Prezar pelo bom relacionamento com o cliente é fundamental para obter sucesso na prestação de qualquer tipo de serviço, principalmente, na área contábil. Afinal, em meio à complexidade tributária, o papel do contador é crucial para assegurar o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, bem como assessorar seus clientes para que possam alavancar cada vez mais o seu negócio.
Segundo um estudo publicado pela Harvard Business
Review, clientes fidelizados podem trazer aumentos significativos na
lucratividade das empresas de serviços. Manter a satisfação de sua carteira de
clientes é primordial para a retenção de sua base, levando em consideração que
a alta rotatividade da carteira requer muito esforço para novas implementações
e estabilização dos processos – algo que, inevitavelmente, abre margem para
riscos que prejudiquem uma entrega de qualidade.
Por isso, confira algumas dicas para que um outsourcing
contábil mantenha uma relação duradoura e saudável:
#1 Tenha credibilidade: tanto no aspecto moral quanto na capacidade técnica, é fundamental ter
credibilidade para se manter vivo e crescer em um segmento tão desafiador como
este. O cliente deve ter plena confiança e segurança em seu trabalho, para
focar em seu core business.
#2 Interaja constantemente com
seu cliente: um dos traços mais fortes do empresário moderno é
manter-se conectado ao seu prestador de serviços. Em um setor tão delicado e
complexo como o contábil, é importante garantir que ele se sinta bem atendido e
amparado nos momentos cruciais. A interação constante faz com que seus clientes
sintam que o outsourcing é uma extensão de sua equipe de trabalho.
#3 Esteja sempre disponível: uma das principais falhas no atendimento ao cliente é o fato de não se
dispor, de forma ágil e acessível, nos momentos necessários. Os contratados que
não respondem e-mails, não retornam telefonemas ou qualquer outro meio de
comunicação com seus clientes, certamente terão altas chances de perdê-los. É
indispensável ter uma estrutura atenta e ativa, se colocando à disposição para
qualquer dúvida ou necessidade, seja através de canais online ou
presencialmente.
#4 Surpreenda seu cliente: não faltam prestadores de serviços contábeis no mercado. Então, o que
fará com que um cliente prefira seu trabalho aos demais será, justamente, os
diferenciais que lhes chamem a atenção. O empresário precisa ser surpreendido,
sendo apresentado a melhorias tecnológicas e qualquer inovação que traga algum
benefício ao mesmo, bem como estratégias que influenciem positivamente os
resultados de seu negócio.
#5 Se antecipe aos problemas e
fatos relevantes: além de oferecer as melhores
soluções a seus clientes, se antecipar a eventuais problemas e outros fatos que
possam acometer seus negócios também é um fator importante para se destacar
frente aos concorrentes e fazer com que seja requisitado constantemente por
seus serviços. Desta forma, a confiança tenderá a crescer cada vez mais, assim
como as chances de impactá-lo positivamente.
Prezar por essa relação de confiança e proximidade
com os clientes é um dos pontos mais fundamentais para se manter e destacar em
um mercado altamente competitivo. E, para os prestadores de serviços contábeis,
garantir uma relação duradoura está diretamente ligada a alguns cuidados
essenciais, tais como a atenção plena ao crescimento das operações de seus
clientes, honorários adequados, qualidade e pontualidade nas entregas dos
trabalhos.
Afinal, uma boa experiência é determinante para o
sucesso de qualquer negócio.
Júlio Baruchi - sócio fundador da ECOVIS® BSP.
Rodrigo Franco - sócio e gerente operacional
BSP
https://ecovisbsp.com.br/
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