Na noite desta quarta-feira (5), a Meta lançou a sua nova rede social, o Threads, que veio com a promessa de ser um novo concorrente do Twitter, tendo atingido mais de 10 milhões de usuários em menos de oito horas.
No
entanto, apesar da popularidade, uma série de polêmicas surgiram envolvendo a
nova rede, dentre elas, a vinculação da conta do Threads com o Instagram.
Cuidado
se for excluir a sua conta no Threads
De acordo com os termos do Threads, a conta na rede social está atrelada ao Instagram, fazendo com que ambos os perfis sejam vinculados, ou seja, caso você exclua seu perfil no Threads, o seu perfil no Instagram também será deletado.
De
acordo com a Meta, o Threads é uma espécie de extensão do Instagram, o que
justificaria a integração entre as plataformas.
Se eu perder meu perfil no Instagram
devido ao Threads, posso recorrer?
A pergunta tem gerado bastante polêmica, mas de acordo com a advogada e consultora jurídica Dra. Lorrana Gomes, é dever do usuário ler os termos e condições da rede social antes de aceitar, mas a plataforma também deve ser clara com as consequências da assinatura.
“O fato de o consumidor não ter lido o termo que assinou é um risco que este assume, e, por isso, não pode se eximir de suas responsabilidades, afinal, o termo é um contrato entre as partes e deve ser lido”.
“Os
termos e condições devem ser claros, sem letras minúsculas ou palavras
confusas, logo, caso o consumidor não seja claramente alertado sobre uma
possibilidade de exclusão das duas contas simultaneamente, ele pode
reinvindicar os seus direitos, dessa forma, há responsabilidade de ambas as
partes” Explica Dra. Lorrana Gomes.
A nova
rede social pode ajudar quem trabalha com a internet?
De acordo com o especialista em Marketing Digital, Jonathan Pedro, o Threads pode ser uma boa oportunidade para criadores de conteúdo e profissionais de marketing.
“O
lançamento do “Threads” pode ser uma grande oportunidade para quem usa as redes
sociais como trabalho, criadores de conteúdo, profissionais de marketing, entre
outros. Como diz a expressão: ‘Quem chega primeiro, bebe água fresca!’ e é
justamente isso que está acontecendo com essa nova plataforma, com um algoritmo
totalmente novo e sem técnicas definidas e validadas de como viralizar e
crescer na rede, podemos dizer que as cartas foram redistribuídas,
possibilitando a todos um crescimento orgânico e rápido dentro da rede social”.
“O que sabemos até então de acordo com os parâmetros técnicos do Meta é que posts com links externos tendem a serem entregues para menos pessoas do que posts apenas de texto ou mídia.Nesse exato momento está havendo uma grande corrida de criadores de conteúdo em mais de 100 países por posicionamento dentro da rede, pode ser a oportunidade de crescer na nova rede social e, quem sabe, repercutir esse crescimento no Instagram” Afirma Jonathan Pedro.
Jonathan Pedro - trabalha com Marketing Digital há mais de 6 anos, com experiência em tráfego pago, branding, SEO e construção de funis de vendas. Atua com tráfego em diversas esferas da internet, como tráfego em redes sociais, native ads e tráfego adulto. Atualmente trabalha com foco no mundo de jogos online como especialista em IGaming, auxiliando em sua consultoria a negócios do ramo a obterem valorização e crescimento de suas marcas através de estratégias de aquisição de clientes a preços abaixo do mercado.
Dra. Lorrana Gomes - Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Pós graduada em Processo do Trabalho. Membro da Comissão de Admissibilidade do Processos Ético Disciplinar da OAB/MG. Autora de diversos artigos jurídicos.
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