Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de março de 2023

Smile Train promove hábitos saudáveis para prevenir doenças bucais

  • Pessoas com fissura labiopalatina têm mais risco de doenças associadas a saúde bucal;
  • Em todo o mundo, há cinco milhões de pessoas com fissura labiopalatina que nunca receberam tratamento.


No Dia Mundial da Saúde Oral, a Smile Train, maior organização do mundo voltada à causa da fissura labiopalatina, promove hábitos e tratamentos para prevenir doenças ligadas a saúde bucal. "Os cuidados para pessoas com fissura labiopalatina começam ao nascer, educando pais e famílias sobre medidas preventivas que ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças bucais comuns", afirma a ortodontista Monica Dominguez, diretora global de Programas de Saúde Oral da Smile Train.

Em todo o mundo, uma criança com fissura labiopalatina nasce a cada três minutos e estima-se que 90% das pessoas com a condição sofrem de doenças bucais. Esta é uma realidade preocupante, para além das cinco milhões de pessoas com fissura labiopalatina que nunca receberam qualquer tipo de tratamento.

Por esta razão, a Smile Train promove e sensibiliza para o tratamento e cuidados necessários às crianças nascidas com fissura labiopalatina para manter uma boa saúde bucal.

Fissuras e cuidados bucais: a prevenção primeiro
A prevenção é fundamental para assegurar que as crianças com fissura labiopalatina desenvolvam hábitos saudáveis tais como: escovar os dentes após cada refeição principal, escovar ao deitar-se e ao acordar, e diminuir a ingestão de açúcar. As crianças nascidas com fissuras enfrentam um risco aumentado de cárie dentária, doença periodontal, dentes desalinhados e/ou dentes em falta, e o tratamento para estas condições é frequentemente doloroso, caro e por vezes inacessíveis para muitas famílias. É por isso que a prevenção é o primeiro passo para alcançar e manter uma boa saúde bucal.



Cuidados dentários
Todas as crianças, e especialmente as crianças com fissura labiopalatina, precisam de acesso a cuidados bucais para garantir uma vida inteira de sorrisos:



Cuidados específicos até dois anos de idade
Na fase até dois anos de idade, os bebês com fissura labiopalatina requerem cuidados bucais e acompanhamento minuciosos. Recomenda-se aos pais ou cuidadores que sigam as seguintes dicas de cuidado: limpar as gengivas do bebê com uma gaze macia, sempre que o bebê acabar de se alimentar; evitar bebidas açucaradas ou mel, uma vez que isto contribui para a formação de cáries; verificar as gengivas durante o aparecimento dos primeiros dentes do bebê e visitar o dentista com um ano de idade.



Cuidados específicos a partir dos dois e 18 anos de idade
Entre os dois e 18 anos de idade, os dentes e a boca das crianças sofrem grandes alterações. É nesta fase que elas começam a assumir mais responsabilidade pela sua própria saúde bucal. É uma boa fase para as encorajar a continuar os hábitos saudáveis tais como: visitar regularmente o dentista; escovar durante pelo menos dois minutos duas vezes por dia; usar uma escova de dentes macia e pasta de dentes com flúor; usar fio dental; escolher lanches saudáveis e evitar bebidas açucaradas; bem como usar um protetor bucal quando praticam esportes.

"A saúde bucal tem impacto na nossa vida diária de muitas maneiras: como falamos, sorrimos, comemos, como transmitimos as nossas emoções e como nos relacionamos com aqueles que nos rodeiam. Podemos dizer que a boca é o meio que liga cada pessoa com o mundo", conclui a especialista.


Smile Train Brasil
Instagram e Facebook
hashtag #CuidoDoMeuSorriso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados