Plataforma Preply
realizou um estudo e observou que ambos estão quase empatados pela preferência
da população
Se comunicar por meio de emojis, figurinhas do
'Zap', GIFs ou imagens animadas faz parte do dia a dia do povo no Brasil. Esses
recursos visuais facilitam e simplificam a forma de conversar entre amigos,
familiares, colegas de trabalho, desconhecidos ou mesmo pessoas que não falam a
mesma língua, mostrando a sua importância e o seu uso corriqueiro na rotina da
população.
Para entender como o país enxerga isso, a Preply,
plataforma online de idiomas, fez uma pesquisa e
constatou que os stickers do WhatsApp e as carinhas possuem uma preferência
quase igualitária entre a população: 69% relatam usar mais os adesivos e 66%
utilizam mais os emojis. O terceiro lugar no pódio fica com a dupla
GIFs/imagens animadas (51%).
O estudo também revelou que, para outros 52%, essas
ferramentas ajudam a adicionar humor às conversas, sendo que 49% pensam que as
mensagens ficam mais envolventes e 47% sentem que se expressam mais rapidamente
assim do que com palavras linguísticas.
Eles ainda foram reconhecidos como fundamentais na
comunicação entre diferentes línguas, com outros 45% dizendo que esses recursos
ajudam as pessoas a se entenderem quando não falam o mesmo idioma,
ultrapassando assim barreiras.
"Isso demonstra como emojis e adesivos, por
exemplo, se tornaram uma linguagem universal e como podem nos auxiliar na
compreensão do outro, além de estimular a nossa criatividade quando os
associamos às palavras, tornando o aprendizado de idiomas mais envolvente,
memorável e divertido", afirma Sylvia Johnson, especialista em idiomas na
Preply.
'Quanto mais emojis e
figurinhas, mais confuso eu fico'
Quando questionados sobre a utilização das
carinhas, stickers do WhatsApp e GIFs/imagens animadas, 26% dos entrevistados
mencionaram desentendimentos ocasionais devido à variedade em expansão e
declararam 'quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico'. Outros 19%
contam com pistas contextuais para entender o seu significado e 16% admitiram
ter ficado em dúvida pelo menos uma vez por conta desses recursos em seus
bate-papos.
Entre as ocasiões em que essas ferramentas são
frequentemente empregadas estão as interações com amigos (77%) e familiares
(69%), em plataformas de mídia social, como comentários em postagens de redes
sociais (63%), e com colegas de trabalho (44%). Uma outra curiosidade trazida
pela Preply é que 16% dos entrevistados usam esses recursos visuais
influenciados pelos seus amigos.
A pesquisa da Preply também descobriu quais são as
categorias mais populares de emojis. Segundo o levantamento, a ganhadora é a de
emoticons e pessoas (71%), com liderança absoluta, seguida dos símbolos (14%),
que estão muito atrás no segundo lugar da listagem.
Já a carinha mais utilizada é o 'Rosto com Lágrimas
de Alegria', com 58%, seguida do 'Coração Vermelho', com 52%, e do empate entre
'Rosto Sorridente com Olhos Sorridentes' e 'Olhos', ambos com 39%.
Confira a lista completa dos
emojis mais usados no Brasil:
- 😂 - 58%
- ❤️ - 52%
- 😊 e 👍 - 39%
- 😉 - 30%
- 🤩 - 28%
- 🫶 - 24%
- 🤔 - 23%
- 🥹 - 22%
- 😭 - 21%
- 👀 - 18%
*A pesquisa foi realizada em julho com mais de 1.530 respondentes das cinco regiões do Brasil. A lista com os emojis mais usados no país foi feita com base no ranking de popularidade das carinhas de acordo com a Emojipedia no dia 29 de junho.
Preply
https://preply.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário