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Que crianças aprendem tudo, principalmente novos
idiomas, mais rápido do que os adultos, já sabemos. Basta ter uma criança
em casa para ver isso acontecer. Há uma série de fatores que influenciam a
maior eficiência do aprendizado de uma nova língua na infância, como o ambiente
e a forma de exposição à língua, que desempenham um papel essencial na absorção
dos novos conhecimentos.
Estudos mostram que o período da infância, até a
puberdade, é o ideal para o aprendizado de línguas, o chamado de “período de
aprendizado máximo”. Isso acontece porque quando atingimos a puberdade o
cérebro começa a perder, pouco a pouco, a eficiência no aprendizado de um
idioma. A partir dos 25 anos, começa a declinar em termos de memória,
eficiência e velocidade de processamento, ou seja, fica mais lento.
De acordo com a CEO do The Kids Club, Sylvia de
Moraes Barros, rede de franquias especializada no ensino de inglês para
crianças, “também é importante lembrar que as habilidades linguísticas das
crianças variam de acordo com sua individualidade. Algumas crianças podem
aprender mais rápido do que outras, e isso não é necessariamente um sinal de
atraso. É importante fornecer às crianças oportunidades de aprender e praticar
a linguagem, respeitando a sua individualidade e o seu tempo, e envolvendo-as
no processo, de forma que se torne prazeroso”.
Segundo Sylvia, outro ponto que vale ressaltar são
as diferentes condições de aprendizado entre crianças e adultos. “Usando uma
analogia, imagine que o cérebro é um livro. Em uma criança, principalmente na
idade de aprendizado máximo, este livro está em branco, e todo o conhecimento
apresentado é absorvido. O cérebro de um adulto também é um livro, porém, já
com as páginas preenchidas de informação. Ao ser apresentado a um novo
conhecimento, o adulto para, reflete, decide se aceita aquela informação,
compara com o que já conhece. Isso acontece sem que ele se dê conta, mas
interfere diretamente no processo de aprendizado de um idioma. Chamamos isso de
'interferência’”, explica.
Aprender uma língua requer abertura, aceitação,
ludicidade, prazer. Se o processo for maçante, estressante, este indivíduo não
vai aprender de forma natural. Por isso, é vital proporcionar um ambiente
adequado para as crianças aprenderem uma língua, de forma que possamos
aproveitar todos os benefícios biológicos dessa fase da vida. E um ambiente
adequado é o de imersão, onde o aluno é exposto à nova língua durante toda a
aula, por meio de atividades divertidas, em que se sintam seguras, em que
se divirtam, e que tenham oportunidade de interagir, brincando, desde o
primeiro momento.
Alguns fatores importantes que vale destacar:
- Plasticidade
cerebral: O cérebro de toda a criança já nasce pronto para
aprender línguas. As pesquisas mostram que, aos 6 meses , um bebê é capaz
de diferenciar sons, e aos 11 meses, começa a perder a habilidade de
identificar sons que não fazem parte da sua língua materna .
- Exposição
adequada à linguagem: Crianças são mais abertas à
curiosidade. Ao proporcionar um ambiente seguro e divertido onde estarão
expostas ao novo idioma, através de brincadeiras e atividades lúdicas, se
envolvem, e com isso, o conhecimento é absorvido de forma natural, da
mesma forma que aprenderam a sua primeira língua.
- Motivação: A motivação de uma criança
para aprender vem da curiosidade, e da forma como ela se sente na aula,
por isso é tão importante que as aulas sejam prazerosas. Tudo que
aprendemos com prazer, dura, e nos motiva a querer aprender mais. Aprender
um idioma é uma tarefa que não termina nunca. E quanto mais o aluno se
relaciona àquele idioma como algo fácil e divertido, mais irá se
aprofundar, e terá muito mais facilidade de atingir a proficiência.
The Kids Club
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