Aplicativos,
pagamentos via digital e inúmeras outras vantagens impulsionam uma conexão mais
rápida e eficiente entre escola, alunos e familiares Divulgação
Estudos comprovam que estar presente na educação do
filho é essencial para o relacionamento e o desenvolvimento pedagógico do
aluno. Mas parte da população ainda resiste ao uso das soluções tecnológicas
criadas para estreitar esse laço. Atualmente, o setor educacional oferece um
leque de recursos que vão além das ferramentas usadas em sala de aula, passando
pela gestão administrativa e, principalmente, da comunicação com a família.
Além disso, a digitalização incorpora o departamento financeiro, o que amplia
as modalidades de pagamentos das mensalidades. Dessa maneira, recados escritos
a mão e boletos perdem espaço e dão lugar para aplicativos, pagamentos
digitais, boletins online e muitas outras facilidades.
Mas é necessário saber aproveitar todos esses
recursos. O primeiro passo é conhecer o que a escola oferece. Quem alerta é o
especialista em Tecnologia da Informação e CEO da F10, Marcos Pegoraro. A
empresa, uma edtech, desenvolve soluções para o setor educacional há 20
anos. “As escolas nos pedem, principalmente, aplicativos integrados com
software, recursos que possibilitem alteração automática de status do aluno,
ferramentas de envio de notificações, integração com PIX e cobrança recorrente
via cartão de crédito”, cita.
O especialista destaca que a automatização de
processo auxilia os familiares a terem mais contato com a vida educacional do
aluno. Em muitas escolas, os recados manuscritos foram substituídos pelas
notificações em aplicativos, proporcionando um diálogo imediato entre a
instituição e os responsáveis. Outra vantagem é que as informações ficam
disponíveis a qualquer momento e a escola tem o controle de recebimento e
confirmação de leitura dos comunicados.
A participação da escola no processo de divulgação
dos recursos oferecidos e das vantagens e otimização de tempo oportunizados por
cada um deles pode ser o diferencial. “A escola precisa ser proativa na
divulgação das ferramentas. E essa divulgação pode funcionar também como
argumento na publicidade da instituição”, afirma o CEO. “São facilidades que
estão diretamente vinculadas à instituição de ensino”, completa.
Pegoraro lembra que a resistência ao novo é uma característica do ser humano, mas se a escola deseja crescer e os pais almejam contribuir no processo pedagógico, então é hora de se abrir e se adaptar. “Começar por baixo é o recomendado. Teste algumas ferramentas e depois vá avançando para algo mais inovador e revolucionário do mercado”, sugere, lembrando que a dica vale para o gestor educacional e também para os pais.
F10 Software
https://www.f10.com.br
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