Entender as necessidades de seu cliente e garantir que essas demandas sejam atendidas com êxito é primordial para o sucesso de toda empresa. E, dentre tantas estratégias voltadas para essa missão, o customer success (CS) vem se destacando e evoluindo intensamente nos últimos anos, demonstrando a importância de uma atuação mais consultiva e proativa com o público-alvo para estreitar o relacionamento entre as partes, assegurar a geração de valor em tudo que for entregue conforme suas expectativas e, assim, impactar positivamente a percepção da empresa para seu destaque.
Mesmo não sendo uma completa novidade no mercado, o
CS se consolidou neste termo em resposta às intensas transformações do
comportamento e exigência do consumidor, colocando-o no centro de todo o
planejamento interno para que tenha sucesso em sua jornada de compras e se
fidelize. Caso não tenham uma experiência rica, personalizada e memorável,
cerca de 70% deles deixarão de buscar a marca novamente para futuras compras,
de acordo com um relatório divulgado pela Adyen/KPMG.
A grande premissa do customer success é estreitar e
aperfeiçoar o relacionamento entre as partes, entendendo profundamente suas
necessidades, motivos pelos quais buscou o negócio, e como atender a seus
desejos com plena satisfação e com todo o suporte necessário. Ao integrar este
ecossistema, será possível fortalecer a imagem corporativa, se posicionando
como uma companhia genuinamente preocupada em assegurar a satisfação de seus
usuários e, assim, atrair e reter cada vez mais consumidores.
Compreendendo a importância de acompanhar essa
maior rigorosidade, em 2022, o direcionamento de estratégias de CS na expansão
de receitas alcançou a marca dos 61%, segundo uma pesquisa da TSIA. Em 2015,
essa porcentagem era de apenas 10%, o que mostra uma valorização extrema desta
ação para a conquista de metas valiosas para um melhor posicionamento em seu
segmento.
Por envolver uma mudança completa no mindset
corporativo, trabalhando na base interna para que os usuários continuem usando
suas soluções ao invés do concorrente, desenvolver essa sensibilidade do
customer success não é tão simples ou fácil, e exigirá uma definição muito
clara de todos os papéis envolvidos nessa estratégia. Os profissionais
responsáveis por esse cuidado não devem se portar como vendedores, mas sim como
auxiliadores para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas –
dando todo o suporte exigido, acompanhando suas interações e, principalmente,
acompanhando sua satisfação através de métricas precisas.
Cada cliente estará em um ponto diferente de sua
jornada. Por isso, é essencial compreender como assegurar essa entrega em cada
uma dessas etapas, sempre o mantendo completamente engajado. Ter essas
informações permitirá que a empresa mantenha ações que estejam gerando valor
para o negócio ou, caso necessário, adotem medidas corretivas para evitar a
perda deste cliente para concorrentes.
Na iminência deste risco, não é incomum notar
marcas que ofertam descontos que atraiam sua atenção. Por mais que todos
gostemos de uma promoção, ela, por si só, não irá reter este cliente a longo
prazo, muito menos fazer com que gere uma percepção positiva sobre a empresa e
continue adquirindo seus produtos ou serviços. Até porque, uma experiência
positiva vai muito além do que comprar um item por um valor mais barato.
Seja positivo ou negativo, esse feedback
é imprescindível de ser colhido para o bom funcionamento do CS, com o qual
poderão estruturar planos de ação mais assertivos para a satisfação deste
público-alvo. Inclusive, existem diversas métricas e pesquisas de satisfação
que podem contribuir para a obtenção e análise destes dados, analisando como
suas dores estão sendo resolvidas e o que pode ser ainda mais melhorado nesse
quesito.
O consumidor precisa enxergar valor naquilo que
está adquirindo do seu negócio, para que tenha uma chance elevada de se manterem
fidelizados a longo prazo. Essa será a maior meta do customer success, criando
a interface entre esta missão e os departamentos internos em prol da máxima
experiência positiva ao longo da interação. Afinal, todo o sucesso do cliente
é, também, o sucesso da própria empresa, elevando sua percepção de marca para
um futuro promissor.
Pontaltech
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