O app de mensagens instantâneas vem se tornando uma ferramenta poderosa de relacionamento com cliente e aumento de vendas. Levantamento realizado pela startup Tuvis ainda mostra que as empresas aceleram o atendimento ao cliente em 225% e aumentam as vendas em até 27% por meio do whatsapp business
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o
WhatsApp é a terceira plataforma social mais popular do mundo, responsável por
mais de 100 bilhões de mensagens enviadas por dia. O sucesso entre o público
não demorou para chegar aos negócios e, em 2017, a versão Business surge para
atender os usuários de negócios, com necessidades distintas dos usuários
individuais.
“Em qualquer dia, 175 milhões de pessoas usam o
WhatsApp para entrar em contato com as empresas. As mensagens da interface de
programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de
abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. Compare isso com o
e-mail, onde a taxa de abertura é, em média, 21%. Não é à toa que a plataforma
esteja alcançando rapidamente um excelente desempenho nos negócios”, comenta
Deborah Palacios Wanzo, presidente e co-fundadora da Tuvis, primeira solução
mundial a integrar o CRM das empresas ao WhatsApp.
De acordo com o relatório produzido pela startup,
não se trata apenas de taxas de abertura, mas também é sobre velocidade e
crescimento das vendas. Ao conversar com os clientes pelo WhatsApp Business, as
empresas aceleram o atendimento ao cliente em 225% e aumentam as vendas em até
27%.
Outro exemplo estratégico para vendas no app é o
recurso de catálogo do WhatsApp Business, que funciona como uma vitrine virtual
dentro da plataforma, permitindo que os consumidores naveguem pelos produtos e
tirem dúvidas dentro do mesmo ambiente. ”Quando uma marca mantém seu consumidor
dentro do aplicativo, além de economizar tempo, consegue simplificar a jornada
de compra e, por consequência, a satisfação”, disse a executiva.
Ainda segundo o e-book produzido pela Tuvis, 73%
dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente impulsiona suas decisões de
compra, e 65% acham que um excelente serviço ao cliente é mais influente do que
uma grande publicidade. “A questão está centrada na experiência positiva, que
incentivará 91% dos clientes a fazer uma nova compra, ao mesmo tempo em que as
empresas podem aumentar as receitas entre 4% e 8% acima de seu mercado ao
priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp agora é uma
plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”,
enfatiza Deborah.
3 dicas para usar o WhatsApp
Business de forma mais estratégica e aumentar vendas
Atualmente, apenas 16% das empresas de varejo e
online utilizam aplicativos de mensagens instantâneas (IM) para envolvimento do
cliente, apesar das vantagens óbvias, como as vendas subindo quando elas são
utilizadas para iniciar e fechar negócios.
Para ajudar empresas e empreendedores a utilizarem
melhor o WhatsApp como forma de engajar clientes e aumentar a conversão de
vendas, seguem abaixo algumas dicas presentes no ebook, que poderá ser acessado
na íntegra no site da Tuvis.
1. Integre seu CRM com WhatsApp
Ao combinar o poder do CRM (como Salesforce e
Microsoft Dynamics 360) à plataformas que trazem agilidade e produtividade aos
times de venda, é possível promover insights cada
vez mais estratégicos e que que podem ser direcionados entre as operações de
negócios e desejos do consumidor. A Tuvis, ferramenta pioneira no mundo a
integrar CRM ao WhatsApp permite um atendimento
mais personalizado e assertivos dos clientes
2. Comunicação em tempo real e
personalizada
A comunicação em tempo real permite atender às
altas demandas dos consumidores, que esperam uma resposta em poucos minutos.
Além disso, a capacidade de se comunicar de uma maneira personalizada
permite que as empresas melhorem
o suporte. A
personalização pode gerar vendas repetidas em quase 93% dos clientes e 90%
estão inclinados a comprar mais de empresas que priorizam esse tipo de serviço.
3. Tecnologia para o cliente e
para a equipe de atendimento
A capacidade de se comunicar com os clientes de
forma fácil e rápida, enquanto recebe todas as informações necessárias em uma
única tela. Isso significa economizar um tempo valioso
para as equipes de atendimento ao cliente. À medida que a experiência do cliente
se torna cada vez mais um elemento importante das operações comerciais, equipes
de atendimento devem ter ferramentas para realizar seus trabalhos com mais
eficiência.
TUVIS
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