Programas de
recompensas crescem no Brasil e se tornam opções de renda extraImagem: Unsplash
Uma recente pesquisa da Wildfire Systems Inc.,
divulgada pela PR Newswire, mostra que 90% dos compradores têm demonstrado
maior interesse em receber descontos, usar cupons e ganhar recompensas de
cashback quando fazem compras, sendo que 1 em cada 3 consumidores começou a
usar esses programas nos últimos dois anos.
Além disso, segundo o levantamento, os descontos
influenciam positivamente as taxas de conversão do comércio eletrônico: 82% dos
consumidores disseram que têm maior probabilidade de concluir uma compra quando
têm um desconto. Entre os principais motivos para o interesse nos descontos e
recompensas está o aumento dos preços e a crise econômica que impactou o mundo
nos últimos anos.
Falando em impacto econômico, as recompensas também
podem ser uma forma de alcançar renda extra. O Instituto Real Time Big Data
aponta que quase metade da população (48%) declara buscar alguma renda extra
para lidar com as despesas mensais.
Os números vão ao encontro do crescente interesse
do brasileiro em aplicativos e plataformas de recompensas e descontos. Com
milhões de acessos anuais, as plataformas online de recompensas têm um
funcionamento fácil e intuitivo, que basicamente consiste em premiar com pontos
(que podem ser trocados por descontos ou por dinheiro) quem responde a
pesquisas, joga, assiste a vídeos e realiza outras ações do tipo.
“As plataformas de recompensas são excelentes para
impulsionar a autonomia das pessoas no processo de decisão de compras, uma vez
que é possível adquirir produtos, serviços e até ganhar dinheiro por meio da
troca de informações de consumo com as empresas”, explica Fabiane Quero,
gerente de Negócios do MeSeems, plataforma
de recompensas e painel de respondentes da MindMiners.
“Entendemos que todos nós, enquanto seres humanos,
precisamos nos sentir motivados para realizar as atividades do cotidiano,
principalmente porque vivemos acelerados, cumprindo tarefas. No caso das
plataformas de recompensas, como as pessoas precisam dedicar um tempo especial
para contribuir com suas informações pessoais e experiências, os benefícios são
extremamente importantes para que tenham oportunidades de desconto ou compras.
As pessoas se sentem mais comprometidas quando existe uma relação de troca com
o serviço que estão usando. A ideia é que todos saiam ganhando”,
pontua Fabiane.
No MeSeems, por exemplo, o usuário pode ganhar
até 500 pontos respondendo 10 pesquisas. Entretanto, é preciso que eles
preencham o perfil por completo para serem selecionados e receber os
questionários.
“A outra possibilidade é acumular pontos em nosso
marketplace. São mais de 150 lojas online com até 10 pontos por real gasto. A
pessoa também pode interagir e consumir conteúdos sobre produtos e serviços.
Então, além dela fazer isso sendo remunerada nas pesquisas, pode pedir
sugestões ou indicar alguma experiência de consumo que teve com marcas de todo
o Brasil”, detalha Fabiane.
A plataforma de recompensa MeSeems pode ser acessada pelo celular - através de download nas lojas de aplicativos para Android ou iOS - ou pelo computador. Com um cadastro simples e rápido, as pessoas interessadas já começam a receber pesquisas para acumular pontos.
MeSeems
MindMiners
Nenhum comentário:
Postar um comentário