Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Para incentivar descarte correto de refrigeradores, Fast Shop e Electrolux anunciam parceria de coleta responsável

O descarte irregular de lixo eletrônico cresceu 49% na América Latina nos últimos dez anos. O Programa “De Volta ao Ciclo” desenvolve ação para mudar essa realidade.

 

Por mais que a preservação ambiental seja uma pauta frequente, ainda hoje, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 3% do lixo eletrônico, que inclui a linha branca, como refrigeradores, é descartado de forma correta. Um levantamento da USP (Universidade de São Paulo) de 2022, mostrou que na última década, na América Latina, o descarte irregular de lixo eletrônico cresceu 49%. Anualmente, mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são gerados somente no Brasil.

Para mudar essa realidade, a Fast Shop e a Electrolux se uniram e ampliaram o programa de reciclagem “De Volta ao Ciclo”, que agora recolherá itens de grande porte de qualquer marca. O objetivo principal dessa parceria é dar destino correto aos eletrodomésticos antigos e, também, educar cada vez mais as pessoas quanto à importância do descarte correto desses produtos.

“Nossos esforços são focados para desenvolver cada vez mais ações e práticas sustentáveis, um pilar central de nossos negócios, em total alinhamento com as necessidades globais. Queremos conscientizar cada vez mais a sociedade sobre o descarte ambientalmente adequado, promovendo a mudança de comportamento e o aumento significativo do volume de coleta de resíduos eletrônicos”, afirma Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop.

De acordo com João Zeni, diretor de Sustentabilidade da Electrolux América Latina, é essencial que as pessoas saibam os benefícios de um descarte correto. “A iniciativa traz benefícios relevantes ao consumidor e ao meio ambiente, além de uma experiência de excelência e facilidade para quem compra um novo eletrodoméstico. Na Electrolux, entendemos a importância do avanço nas ações que fomentam a economia circular, ou seja, que contribuem, entre outras questões, para que possamos trazer os equipamentos usados para reciclagem e, assim, voltem a ser matéria-prima para novos produtos. Esta parceria com a Fast Shop é uma demonstração clara de avanço neste sentido”, destaca o executivo. 


Como funciona?

Os consumidores que comprarem refrigeradores da Electrolux em uma das lojas físicas da Fast Shop terão a possibilidade de descartar o equipamento antigo de qualquer marca sem custos. Basta fazer o agendamento da coleta do produto. Inicialmente, a ação será aplicada nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como incentivo, as marcas criaram ainda uma ação exclusiva para produtos com alta eficiência energética, na qual os modelos Electrolux Multidoor terão um bônus de R 250 de desconto sobre o valor de etiqueta, além de incentivarem a redução no consumo de energia.


Descarte sustentável de produtos

Criado em 2012 pela Fast Shop, o “De Volta ao Ciclo” incentiva e conscientiza a população sobre a importância do descarte ambientalmente adequado de eletrodomésticos. Em 2022, foram coletadas quatro toneladas de resíduos eletrônicos. 

Nesta parceria, a Fast Shop vai atuar no recolhimento, armazenamento e direcionamento para as recicladoras parceiras da Electrolux, devidamente homologadas pela ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). Para conhecer mais sobre o programa acesse: Link.


Vale saber

Eletrodomésticos são produzidos com matérias-primas duráveis, e o descarte incorreto pode ser altamente poluente para o planeta. Jogar fora um equipamento, por exemplo, em um terreno baldio ou um aterro despreparado para receber lixo eletrônico impacta o ecossistema local em razão do seu porte e sua composição que possui materiais como metal e plástico, entre outros.


Serviço de Coleta e Descarte Consciente

A Electrolux também tem um programa próprio de logística reversa. Trata-se do Serviço de Coleta e Descarte Consciente, que foi lançado em 2022. Na compra de um novo produto, a empresa ajuda o consumidor a descartar seu equipamento de grande porte antigo, de qualquer marca, que é coletado e enviado para recicladoras parceiras e retornam para a indústria. Assim como essa parceria com a Fast Shop, o objetivo é contribuir para a reciclagem de aparelhos garantindo que os materiais úteis sejam recuperados e tratados de maneira correta.

Desde então, os quase três mil produtos coletados geraram 90 toneladas de materiais e fizeram com que a empresa deixasse de emitir 45 toneladas de CO2 em transportes, já que o caminhão que envia o novo produto para a casa do consumidor é o mesmo que volta com o produto antigo, substituindo a utilização de outros veículos que iriam fazer essa atividade. No final de 2022, a Electrolux expandiu a iniciativa para compras realizadas em mais de 85% do território brasileiro e busca uma ampliação para todo o território nacional.

A iniciativa foi reconhecida neste ano com o Prêmio Eco 2022, realizado pela Amcham-Brasil, o que mostra a importância do projeto em contribuir para que mais pessoas tenham uma vida melhor em um futuro mais sustentável. Com esse serviço, a Electrolux trabalha em mais uma frente de logística reversa, além de ser membro-fundador da ABREE, que trabalha junto a outros membros do setor para capilarizar ainda mais o alcance de coleta, ampliando seu canal de educação junto aos consumidores e disponibilizando mais de quatro mil pontos de coleta pelo Brasil. 



Fast Shop

Grupo Electrolux
https://www.electroluxgroup.com/en/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados