Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de março de 2023

PASSA MUITO TEMPO SENTADO? FAÇA ALONGAMENTOS E EVITE PROBLEMAS

O especialista Bernardo Sampaio  traz algumas dicas de como aliviar esse desconforto, confira. 


Muita gente passa boa parte do dia sentada no trabalho. Isso pode ocasionar certos incômodos ao final do expediente ou até mesmo se tornar um problema mais sério. Você sabia que existem soluções fáceis e práticas para aliviar essas dores. 

Nesse sentido, a prática de alongamentos, vira uma grande aliada, pois alivia a tensão, ajuda no relaxamento e melhora a circulação sanguínea. “Além da preocupação com a postura, também  é importante manter uma rotina de exercícios físicos e levantar-se de tempos em tempos e alongar o corpo, esses pequenos movimentos incluídos na rotina ajudam muito a manter o corpo saudável", pontua o fisioterapeuta Bernardo Sampaio. 

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, regiões como pescoço, punhos e panturrilhas também devem ser levados em consideração, alongar essas regiões ajuda e muito, a aliviar e prevenir futuras dores. Pensando nisso, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio listou alguns tipos de alongamento para ajudar nestes dias:

Pulsos:
Para aliviar essa parte do corpo, o que você terá de fazer são rotações em sentido horário e anti-horário nos dois pulsos. Você pode fazer estas repetições sempre que começar a sentir dores ou entre o final de uma tarefa e o início de outra. 

Braços:
Junte as mãos e estique os braços para cima, deixando a postura ereta e o corpo bem elevado. Se mantenha nessa posição por 20 segundos e repita o movimento a cada duas horas (ou no intervalo de tempo que achar necessário). Você também pode variar a direção, fazendo isso com os braços para a frente, ao mesmo tempo.

Pescoço:
Para movimentar o pescoço e aliviar a tensão que geralmente depositamos nesta região, a dica do especialista é começar com movimentos bem suaves. Incline a cabeça, por 5 segundos, para cada lado e repita por 5 vezes. Depois faça o mesmo para frente e para trás e para finalizar faça o movimento de rotação completo nos dois sentidos, duas vezes para cada um deles.

Pernas:
Para diminuir toda pressão que as pernas sofrem por ficarem na mesma posição durante horas, você pode realizar um exercício super discreto: estique uma perna até ficar reta e flexione os joelhos para baixo, repetindo o movimento 10 vezes em cada perna. Na última repetição da série, deixe cada um dos membros inferiores esticados por 15 segundos. Além disso, não se esqueça de dar uma caminhadinha pela casa a cada duas ou três horas para ativar a circulação sanguínea.

Panturrilhas:
Na hora em que você estiver em pé por algum motivo, junte as pernas, fique na ponta dos pés e, depois volte à posição inicial. Repita isso de 10 a 15 vezes sempre que puder. Com todas essas dicas, com certeza os dias de home office se tornarão mais produtivos e as dores vão ficar para trás.

“O alongamento é essencial, porque ajuda a manter a flexibilidade do nosso corpo, mas nunca estique ao ponto de sentir dor ou prenda a respiração durante a atividade” - finaliza Bernardo Sampaio


BERNARDO SAMPAIO - Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor de graduação e pós-graduação também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. www.institutotrata.com.br e www.itcvertebral.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados