Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de março de 2023

Prevenção contra a dengue: Biólogo e especialista em pragas urbanas, Randy Baldresca explica a urgência na prevenção

 No primeiro trimestre de 2023, foram identificados 17.075 focos do mosquito Aedes aegypti em 202 municípios, em São Paulo

Prevenção e informação são as chaves para o sucesso quando se trata de Dengue. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue pode afetar gravemente a saúde humana, levando a sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a doença pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte. Por isso, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados e medidas de prevenção para evitar a disseminação da dengue. Nesse sentido, o biólogo Randy Baldresca é uma das principais referências no combate a essa doença, e revela dicas de como ajudar no combate.

“Com as fortes chuvas que estão acontecendo desde janeiro, existem muitos pontos de alerta que precisam ser verificados. Não basta só os moradores tomarem cuidado com garrafas, pneus e baldes que possam acumular água. É necessários que a prefeitura de cada município faça uma varredura nas cidades. Bueiros com água acumulada, canto de calçadas com possas, tudo isso contribui para a propagação do mosquito da dengue”, comenta o biólogo.

O Ministério da Saúde registrou que os casos de dengue aumentaram 44% em 2023 em relação ao ano de 2022. No dia 03 de março de 2023, a Anvisa aprovou com a resolução RE 661/23 a nova vacina contra a dengue. Ela será aplicada em pessoas com idade entre 4 e 60 anos e foi comprovada uma eficácia de foi de 66,2% (IC de 95%: 49,1%, 77,5%).

No entanto, o biólogo ressalta a importância das empresas do setor privado tomarem suas próprias medidas de segurança em relação à doença. “Grandes indústrias, com aqueles galpões enormes, muitas vezes perdem esse controle de analisar se não há ponto de proliferação dos mosquitos e por isso podem contratar empresas que façam o controle de pragas urbanas. Nós que trabalhamos nesse ramo, sabemos orientar com precisão onde está o foco de contaminação”, ressalta Randy.

Dicas Básicas para a prevenção

  • A primeira forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor. Isso significa evitar o acúmulo de água parada em recipientes como: pneus, vasos de plantas, garrafas e latas. Esses locais são ideais para a reprodução do mosquito, e a eliminação deles é uma forma eficaz de prevenir a doença.
  • Outra maneira é o uso de repelentes e inseticidas para afastar o mosquito transmissor. É importante lembrar que o uso desses produtos deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e que eles devem ser aplicados em áreas expostas do corpo.
  • A conscientização da população também é fundamental para a prevenção da dengue. É importante que as pessoas saibam identificar os sintomas da doença e busquem atendimento médico imediatamente caso os apresentem. Além disso, a divulgação de informações sobre as formas de prevenção, é essencial para que as pessoas possam adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
  • A limpeza de áreas públicas também é importante para a prevenção da dengue. É responsabilidade das autoridades locais garantir a limpeza e a manutenção das áreas públicas para evitar o acúmulo de água parada. Além disso, é importante que a população denuncie áreas com acúmulo de lixo e água parada para que as autoridades possam agir de forma rápida.
  • Para finalizar, a eliminação de locais com água parada, o uso de repelentes e inseticidas, a conscientização da população e a limpeza de áreas públicas são algumas das medidas que podem ser adotadas para combater a doença. Com a união de todos, é possível evitar a disseminação da dengue e garantir a saúde da população.

 
Randy Baldresca Controle de Pragas e Sanitização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados