A fim de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o mês de julho também ganhou a cor verde, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2023, há uma previsão de 40 mil novos casos. Já o Ministério da Saúde aponta como o quinto tipo de câncer com mais casos no Brasil, que leva a 10 mil mortes por ano. Entretanto, as chances de cura podem chegar a 90% se descoberto em fase inicial.
De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Brunelli, do hospital Santa Casa de Mauá, a maioria dos casos é descoberta em estágios já avançados e, por isso, é muito importante o diagnóstico e tratamento precoces. O foco da campanha são os tumores de boca, língua, gengiva, palato, bochecha, laringe, tireoide, orofaringe, nariz, seios nasais, nasofaringe e pescoço. Essas patologias impactam fortemente em funções importantes para o bem-estar, como na respiração, na deglutição e na fala.
“Estar atento aos sintomas ajuda a detectar a doença precocemente e entre alguns deles estão a dor de garganta e rouquidão persistentes, dificuldades para engolir, nódulos no pescoço, aftas, manchas brancas e avermelhadas na boca, além de sangramento. Os sintomas que persistem por mais de 15 dias precisam ser avaliados por um especialista”, alerta o médico Thiago Brunelli.
As principais causas para o câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo de álcool, as próteses dentárias mal colocadas, a má higiene bucal e até o vírus do HPV. O tratamento pode exigir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
A melhor prevenção é manter uma alimentação
saudável e balanceada em iodo, consumo moderado de bebidas alcoólicas, fazer
uma boa higiene bucal e consultar regularmente um dentista, não fumar e fazer
exames periódicos, haja vista que a doença tem origem hereditária, influência
de poluentes, irradiação e obesidade.
Hospital Santa Casa de Mauá
Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.
https://santacasamaua.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário