 1 – torna a cabine
mais espaçosa.
Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5
litros para bagagem, apelidado de “frunk” (front trunk). Muito útil para
transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que
facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam
o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.
Performance surpreendente
A dinâmica veicular excepcional é uma
característica do Mustang Mach-E que vem de família. A distribuição
praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que
contribuem para isso. Junto com a aerodinâmica apurada (Cx de 0,292), a bateria
instalada no assoalho contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e
proporcionar uma impressionante estabilidade em curvas. O conjunto de suspensão
é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink
na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide para oferecer a melhor
resposta em diferentes situações de rodagem.
É possível alterar o comportamento do Mustang
Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage
é destinado ao uso diário, com direção e amortecimento ativo adaptados para uma
condução normal. A iluminação é exibida em cor azul e o painel mostra o medidor
de carga da bateria. O modo Whisper é ideal para uma condução mais
tranquila e em condições climáticas adversas, como em pistas escorregadias. Ele
reduz a resposta do acelerador e ajusta a direção e o amortecimento ativo para
proporcionar maior conforto. A iluminação é ajustada em um tom azul suave. Já
no modo Unbridle, a condução é mais esportiva, ajustando a
aceleração, direção e amortecimento ativo para alcançar o máximo desempenho. O
som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos adotam a cor
laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração
extra, Unbridle Extended, com otimização da bateria.
O Mustang Mach-E também dispõe do modo de condução
com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de
interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva.
A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos
testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do
nosso mercado.
Tecnologias de segurança e
conforto
O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura
eletrônica das portas, dispensando as maçanetas convencionais. As portas
dianteiras podem ser destravadas por meio de um botão na coluna quando a chave
está próxima, inserindo um código no teclado da coluna ou usando o aplicativo
FordPass no celular. Um discreto puxador próximo à base do vidro facilita seu
manuseio. Já nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a
abertura automática.
O interior do veículo é minimalista e tecnológico,
com materiais de qualidade e acabamento requintado. A central multimídia SYNC
4A, equipada com tela de 15,5 polegadas, apresenta uma interface totalmente
nova, com um sistema inteligente que aprende as preferências e os hábitos do
usuário. Além disso, o botão multifuncional central é uma novidade que simplifica
os comandos.
Além de conexão com o Apple CarPlay e o Android
Auto, a SYNC 4A possui GPS integrado, perfis personalizáveis e seis
entradas USB (tipo A e C). Ela também exibe informações de carregamento em
tempo real e funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2
polegadas, que oferece três modos de customização da tela e destaca a
autonomia da bateria. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W,
nove alto-falantes e subwoofer, é de altíssima qualidade.
Os bancos foram projetados pela Ford Performance e
possuem excelente ergonomia. Eles são revestidos com material premium
ecológico chamado ActiveX, e incluem ajuste elétrico em oito posições, além de
aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante, com o logotipo do cavalo
estampado no centro, também é aquecido e pode ser ajustado em altura e
profundidade.
Existem três memórias disponíveis para salvar os
ajustes do banco do motorista e dos retrovisores, que também possuem a função
de rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um
veículo da marca. Além de aumentar a sensação de amplitude na cabine, ele tem
um revestimento especial térmico refletivo para proteção contra raios
infravermelhos e ultravioleta.
A lista de equipamentos de segurança do Mustang
Mach-E inclui nove airbags, piloto automático adaptativo
com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de
tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré),
assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em
faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos,
reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de
estacionamento.
A sua bateria de alta tensão é feita de níquel,
cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta por 12
módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além das
barras transversais internas, possui uma estrutura externa de aço de alta
resistência para proteção contra impactos, e seus conectores são certificados
contra a entrada de água.
O Mustang Mach-E também é dotado de uma exclusiva
arquitetura elétrica em rede que permite aprimorar o veículo ao longo do tempo,
com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e
desempenho.
fordslaviero.com.br
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